P-63E Kingcobra 1/72 Dora Wings
Escrito por Augusto Versiani   
Qua, 06 de Março de 2019 00:00

capa

DW 72005

 

O Avião

O P-63 Kingcobra foi uma tentativa da Bell em produzir um novo avião sem as falhas do P-39, principalmente no que tangia ao desempenho em grande altitude. O novo avião, apesar da semelhança física, era maior, com um novo perfil de asa e dois super charges. Com estas modificações tinha um desempenho bem melhor que o P-39. No entanto, na época do início da produção, os americanos preferiram concentrar o seu arsenal no P-51 que era considerado um avião melhor. Com isso dos mais de 3000 P-63 produzidos, cerca de 70% foram enviados para a Rússia. Tal era o interesse da Bell no mercado russo que pilotos de teste soviéticos foram aos EUA testar e sugerir modificações no projeto.

foto

 

O Kit

O kit da Dora Wings retrata o P-63E, uma versão pouco produzida, cerca de 13 unidades, que se diferenciava das versões iniciais pela quilha ventral na parte de traz da fuselagem e uma envergadura um pouco maior. No pequeno histórico do manual, esta versão é descrita com bi-place, mas obviamante não é. Isto deve ter sido algum erro de transposição do texto, já que a Dora Wings tem esta versão bi-place , mas na 1/48.

O kit é bem injetado sem falhas ou rebarbas. As linhas de painel são fina e perfeitamente adequadas a escala. O interior é muito bem detalhado com assento, manche, console, alavancas, radio e painel de instrumentos. Este último pode ser substituído por uma alternativa na folha de decais. As superfícies de controle são separadas, e poderão com algum ajuste, ser montadas acionadas. Elas também incluem os acionadores em fotogravados. As rodas são em duas metades o que sempre leva a algum ajuste no acabamento final. As pernas do trem de pouso são bem detalhas. Os escapamentos são peças separados e com bons detalhes, mas os canos não são abertos. Não existe qualquer indicação de colocação de peso no bico do modelo, mas isso certamente será necessário. Como a cobertura das metralhadoras é uma peça a parte, o caminho mais seguro e só a colocar depois de montadas fuselagem e asas, para se poder ajustar o contra peso necessário. São fornecidos dois tanques subalares, dois cabides com bombas e duas gondolas de armas externas.

arv (1)

 

 

tr (1)

 

Uma folha de fotogravados prove os cintos, acionadores das superfícies de controle, grelha e outros pequenos detalhes, mas a representação é pobre para os padrões de hoje. Também acompanha o kit um folha de máscaras de pintura para as transparências.

Pe msk

 

A folha de decais é de boa qualidade com cores sólidas, sem falhas de registro e filme fino. Com ela é possível representar seis aviões, três americanos e um Hondurenho.

dec (1)

 

 

perf (1)

 

 

 

O manual de instruções é pequeno, mas com boa diagramação, mapa das arvores e perfis coloridos.

mn (1)

 

 

Conclusão

O P-63 é um dos aviões “esquecidos” do período final da segunda guerra, e é sempre bom ver uma nova representação dele com a qualidade de detalhes que a Dora Wings colocou neste kit. Um apena que seja uma versão muito pouco produzida. Ainda assim será uma boa pedida, principalmente para quem gosta de aviões de forças aéreas latino americanas.

 

 

Agradecemos a Hobbyterra pelo exemplar deste review

 

 Banner

 

 
 
 
 
 
 
 
 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Clique nos links para ir a pagina.

Notícias e Reviews Anteriores

Ultimas do Forum