A principal diferença entre os modelos inicial e final era a disposição do escapamento na traseira, nos modelos iniciais a saída era transversal ao veículo e nos finais, diagonal. Outra diferença visível é a caixa de ferramentas, lisa na versão final e perfurada na inicial.
Mais sobre o veículo neste review
O Kit
O Hetzer da Vespid segue o excelente padrão da marca, peças com ótima injeção, sem marcas ou rebarbas, detalhes nítidos e perfeitamente em escala. Esta é a versão “early”, mas temos as peças para a versão “late” já colocadas nas arvores.
A suspensão é composta pelos feixes de molas, roletes de retorno, rodas de apoio, roda tratora e tensora, tudo muito bem representado com ótimos detalhes.
As esteiras têm segmentos longos e elos individuais, com uma boa representação e o trecho longo superior já apresenta o caimento natural da esteira. Existem algumas marcas do processo de ejeção na parte interna, mas dificilmente ficaram visíveis após a montagem.
Na parte interna temos a montagem do canhão, articulada, com o cano em plástico já vazado, ou em metal. O mantelete tem a representação da rugosidade do material fundido. Temos ainda os periscópios e a luneta dupla do comandante. Muito pouco do interior poderá ser visto através da abertura da única portinhola superior.
No casco temos o macaco, ferramentas, caixas, a luz Notek e esteiras sobressalentes, tudo em peças separadas o que sempre dá mais realismo a reprodução. A metralhadora superior tem ótimos detalhes se considerarmos a escala, e vem com carregador e o escudo de proteção. As antenas devem ser feitas pelo modelista e cortadas nos tamanhos indicados na etapa 12 B do manual, sendo fornecidos apenas seus suportes tubulares que ficam na lateral do casco. Na arvore B temos os laços, injetados, para a ponta dos cabos de reboque, os cabos são fornecidos, mas o material é pouco maleável, o ideal é refazer com fio de cobre.
Na folha de fotogravados temos peças como as saias laterais, grelha de ventilação do motor, suportes e alças, ainda que preferisse estas últimas como peças injetadas. Algumas peças são muito pequenas e vão exigir um cuidado extra na montagem.
A pequena folha de decais, com boa impressão, sem falhas de registro e com filme fino, permite fazer duas versões conforme ilustrado no manual, mas sem qualquer indicação de origem.
O manual em papel de ótima qualidade, todo colorido, é bem impresso, contém o mapa das arvores, com o passo a passo bem explicado e com ótimas ilustrações
Conclusão
O Hetzer da Vespid segue o ótimo padrão da marca, com detalhes muito bons e excelente acabamento.
Aqui temos algumas imagens da versão Late ainda em processo de acabamento.
Veja outros kits 1/72 da Vespid aqui
Obrigado à Vespid Models pelo exemplar deste review