Jagdpanzer 38 (t) Hetzer, Vespid Models 1/72

VS720021

O tanque

O Jagdpanzer 38, popularmente conhecido com Hetzer, foi inspirado no Marescal, desenvolvido pelos romenos a partir de material soviético capturado.

A ideia era ter um veículo fechado, pequeno, leve, rápido e com uma boa arma anti tanque.  Para isso foi usado o chassis do Pz 38t, tanque tchecoslovaco que seguiu sendo produzido pelos alemães a após a ocupação deste pais, e nele foi montada uma estrutura bastante angulada e um canhão Pak 39 L/48 de 75 mm. Era um veículo com blindagem leve, e não tendo torre giratória, eminentemente defensivo, dependendo de posições pré escolhidas para um bom desempenho.

O kit

O Hetzer da Vespid segue o excelente padrão da marca, peças com ótima injeção, sem marcas ou rebarbas, detalhes nítidos e perfeitamente em escala.  Esta é e versão “Late”, mas temos as peças para a versão “early” já colocadas nas arvores.

A suspensão  é composta pelos feixes de molas, roletes de retorno, rodas  de apoio , roda tratora e tensora, tudo muito bem representado com ótimos detalhes.

As esteiras têm segmentos longos e elos individuais, com uma boa representação e o trecho longo superior já apresenta o caimento natural da esteira. Existem algumas marcas do processo de ejeção na parte interna, mas dificilmente ficaram visíveis após a montagem.

Na parte interna temos a montagem do canhão, articulada, com o cano em plástico já vazado, ou em metal. O mantelete tem a representação da rugosidade do material fundido. Temos ainda os periscópios e a luneta dupla do comandante. Muito pouco do interior poderá ser visto através da abertura da única portinhola superior.

No casco temos o macaco, ferramentas, caixas, a luz Notek e esteiras sobressalentes, tudo em peças separadas o que sempre dá mais realismo a reprodução. A metralhadora superior tem ótimos detalhes se considerarmos a escala, e vem com carregador e o escudo de proteção.  As antenas são fornecidas em metal, numa seção continua que deve ser cortada nos tamanhos indicados na etapa 12 B do manual, assim como os seus suportes tubulares que ficam na lateral do casco. Na arvore B temos os laços, injetados, para a ponta dos cabos de reboque, mas o manual não faz menção à estas peças, mostrando apenas o cabo montado na etapa 3 do manual, talvez usando o mesmo fio metálico fornecido para as antenas.

Na folha de fotogravados temos peças como, as saias laterais, grelha de ventilação do motor, suportes e alças, ainda que preferisse estas últimas como peças injetadas.

A pequena folha de decais, com boa impressão, sem falhas de registro e com filme fino, permite fazer duas verões conforme ilustrado no manual.

O manual em papel de ótima qualidade, todo colorido, é bem impresso, contém o mapa das arvores, com o passo a passo bem explicado e com ótimas ilustrações.

Conclusão

O Hetzer da Vespid segue o ótimo padrão da marca, com detalhes muito bons e excelente acabamento, sendo um kit com menos peças é uma boa indicação para quem esta começando na escala.  

Veja outros kits 1/72 da Vespid aqui

Obrigado à Vespid Models pelo exemplar deste review

Like this article?

Share on facebook
Share on Facebook
Share on twitter
Share on Twitter
Share on linkedin
Share on Linkdin
Share on pinterest
Share on Pinterest

Leave a comment

Fique por dentro de nossas Novidades!!! Se inscreva para receber a nossa newsletter.