HMC M8 “Scott”, Mirage Hobby, 1/72

72002

O Veículo

O obuseiro autopropulsado (SPH) “Howitzer Motor Carriage M8”, também conhecido como “M8 General Scott” ou simplesmente “M8 Scott”, foi construído sobre o chassi e casco do tanque leve M5 “Stuart”, no qual foi montado, em uma torre soldada semiaberta (que podia girar cerca de 180 graus), um obuseiro M2 de 75 mm. Esta arma era uma variante do obuseiro de campo M2 ou M3, que foi um desenvolvimento do clássico obuseiro M1 75mm de 1927. O protótipo, designado T47, foi construído na fábrica da Cadillac no início de 1942 e depois foi testado no Campo de provas de Aberdeen. De setembro de 1942 a janeiro de 1944, 1.778 veículos foram construídos, todos pela Cadillac Motor Car Division da General Motors Corporation em Detroit. Em duas versões de produção; M8 inicial: No chassi do tanque M5 e M8A1 posterior: No chassi do tanque M5A1. Em dezembro de 1942, foram produzidas 247 unidades deste veículo, mas o pico de produção se deu no primeiro semestre de 1943, quando foram construídas 160 unidades por mês. Os primeiros M8 foram atribuídos a companhias do quartel-general dos batalhões de tanques médios. Eles foram então designados para as tropas de assalto dos esquadrões de reconhecimento de cavalaria, a fim de fornecer-lhes apoio próximo. O primeiro combate do HMC M8 ocorreu em meados de 1943 na Itália, depois lutou na Frente Ocidental no exército dos EUA e na França. Nove ou sete (fontes conflitantes) M8s foram entregues aos guerrilheiros iugoslavos (onde eram chamados de Kadilak), designados para a divisão de artilharia motorizada do 4º Exército Iugoslavo, NOV. Após uma estreia bem-sucedida na Frente Ocidental, foi enviado para combater na campanha do Pacífico, onde também se mostrou eficaz. Após a Segunda Guerra Mundial, ainda foi usado pelos exércitos americano e francês na Indochina (durante a “Primeira Guerra da Indochina” 1946-1954) e pelos exércitos do Camboja, Laos, Filipinas, Vietnã do Sul (1955-1975), Taiwan e México. Até os dias de hoje, cerca de 30 desses veículos, em diversas versões, foram preservados em museus e seus armazéns ao redor do mundo. Um fato interessante é que em 1944 foi criada uma versão do Veículo Anfíbio, Tracked LVT(A)4 com uma torre do obuseiro M8 “Scott”.

Fonte: Manual do kit

Este é o primeiro kit multimidia da Mirage, combina parte das peças injetadas do kit do M5 (726067) com um conjunto de peças em resina 3D para fazer esta versão.

Parte injetada

A qualidade da injeção é bastante boa, os detalhes são nítidos e bem representados sem falhas ou rebarbas. Mesmo as peças pequenas têm boa representação, as ferramentas separadas são bastante convincentes. Alguns pontos de contato das arvores com as peças são um pouco grossos, mas nada que vá dificultar demais a separação. A esteira é de borracha com duas opções, sem ou com os “Grousers”, dispositivos para ajudar na tração em terrenos moles.  O material parece poroso o que facilita a emenda. Os detalhes são bastante bons tanto na face interna como na externa e como nestes tanques esteira estava sempre tensionada isso não deve representar um problema na montagem. Talvez o pior problema sejam as rodas tratoras, que tem detalhes bastantes simplificados. Uma pequena folha de fotogravados traz o cesto que fica atrás da torre, as proteções dos faróis e algumas alças.

A resina 3D

Num grande conjunto continuo temos as peças de resina, a qualidade da impressão é bastante boa com detalhes muito delicados e bem representados. A resina parece razoavelmente flexível o que facilita o trabalho de remoção  e limpeza das peças. O conjunto fornece a torre bipartida, partes para substituir a parte superior do casco e escotilhas. Para o interior, tanto do casco como a torre, temos uma grande quantidade de peças. O canhão completo, parte interna e externa à torre incluindo o sistema de mira e acionamento, assentos, racks de munição, munição, extintor, duas metralhadoras Thompson, dois rifles M1 com o suporte e mais a .50 da torre e um dos tipos de dispositivo de corte dianteiro (o outro está nas partes injetadas). Tudo muito bem detalhado, faltando apenas as alavancas do motorista, ainda que isso fosse ficar provavelmente invisível. Temos ainda outros pequenos detalhes como o binóculo e o suporte da antena. Completando o conjunto temos uma ótima figura, bastante detalhada.

Os decais são bem impressos, sem falhas de registros com filme fino e cores sólidas. Com eles é possível fazer 6 versões, duas do mesmo veículo, incluindo uma iugoslava.

O manual é bem impresso, todo colorido, mostrando o passo a passo bem detalhado, incluído diversas observações para esclarecer os detalhes e opções da montagem, um enorme progresso em relação ao padrão anterior da marca.

Conclusão

O M8 é um veículo bastante interessante e a Mirage fez um ótimo trabalho incluindo em resina 3d todos os detalhes que um veículo de torre aberta precisa para uma representação convincente. Certamente não é um kit para modelistas iniciantes, mas com alguém já tenha alguma experiência, certamente dará um belo resultado.

Veja outros modelos desta marca aqui

Like this article?

Share on facebook
Share on Facebook
Share on twitter
Share on Twitter
Share on linkedin
Share on Linkdin
Share on pinterest
Share on Pinterest

Leave a comment

Fique por dentro de nossas Novidades!!! Se inscreva para receber a nossa newsletter.