USS Independence - Trumpeter 1/350
Escrito por Edson Alves   
Sex, 14 de Janeiro de 2011 19:15

Uss Independence - Trumpeter 1/350

Em 2005, a Marinha dos EUA lançou concorrência para o programa LCS (Littoral Combat Ship), que procura dotar a US Navy de navios de assalto leves dotados de grande velocidade e mobilidade, e o melhor da eletrônica naval atual.

O USS Independence é um dos dois concorrentes que está em testes na Marinha (o outro é o USS Freedom), e dos dois, é o que tem o desenho mais inovador. Um trimarã dotado de linhas stealth, pode atingir altas velocidades (por volta de 40 nós, 74 km/h), e por possuir um calado curto graças ao seu desenho inovador, pode se aproximar da costa com facilidade.

USS Independence

USS Independence

USS Freedom

USS Freedom

É dotado de sistemas 'state-fo-the-art', e possui como armamento um canhão multi-uso de 57mm, quatro metralhadoras .50 em estações de controle remoto para auto-defesa (principalmente contra os infames 'botes-bomba'), e um lançados de mísseis anti-aéreos.

Carrega dois 'Seahawk' em seus hangares, além de um 'Fire Scout'. O Fire Scout é um helicóptero-robô que está sendo testado pela US Navy, para missões de vigilância, sensoreamente e detecção de alvos além-horizonte, além de poder futuramente transportar armas como canhões, mísseis e cargas de profundidade. Finalmente, em uma baia lateral, possui um bote semi-rígido de alta velocidade, para missões SAR, abordagem e outros.

O 'Fire-Scout'

Em testes na US Navy

Abaixo do convés de vôo, possui uma grande área de carga (que é servida por uma enorme porta-rampa lateral), onde pode carregar veículos de assalto e tropas, ou 'módulos de missão' (containers customizados para missões eletrônicas, de comando, ASW, evacuação médica, ou mais aeronaves.

Ele ainda se encontra em extensos testes, e brevemente saberemos se esse será o caminho adotado para a US Navy em suas outras classes.

O KIT:

Vários fabricantes estão lançando kits desse navio, tanto na 1/350 quanto na 1/700. No primeiro caso, a Trumpeter chegou primeiro, mas a Bronco já lançou o seu, e em breve a Dragon também colocará um no mercado. Qual o melhor? Ainda é cedo para dizer, mas o objeto deste review é um sério candidato à primeirão!

O kit vem embalado em uma caixa de papelão duro, que dá ótima proteção às peças. A imagem da tampa é uma bela ilustração, mostrando um Seahawk em vôo e um FireScout pousado. Nas laterais, desenhos de vistas do bichão.  

São 170 peças plásticas e UM MONTE de PE's, por volta de 300 peças para fazer a alegria dos detalhistas. As árvores das peças plásticas vem embaladas em sacos separadados, e os PE's, além da tradicional placa de papelão para dar fimeza, ainda vem protegidas por um plástico auto-aderente. Nota 10 para a Trumpeter!

Casco superior

Casco inferior

Excelente encaixe das metades

Os dois Seahawk vem em sprues transparentes, para tentar dar mais realismo - mascare as janelas, pinte tudo, e retire as máscaras. Deve realmente dar uam impressão de interior para os bicnhinhos. E ainda vem com duas opções de pás: abertas ou recolhidas.

São vários detalhes, muito bem feitos. O FireScout, o canhão, bote, antenas dio mastro, lançador de mísseis, etc.

Um dos grandes atrativos do kit é a quantidade de PEs que vem dentro da caixa. São inúmeros PEs para fazer os pontos de amarração de aeronaves no convôo, grades de proteção, escadas, escotilhas, hélices e trem de pouso do FireScout, e outros detalhamentos.

O único defeitos nestes PEs é que não veio nada para reproduzir os vários limpadores de pára-brisas das janelas da ponte. Como estes detalhes também não vem moldados na peça (como no kit da Bronco), vai realmente fazer falta.

Achei o filme dos decais um pouco grosso. Os decais contém todas as marcações do convôo, e outros detalhes. Também vem com decais para reproduzir as janelas, mas não gostei delas. Como as janelas também não vem modadas na ponte, acho que não vou ter como fugir de usá-los.  

Finalmente, a folha de instruções - nenhuma novidade aí, e vem com indicações das cores à serem usadas e posicionamento dos decais.

CONCLUSÃO:

Um ótimo kit de um tema diferente e instigante. Minha única crítica à ele foi no quesito das janelas da ponte, como comentado acima. Não é um kit para iniciantes, pois apesar da montagem parecer ser bem simples, a grande quantidade de PEs é para quem tem experiência e muita paciência.

 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Clique nos links para ir a pagina.

Notícias e Reviews Anteriores

Ultimas do Forum