Tupolev TU-154 M - Zvezda 1/144
Escrito por Luiz Carlos   
Qua, 10 de Março de 2010 00:00
 

Kit No. 7004


Histórico.

O Tupolev 154 é um trijato desenhado pelo OKB Tupolev, na era soviética, para a realidade da União Soviética. De médio alcance( 3.500km com 158 passageiros a 12.000 mts (full loaded), versões mais recentes com capacidade de 180 passageiros, semelhante em configuração ao Boeing 727 (foi inspirado neste, sendo muitas vezes confundido com este), tendo voado pela 1a vez em 04/10/1968.

Entrando em serviço comercial em Fevereiro 1972 na Aeroflot, foi o equipamento-padrão desta, sendo retirado de serviço na Aeroflot em 2009. Também foi fabricado até 2006. Muitas Cias aéreas russas ainda usam este eficiente jato. Alguns dados interessantes são:
* Transportou cerca da metade de todos os passageiros que voaram pela Aeroflot e suas subsidiárias, isto é, cerca de 137 milhoes de passageiros/ano.
* Exportado/operado por pelo menos 17 companhias aéreas estrangeiras.
* Capacidade para operar em campos de pouso de terra, cascalho e nas condições extremas do ártico.
* Em 1988 um desses trijatos voou com hidrogênio liquido, com muito sucesso.
* Em 1989 outro voou com gás natural em seus tanques.



 

O Tu 154M - objeto deste review - é uma versão muito melhorada, em 1982 e produzida a partir de 1984, com refinamentos aerodinamicos significativos, APU, consumo mais baixo de combustivel, permitindo um alcance máximo de até 3.700 km sem as reservas obrigatórias. Turbofans Soloviev D30KU-154 mais eficientes, incrementos do PMD para até 104.000 kgs. e modificações importantes nos flaps, que permitem 36 graus a mais que os anteriores, além dos graus padrôes (15,28 e 45 graus), proporcionando melhor razão de decolagem (mesmo em condições adversas ao ISA+15o), mas principalmente redução de ruidos(NRL) nos pousos.

O kit:

Ao abrirmos a caixa - excelente esta abertura por cima, ao contrário da Revell e outros - encontramos um saco plástico com todas as arvores (são 4) com as 73 peças moldadas em plástico cinza, bem macio (requer cuidados extras ao retirar as peças do sprue e fazer os cortes indicados nas diferentes versões) finissimo relevo, condizente com a escala, livre de rebarbas,sem aquelas desagradáveis marcas de injeção em lugares que nos deixam de cabelos brancos. No geral, o kit é bem detalhado:



A fuselagem tem as janelas abertas. O kit traz a transparências delas, mas nada impede ao modelista - e ao gosto dele - fazer modificações com relação a este problema. Poderão ser usados decais da Microescale no lugar das janelas. Outros preferem colar tiras de plasticard por dentro e por fora usar FUTURE ou Micro Kristal Klear para fazer as vezes das janelas.


 

Observem que os detalhes dos trens de pouso principais e das rodas são bem feitos.



Mais detalhes do kit:


 

As transparencias são bem feitas,sem distorções e finas.



Vem junto uma base para expor o modelo com trens recolhidos (gear up):



Uma pena que os motores não são muito detalhados, mas mesmo embora simplificados, são bem feitos no geral.



Mas o modelista tem a sua disposição um set de resina da Brazmodels, que pode ser adquirido na HANNANTS. dos motores, o que confere ao kit mais realismo:



Fiz um dry-fit do kit para conferir os encaixes. Nada mau.



Decais são bem impressos, cores firmes e corretas, sem sobra de filme. Pena que o decal do parabrisa não é preto!



Permitem ao modelista optar entre as 3 opções dos aviões abaixo:



Instruções em papel A-4, simples e de fácil compreensão, para todas as versões, com indicação de pintura desta, com indicação de uso das tintas Model Master. Apenas deve-se ter um pouquinho mais de atenção ao fazer a versão 2 - nova pintura da Aeroflot - mas nada que venha a assustar.



Conclusões: Sem dúvida, para os modelistas que curtem montar aviação civil, o TU 154 M da Zvezda é uma execelente adição à sua coleção. Vai chamar atenção, qualquer que seja a versão montada da caixa. Existem outras opções de decais - a minha preferida é a da Cia S-7, da Sibéria:



Os decais da S-7 e outros interessantes - principalmente das companhias do leste europeu - são da Two Six Decals. Vamos torcer para que o fabricante do leste europeu produza mais aviões civis que não vemos por aqui, com a qualidade deste.

Recomendo,sem dúvida, para todos os modelistas.

 

Obrigado Hobbyterra pelo envio deste kit para review!


 

 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Clique nos links para ir a pagina.

Notícias e Reviews Anteriores

Ultimas do Forum