![](https://aprj.com.br/wp-content/uploads/2022/01/1131_z1.jpg)
O Hawker Typhoon (Tiffy na Gíria da RAF), era um caça-bombardeiro Britânico de assento único, produzido pela Hawker Aircraft. Destinava-se a interceptação de média/alta altitude, como um substituto para o Hawker Hurricane, mas vários problemas de projeto foram encontrados, nunca satisfazendo completamente os requisitos da RAF.
O Typhoon foi originalmente projetado para ter doze metralhadoras .303 polegadas (7,7 mm) Browning e utilizar os novos motores de 2000 hp. Sua entrada em serviço foi em meados de 1941, apresentando vários problemas, a aeronave teve um futuro duvidoso. Quando a Luftwaffe colocou em serviço o formidável Focke-Wulf Fw 190, em 1941, o Typhoon era o único caça da RAF capaz de interceptá-lo em baixas altitudes. Como isso, ele garantiu um novo papel, como um interceptor de baixa altitude.
Através do apoio de pilotos como Roland Beamont, o Typhoon passou a ser usado como caça noturno e caça de longo alcance. A partir do final de 1942, o Typhoon foi equipado com bombas e, desde o final de 1943, foguetes de ataque ao solo RP-3 foram adicionados ao seu arsenal. Com essas armas e seus quatro canhões de 20mm Hispano, o Typhoon tornou-se um dos mais bem sucedidos aviões de ataque ao solo da Segunda Guerra Mundial.
![](https://aprj.com.br/wp-content/uploads/2022/01/56sqdn-typhoons-b.jpg)
Mais uma vez a Eduard, em parceria com a Hasegawa, lança um modelo da marca japonesa com nova embalagem, fotogravados, peças em resinas e decalques de sua fabricação, em edição limitada. Contendo seis árvores em plástico cinza e uma arvoré em plástico transparente, o modelo apresenta alta qualidade da injeção, sem rebarbas ou falhas. Os detalhes são finos e adequados a escala. A transparência é de ótima qualidade sem falhas ou distorções. Clique aqui para ver o manual.
Os decalques das marcações e dos estênceis são da marcar italiana Cartograf, com impressão de alta qualidade, sem rebarbas e falhas, perfeitamente opacos, são o que existe de melhor no mercado mundial. As folhas de decalques oferecem 06 opções de pintura. Acompanha o conjunto, um jogo de máscaras para a pintura do canopy e das rodas do modelo.
O conjunto de peças de resina que acompanha esta edição limitada da Eduard e composto de oito peças, seis em resina cinza e duas em resina branca, todas de altíssima qualidade, com detalhes refinados e isentas de rebarbas ou formação de bolhas. O conjunto oferece dois tipos de de cubos de rodas dos trens de pouso principais e dois tipos de rodas da bequilha, além de um conjunto de canos de descarga.
O conjunto de fotogravados que acompanha o modelo é composto de duas folhas, uma colorida e uma em metal natural, com diversas peças do interior da cabine de pilotagem, do canopy e detalhes do exterior da aeronave. Veja no manual do modelo, clicando aqui.
O manual de instruções tem 16 páginas coloridas em papel couché, em formato A4, textos em checo e inglês, um breve histórico do Typhoon, o mapa de peças, com a tabela de cores (referenciada com as tintas para a linha da Gunze Sangyo) e os símbolos de montagem. Logo após as instruções de montagem e o mapa de aplicação das máscaras de pintura, as ilustrações dos esquemas de pintura e o esquema de aplicação dos decalques e dos estênceis do avião, tudo muito claro e bem impresso.
Esta Edição Limitada oferece 06 opções de pintura, são elas:
![](https://aprj.com.br/wp-content/uploads/2022/01/IMG_5180-1.jpg)
Juntamente com o lançamento do Tiffy – 1/48, a Eduard lançou o conjunto de fotogravados Typhoon Mk.Ib Upgrade Set # 48916 , composto de uma folha em metal natural com diversas peças:
– Detalhes do radiador e da porta de exaustão;
– Detalhes dos trens de pouso;
– Detalhes dos porões de roda;
Clique aqui para ver o manual.
![](https://aprj.com.br/wp-content/uploads/2022/01/IMG_5113.jpg)
A Eduard lança também um conjunto de canos de descarga carenados, diferentes dos canos de descarga que acompanha o modelo, este conjunto permite ao modelista montar versões do caça britânico que utilizam este tipo de escapamento. Composto de duas peças em resina cinza, todas de altíssima qualidade, com detalhes refinados e isentas de rebarbas ou formação de bolhas. Clique aqui para ver o manual.
Acompanhando os lançamentos dos modelos das versões Profipack e Limitadas, a Eduard vende, somente em seu site e durante todo o mês do lançamento, em caixa simplificada, contendo apenas as árvores do kit, sem decais, fotogravados, máscaras e nem as instruções, as chamadas versões “Overtree”, que destinam-se aos modelistas que porventura já possuam o kit Profipack ou Edição Limitada e queiram, com baixo custo, montar outras versões com os decais restantes. A esse kit podem também ser adicionas as inúmeras opções de decais e detalhamento disponíveis, da Eduard e de outros fabricantes.
Como resultado da parceria com a marca japonesa Hasegawa, a Eduard oferece mais este ótimo produto, recheado de acessórios e decalques, para a felicidade dos modelistas de todo o mundo. Recomendo tremendamente para modelistas de todos os níveis!
Obrigado à Eduard pelo envio do exemplar para review!
![](https://aprj.com.br/wp-content/uploads/2021/12/logo_eduard-4-1.png)