SE.5a Night Fighter 1/48 Profipack – Eduard #82133

SE.5a Night Fighter 1/48 Profipack #82133

Introdução

O pesadelo da Blitz do início dos anos 40 trouxe uma sensação de dejà vu para muitos londrinos. Pouco menos de um quarto de século antes, a Capital Britânica recebia pela primeira vez a visita de bombardeiros alemães, espalhando terror em uma cidade que até pouco tempo era considerada inalcançável em caso de guerras. 

A reação foi imediata e quase desperoporcional, mobilizando uma grande quantidade de recursos para a proteção da cidade e arredores contra uma ameaça relativamente inócua em mtermos materiais mas insuportável em termos morais. Uma extensa rede de informação, baterias antiaéreas e esquadrões de aviões de interceptação (que aos poucos tornaram-se esquadrões de caça noturna em função da reação alemã ao aumento das defesas diurnas) foi formada. Dessa cultura forjada entre 1915 e 1918 pode-se atribuir a proficiência britânica que literalmente lhes salvou a pátria quando atacada pela Luftwaffe de Hitler.

O SE.5a foi colocado em ação assim que disponível, com pequenas modificações para reduzir o clarão provocado pelos escapamentos. O tipo era apreciado pelo seu bom desempenho, estabilidade como plataforma de tiro, fácil pilotagem e pela sua metralhadora Lewis montada sobre a asa que permitia atirar para cima e sem ofuscar completamente o piloto. Tão ou mais perigosa quanto a missão de interceptar os bombardeiros inimigos, naqueles tempos sem auxílio à navegação ou coordenação eficaz das defesas antiaéreas, era o fogo amigo da artilharia antiaérea e o retorno à base e um pouso seguro. O livro Sagittarius Rising, de Cecil A. Lewis, descreve as suas aventuras como piloto operando nesse teatro. O Esquema A deste kit representa o SE.5a B658, pilotado por Lewis no Esquadrão 61 em janeiro de 1918. 

Entre os esquadrões envolvidos na defesa aérea de Londres estavam o 50, o 61 e o 143. Esta edição traz exemplares de aviões desses esquadrões durante o ano de 1918, todos operando de bases na Grã Bretanha.

Os SE.5a serviram no Esquadrão 50 entre maio e julho de 1918, convivendo com os B.E. 12b (que saíram de cena em junho) e os Sopwith Camel (que começaram a aparecer em julho e substituíram os S.E.5a). No Esquadrão 61, os S.E.5a foram operacionais entre dezembro de 1917 (substituindo os Sopwith Pup) e outubro de 1918 (a substituição pelos Camels estava em curso quando do Armistício). Já no Esquadrão 143 os S.E.5a substituíram os F.K.8 a partir de março de 1918 e foram operacionais até agosto, quando os Camels entraram em ação no Esquadrão.

Embora não decantado como os pioneiros Sopwith Pup, B.E.2 e B.E.12 e os Camel que depois os substituíram, os S.E.5a e suas equipes desempenharam com galhardia um papel vital na manutenção da moral e das vidas da população britânica ante a terrível e inesperada ameaça da guerra atingindo suas casas.

O Kit

Esta edição da Eduard do S.E.5a 1/48 é composta essencialmente pelos mesmos elementos que já foram objeto de review por nós anteriormente. Veja o review completo aqui.

Uma vantagem do kit básico da Eduard é que as três árvores de peças (uma das quais é de transparências) permitem montar qualquer S.E.5a básico, um avião que contou com diversas combinações de motor, hélices e profundores. Com isso, cabe ao modelista apenas se servir das peças corretas a aproveitar a montagem, que é muito fácil e que resulta em modelos bastante convincentes.

Esta edição vem acrescida de um pequeno conjunto de peças em resina e uma pequena de fotogravados específicos para fazer os escapamentos dos caças noturnos, além de duas folhas com decais para decorar quatro diferentes caças noturnos, impressos pela própria Eduard. As instruções, específicas para o kit, são impressas em papel de alta qualidade e a cores e podem ser baixadas seguindo este link no site da Eduard.

Além das peças em poliestireno e das peças em resina, acompanham esta edição Profipack como de costume uma folha de fotogravados e uma pequena folha de máscaras para as rodas e as janelas de inspeção das polias dos controles nas asas e profundores.

Opções

A – B658, Capt. Cecil Lewis, No. 61 (Home Defence) Squadron, Rochford, Janeiro de 1918

B – C1805, Lt. W. R. Oulton, No. 143 (Home Defence) Squadron, Detling, Maio de 1918

C – Capt. Gilbert Insall VC, No. 50 (Home Defence) Squadron, Bekesbourne, Maio-Julho de 1918

D – D5995, Lt. L. Lucas, No. 50 (Home Defence) Squadron, Bekesbourne, Verão de 1918

Overtrees

Como de costume, ao lançar uma edição de um kit como este a Eduard também  disponibiliza exclusivamente em seu site conjuntos para venda avulsa compreendendo as árvores do kit (#82131X) e  as folhas de fotogravados (82132-LEPT82133-LEPT), de modo a permitir o aproveitamento dos decais que sobrarem ou mesmo a montagem de outros modelos a um custo bem mais acessível. 

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Conclusão

Mais uma excelente edição de um dos melhores kits de aviação da I Grande Guerra na escala 1/48, abordando um aspecto menos famosos mas muito relevante da história dos Primórdios da Aviação Militar. Só não recomendo este kit para modelistas muito inexperientes por ser um biplano e por exigir, para sua melhor montagem, da aplicação de um cabeamento relativamente complexo.

Obrigado à Eduard pelo envio do exemplar para review!

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