O Avião
O P39 Airacobra é um dos caças mais interessantes e inovadores da Segunda Guerra Mundial. Os projetistas da Bell o equiparam com uma roda dianteira, um motor no centro de gravidade da fuselagem e um canhão sólido de 37 mm. O motor foi originalmente equipado com um turbocompressor, que forneceu ao protótipo voado na primavera de 1939 um excelente desempenho em alta altitude. No entanto, as autoridades da aviação dos EUA preferiram uma propulsão menos complexa, adequada para operar em uma atitude mais baixa. A implementação do Airacobra na produção em massa e em combate coincidiu com as circunstâncias em rápida mudança relacionadas à eclosão da guerra na Europa e, em seguida, nas frentes Oriental e Pacífico. Os primeiros pedidos para a França e a Grã-Bretanha não foram totalmente entregues, alguns deles foram transferidos diretamente para as forças dos EUA que lutavam no Pacífico e no Norte da África. Com o advento de tipos de aeronaves eficazes. mais da metade dos 9.558 Cobras produzidos foram enviados sob Lend-Lease para a União Soviética, onde a aeronave teve um desempenho excelente, as batalhas foram travadas em baixa altitude (para a qual o Airacobra era mais adequado). Dos 10 ases soviéticos, metade deles voavam os Airacobras. Devido às constantes modificações resultantes de mudanças operacionais e puramente tecnológicas, a primeira versão verdadeiramente produzida em massa da aeronave foi apenas o P-39N. Mais de 2.000 Airacobras N foram enviados e usados pela Força Aérea dos EUA no Pacífico, África e Europa, mais do que foram enviados para a URSS, onde os ases mais destacados dos regimentos de guarda os pilotaram e alcançaram vitórias. A Força Aérea dos EUA substituiu os caças operacionais P-39 Airacobra por modelos mais novos no final de 1943 e no início de 1944, mas em outros países eles permaneceram em serviço ativo na linha de frente até o fim da guerra .
O Kit
O novo P-39N da Arma Hobby tem uma excelente qualidade de injeção, sem falhas ou rebarbas, com linhas de painel finas e rebites adequados a escala, tudo muito bem representado. O kit segue o mesmo padrão e arranjo de peças do kit da Arma Hobby na 1/72. A caixa tem um reforço interno que ajuda a prevenir danos no transporte.
O interior é muito detalhado, temos o piso, banco, manche, painel de instrumentos, pedais, colimador, console, detalhes internos nas duas metades da fuselagem e o fechamento traseiro. As dificuldades com kits de rodas dianteiras são o cálculo do peso necessário para que ele fique corretamente apoiado sobre as rodas e como decidir o seu posicionamento. Neste caso a Arma Hobby facilitou muito a vida do modelista, logo a frente do painel de instrumentos temos uma peça com três recessos, onde devem ser instaladas três esferas metálicas (fornecidas com o kit), para dar o peso correto na parte da frente do modelo.
Os trens de pouso são bem representados, com detalhes internos nas portas e estruturas bem detalhadas. As rodas têm ótimos detalhes e já vem com a deformação para representar o peso do avião. No entanto como são em duas metades, algum lixamento será preciso para que a junção tenha o perfil correto. Os profundores e o leme vertical são peças separadas, e podem ser representados acionados.
Temos dois tipos de descargas e três tipos de hélices todos bem representados. As descargas são fechadas e abrir as saídas não será uma tarefa simples, acessórios em resina ou 3D que substituam estas partes serão bem-vindos. Nas hélices alguns pontos de injeção do plástico que invadem um pouco as pás, demandando cuidado na separação destas peças. Apenas um conjunto de descargas e uma hélice serão utilizados, o que indica que a Arma vai trazer em breve outras variantes. Pequenos detalhes como armas e antenas são todos bem injetados, mas os canos das armas precisarão de algum trabalho, ou substituição, para uma representação mais convincente.
As transparecias são de ótima qualidade, finas, perfeitamente translucidas e sem distorções, incluindo as portas, o colimador e o farol. Faltam apenas as luzes de navegação que são representadas na própria asa.
Um anexo trás duas pequenas tomadas de ar em resina 3D para substituir as que vem já moldadas no nariz da fuselagem e que não são abertas. No kit temos ainda as máscaras para pintura do canopy e rodas.
Os decais, feitos pela Techmod, são bem impressos, com filme fino, cores sólidas e sem falhas de registro. Com eles é possível fazer até 3 versões diferentes conforme ilustrado no manual. Além das marcações e estênceis a folha contém cintos, instrumentos, marcações das hélice e alguns detalhes internos.
O manual todo colorido traz as imagens das arvores, mas sem indicação de número das peças, e a história do avião em inglês e polonês. São fornecidas referencias para sete fabricantes diferentes de tintas de modelismo. O passo a passo é bem ilustrado, com indicações claras do processo de montagem realçando em vermelho pontos que devem ser fechados, abertos ou removidos, dependendo da versão. Temos ainda um guia para colocação dos estênceis e vistas coloridas para orientar a aplicação dos decais e pintura das versões oferecidas.
Os únicos outros P-39 N disponíveis com facilidade na 1/48 são os kits da Eduard e da Hasegawa, ambos bastante antigos e com alguns problemas, principalmente na espessura do bordo de ataque das asas. Assim o novo kit da Arma Hobby é uma alternativa bastante interessante para quem quer um modelo deste avião na 1/48.
Obrigado à Arma Hobby exemplar deste review