Logo após a introdução do Bf 110E, este foi substituído pela série F, que apareceu no verão de 1941. Esta versão usou o motor DB 601F, com 1.350 cv, dando-lhe um aumento significativo de desempenho, o que ajudou a compensar a carga crescente de equipamentos necessária à medida que a guerra continuava. Neste foi instalado um vidro à prova de balas de 57mm de espessura no visor dianteiro, para fornecer proteção extra ao piloto. Na série F, os tanques em gota de 66 galões, usados como opcional em versões anteriores, tornaram-se um acessório padrão.
A série F foi inicialmente criada para ser substituída pelo Me 210. Como o Me 210 teve seu desenvolvimento suspenso, a série Bf 110G foi desenvolvida, mas com o atraso em seu desenvolvimento, por problemas com o motor DB 605, o Bf 110F permaneceu em serviço na Luftwaffe até fim da guerra, embora em números sempre decrescentes, à medida que as perdas aumentavam. A produção da série F foi encerraeda no final de 1941, com uma parada temporária em dezembro de 1941. No entanto, o cancelamento da proudação do Me 210 forçou a retomanda da produção do modelo F em fevereiro de 1942.
Dando continuidade a série de Bf 110, a Eduard lançou no mês de julho o Bf 110F – 1/48, na versão Profipack. Como os demais modelos da série, o Bf 110F apresenta alta qualidade da injeção, sem rebarbas ou falhas. Os detalhes são finos e adequados a escala. A transparência é de ótima qualidade sem falhas ou distorções. Dois conjuntos de fotogravados, um colorido e outro em metal natural, trazem painel de instrumentos, cintos coloridos, detalhes internos e externos da aeronave. Acompanha também uma folha de máscaras para pintura do canopy. A Eduard incluíu neste modelo uma pequena supresa, foram produzidos em resina, na escala do modelo, três cachorros da raça Dachshund,cada caixa do Bf 110F trás um deles escolhido aleatoreamente pela Eduard.
O manual de instruções tem 16 páginas coloridas em papel couché, em formato A4, textos em checo e inglês, um breve histórico do Bf 109, o mapa de peças, com a tabela de cores (referenciada com as tintas para a linha da Gunze Sangyo) e os símbolos de montagem. Logo após as instruções de montagem e o mapa de aplicação das máscaras de pintura, as ilustrações dos esquemas de pintura e o esquema de aplicação dos decalques dos estênceis do avião, tudo muito claro e bem impresso. Clique aqui para ver o manual.
Esta versão Profipack oferece 5 opções de pintura, são elas:
Os decalques das marcações e estênceis são de fabricação da própria Eduard, de ótima qualidade e impressão de alta resolução, representam perfeitamente as inscrições do avião germânico. Como já verificado em outros reviews de montagem, os decalques da Eduard são finos, perfeitamente opacos e soltam-se da folha rápidamente após banhado em água morna. Fáceis de manipular durante a aplicação, não são quebradiços e aderem com perfeição.
Acompanhando os lançamentos dos modelos das versões Profipack e Limitadas, a Eduard vende, somente em seu site e durante todo o mês do lançamento, em caixa simplificada contendo apenas as árvores do kit, sem decais, fotogravados, máscaras e nem as instruções, as chamadas versões “Overtree”, que destinam-se aos modelistas que porventura já possuam o kit Profipack ou Edição Limitada e queiram, com baixo custo, montar outras versões com os decais restantes. A esse kit podem também ser adicionas as inúmeras opções de decais e detalhamento disponíveis, da Eduard e de outros fabricantes.
Continuando o sucesso da série Bf 110 da Eduard, a marca tcheca aumenta o número de opções disponíveis lançando o modelo da série “F”. Recomendo tremendamente para modelistas de todos os níveis, pois a qualidade da engenharia de construção da Eduard facilita muito o trabalho de montagem do kit.
Obrigado à Eduard pelo envio do exemplar para review!