Dando sequência ao lançamento de suas versões do Bf-109 1/72, a Eduard disponibilizou dois conjuntos duplos de série limitada, Wunderschone Neue Maschinen Pt.2 com as versões G-2 e G-4 e Gustav Pt.1 com as versões G-5 e G-6.
Nos dois conjuntos temos em comum as arvores 70150 U, quem contém as partes comuns a todos os kits da série
e a arvore 70150 J que contém as transparências, também comum a todos os kits. Em ambos os casos temos as peças que não serão utilizadas em cada versão indicadas em azul no manual.
No caso do conjunto G-2 / G-4 temos, além das já citadas, a arvore 70150 M que contém a fuselagem e asas, comuns as duas versões da caixa.
No caso do conjunto G-5 / G-6 temos a arvore 70150 N com fuselagem e asas
e a arvore 70150 V em que serão utilizadas apenas as bolhas das armas da fuselagem , capo do motor e calotas das rodas específicas destas versões.
Ambos os conjuntos trazem fotogravados coloridos e em metal natural, com detalhes para as partes internas e externas dos kits, como painéis, cintos, grades, acionadores e outros detalhes diversos.
Temos também, em ambos, um conjunto de máscaras para a pintura das transparências e rodas.
Nos dois conjuntos temos uma extensa folha de decais, com a possibilidade de 14 versões diferentes em cada, lembrando que podemos montar dois modelos em cada uma das caixas.
G-2 e G-4 (kit 2143)
G-5 e G-6 (kit 2144)
A qualidade da injeção, como de hábito na marca, é excelente, sem falhas ou rebarbas, com detalhes nítidos e perfeitamente em escala. Tanto as linhas de painel como os rebites, são bem representados e sem qualquer exagero.
As duas metades da fuselagem têm detalhes internos, com as calhas das metralhadoras do capo em peças separadas. As metralhadoras têm os canos representados em uma única peça e um gabarito garante o alinhamento na montagem. Temos algumas opções para a tomada de ar lateral do motor, incluindo os filtros usados. As asas são bem detalhadas com as superfícies de controle e slats em peças separadas com bons detalhes do entelamento, e porão de roda parcialmente representado por detalhes na parte interna da superfície superior e outra em peças separadas. O trem de pouso é bem detalhado, as portas têm detalhes internos e um incerto garante que terá o ângulo correto na hora da montagem. Temos opções de pneus e rodas, todas bem detalhadas. O interior é bem detalhado com assoalho, assento, manche, pedais, acionadores, mira e tubo de combustível em peças translucidas e painel de instrumentos que pode ser liso ou em relevo, complementado com decais (neste caso temos também a opção em fotogravados). Como complementos temos os racks com bombas ou tanque externo de combustível.
As transparências são de ótima qualidade, perfeitamente translucidas e sem distorções, incluído o colimador e as coberturas das luzes de navegação bem como o tubo interno de combustível.
Os manuais são muito bem editados, em papel de ótima qualidade, com ótimas ilustrações e com uma boa história dos modelos com indicação das diferenças entre as principais variantes. Podem ser vistos aqui: 2143 2144
Conclusão
A qualidade geral dos modelos é muito boa com detalhes muito refinados e boas soluções de engenharia. Certamente os mais detalhados, na escala 1/72. Lembrando que cada um dos modelos também poderá ser adquirido em separado tanto na versão Profipack quanto na Weekend.