
Conhecidos por seus combates na Europa, nas forças aéreas aliadas, os Mustangs eram, antes de tudo, caças de raça pura que escoltaram com sucesso os ataques das “Fortalezas Voadoras” contra o Reich e levaram a Luftwaffe alemã à sua ruína final. Não menos importantes e interessantes, no entanto, foram as batalhas contra os japoneses, nas quais os Mustangs participaram em áreas como China e Birmânia. No chamado Teatro CBI (China-Burma-Índia), a forma como a aviação era utilizada era muito diferente da europeia. Em vez de grandes ataques aéreos estratégicos, predominavam as operações táticas que consistiam em apoiar tropas terrestres, defendê-las da aviação inimiga, atacar alvos terrestres e realizar reconhecimento. Nessa função, também, o rápido e potente Mustang provou ser admirável, graças também à sua alta carga útil, tornando-se um eficaz bombardeiro de assalto e até mesmo de mergulho, armado com uma variedade de bombas e foguetes, capaz de operar com segurança sem escolta


Este é mais uma versão do ótimo P-51B da Arma Hobby, desta vez com versões do teatro de operações CBI (China/Burma/Índia). O kit é basicamente o mesmo que já vimos em outro review, acrescido de uma arvore extra que contém as peças necessárias para se fazer os lançadores subalares. Além das peças para formar os lançadores, a arvore também contêm dois gabaritos que permitem marcar a posição correta dos furos que devem ser feitos nas asas para a montagem dos suportes. O conjunto, como é o atual padrão da marca, inclui um conjunto de máscaras para pintura. Junto com o kit, vem um QR code para se baixar os arquivos de acessórios extras que podem ser impressos em 3D, que contem assento, dois tipos de escapamento e grelhas.








No resto das arvores é o kit é o mesmo já visto neste review
O conjunto de decais permite fazer 3 versões diferentes, todas do CBI, sendo duas em metal natural e uma em verde, como mostrado nas instruções. Os decais são bem impressos, com cores sólidas, sem falhas no registro e com o filme fino. Além das marcações estão incluídos os estênceis, cintos e instrumentos do painel.







O manual de instruções é bem detalhado, em cores, com papel de ótima qualidade e com o passo a passo bastante explicativo.









Conclusão
Mais uma versão do P-51 B, desta vez focada no pouco retratado teatro do CBI, que é uma ótima alternativa para se fazer uma versão diferenciada. Os lançadores subalares são um acréscimo que antes só tinha visto nesta escala, no antigo, e bastante inferior, kit da Revell.
Obrigado à Arma Hobby pelo exemplar deste review