Curtiss Hawk 81-A2, Arma Hobby, 1/72

70094

O Avião

Antes de os Estados Unidos entrarem na Segunda Guerra Mundial, os fabricantes de aeronaves americanos forneceram aeronaves à Grã-Bretanha e a outras nações aliadas sob contratos de exportação. Uma dessas aeronaves foi o Curtiss Hawk 81-A2, mais conhecido como o Tomahawk IIB no serviço da RAF. Em 1941, cem caças Hawk 81-A2 originalmente destinados à Força Aérea Real foram desviados para equipar o recém-formado American Volunteer Group (AVG), organizado por Claire Lee Chennault. Embora pilotada por voluntários americanos, a aeronave manteve seu esquema de camuflagem da RAF e foi finalizada nas cores DuPont – equivalentes produzidos pelos americanos da RAF Dark Green, Dark Earth e Sky. Os Tigres Voadores entraram em combate sobre a Birmânia e a China em dezembro de 1941, poucos dias após o ataque a Pearl Harbor. Voando contra forças japonesas numericamente superiores, os pilotos da AVG contavam com táticas disciplinadas, o trabalho em equipe e o excelente desempenho de mergulho do Hawk, em vez de se envolver em combates em curvas. Em apenas alguns meses, eles se tornaram uma das unidades de combate mais conhecidas da guerra. A boca de tubarão pintada no nariz do Hawk 81-A2 tornou-se uma das marcações de aeronaves mais reconhecidas da história da aviação, tendo se inspirado em fotografias de Tomahawks da RAF que operam no norte da África, esse desenho logo foi adotado pelo AVG e permanece intimamente associado aos Tigres Voadores até hoje. O Hawk 81-A2 representa um dos membros mais antigos e historicamente significativos da famosa família P-40. Ele combina engenharia americana com padrões de camuflagem britânicos e história de combate chinês, tornando-se um dos caças mais icônicos do início da Guerra do Pacífico.

Agradecimento: Franciszek Strzelczyk, Carl Molesworth

Fonte: Manual do kit

O Kit

Depois de lançar o Hawk 75, a Arma Hobby segue um caminho natural ao lançar agora o Hawk 81, que era basicamente o mesmo 75 com a mudança do motor de radial para em linha.

O kit é bem injetado sem falhas ou rebarbas, linhas de painel finas e bem definidas com detalhes nítidos e perfeitamente em escala. O único problema que vi é um pequeno afundamento na lateral direita, abaixo da cabine, mas que é coisa simples de resolver.

Os detalhes internos, como é padrão da marca, são muito bons, temos painel, manche, pedais, piso, alavancas, consoles laterais, encosto de cabeça e o assento que tanto pode ser o injetado, complementado por cintos em decal, como um impresso em resina 3D que já vem com os cintos representados.

Os filtros do motor têm as grelhas representadas de forma simplificada, mas que me parecem ficar efetivos para o que poderá ser visto. As armas sobre o motor são representadas junto com as metades da fuselagem, ficando visíveis ao passar pelo rasgo da cobertura do motor. Mas tem uma representação bem simplificada e será melhor trocar os canos por algo mais convincente, o mesmo se aplica as metralhadoras das asas. As descargas têm uma boa representação, mas para dar um aspecto mais convincente será preciso abrir as saídas. A ventilação do motor tem as aletas representadas apenas na posição aberta.

O trem de pouso é bem detalhado, com as tesouras em peças separadas. As todas em duas metades com uma boa representação das calotas. A parte intena dos porões de rodas tem um bom detalhamento com detalhes internos nas portas. A bequilha tem uma boa representação já incorporando a lona de proteção.

Hélice e spinner tem uma boa representação, mas será preciso cuidado ao separar das arvores devido a posição dos engates.

As transparências são de ótima qualidade finas e perfeitamente translucidas, as janelas laterais, ao contrário do kit do H75, já vêm como os furos de acesso para o reabastecimento abertos. Existe um vidro blindado a ser colocado por dentro da parte frontal do canopy, que vai demandar bastante cuidado para não danificar a peça externa. Resta saber se parte móvel do canopy permitirá a montagem na posição fechada, o que só era possível no H75 com um desbaste nas peças. Junto temos uma folha com as máscaras para pintura das transparências e rodas. Nesta arvore temos também o gabarito para alinhamento do trem de pouso que também ajuda bastante como suporte durante a montagem.

Os decais que agora são impressos pela Cartograf, excelente e muito mais fáceis de conformar que os rígidos decais da Techmod. São bem impressos com filme fino, cores sólidas e sem falhas de registro.  Contem também representação para os cintos e estênceis. Com eles é possível fazer 3 versões diferentes, todas do AVG.

O manual em papel de ótima qualidade é muito bem impresso, contém a história do avião, indicação das arvores, mas sem o mapa com o número das peças, e indicação de pintura com referência de 7 fabricantes de tintas. O passo a passo é bem ilustrado com detalhes coloridos para chamar a atenção de pontos importantes, com texto em polonês e inglês. Temos ainda os perfis coloridos em 4 vistas para auxiliar a pintura e colocação dos decais.

Conclusão

O kit da Arma Hobby é muito bom seja na qualidade de injeção seja na quantidade de detalhes.  Muito mais detalhado e refinado que os kits atualmente disponíveis. Certamente vai fazer um ótimo modelo.

Obrigado à Arma Hobby pelo exemplar deste review

Like this article?

Share on Facebook
Share on Twitter
Share on Linkdin
Share on Pinterest

Leave a comment

Fique por dentro de nossas Novidades!!! Se inscreva para receber a nossa newsletter.