A história do Tempest é na verdade nada mais do que uma tentativa de eliminar as deficiências do Hawker Typhoon, o que o impediu de ser um caça de sucesso. O principal problema do Typhoon foi a asa grossa, com perfil NACA 22, oferecendo muito espaço interno para combustível e armamento, mas aumentava o arrasto rapidamente com o aumento da velocidade. Não surpreendentemente foi a asa o centro das mudanças do novo caça. O design deveria originalmente manter o nome Typhoon com a designação Mark II, mas, como se tornou óbvio, o resultado final seria um novo avião, então o nome foi alterado. Nome Tempest seguiu o caminho da Hawker, que usava nomes de “vento” para seus caças.
Nasce a Lenda
O protótipo HM595 com Saber II voou pela primeira vez em 2 de setembro de 1942, equipado com cobertura da porta do carro, uma vez que a cobertura em forma de bolha estava em desenvolvimento naquele momento. O HM599, equipado com o motor Sabre IV, realizou seu voo inaugural em 24 de fevereiro de 1943. Era bem mais rápido do que o HM595, mas a solução de seus problemas levaria muito tempo. O jeito mais fácil colocar o Tempest no serviço era prosseguir com o Mk.V. A primeira produção Tempest Mk.V fez seu vôo inaugural em 21 de junho de 1943, já equipado com canopy em bolha. Armado com quatro Hispano 20mm Canhão Mk.II atingiu uma velocidade máxima de 432 mph (695 km/h) a 18.400 pés (5.600m), até 45 mph (72 km/h) a mais do que Bf 109 e o Fw 190. Após o primeiro lote de produção, os canhões Hispano Mk. V foram instalados, diferenciando a Tempest do primeiro lote por canos totalmente cobertos pela asa. O primeiro esquadrão a receber Tempest foi o No. 486, em janeiro de 1944. Junto com o No.3 Squadron tornou-se operacional em abril de 1944. Com a adição do No.56 Squadron, a primeira wing de Tempest foi formada em Newchurch, Kent, sob o comando de W/C Roland Prosper “Bee“ Beamont.
Lutando contra tudo
Após o período de operações na França após o Dia D, o Tempest Wing foi encarregado de lutar contra as bombas voadoras V-1, viajando baixo a uma velocidade de cerca de 400 mph (640 km/h). The Tempest Mk.V nunca foi um caça de grandes altitudes devido à natureza de seu motor, mas em média e baixa altitude era superior a praticamente tudo. Eles destruíram cerca de 640 V-1s durante o curto período, entre junho e agosto 1944, números que falam por si próprios, enquanto o resto da RAF abateu cerca de 160 delas durante o período. Depois que a campanha de bombardeio com os mísseis V-1 terminou, os Esquadrões Tempest retornaram às tarefas comuns. Na época, os sete esquadrões Tempest voaram em combates ar-ar, reivindicando 240 abates (sendo 20 deles de jatos 262). O ás do Tempest de maior sucesso, D. C. Fairbanks (EUA), registrou 11 abates voando Mk. V “Terror de Rheine“. Em segundo lugar, com nove abates, veio W. E. Schrader (NZ) e J. J. Payton com seis mortes emergiu como terceiro. O mais famoso piloto da Tempest, o francês livre Pierre Clostermann, adicionou quatro abates à sua contagem de 11 (algumas fontes afirmam 18, o número exato é desconhecido) voando a Tempest. Hawker Tempest era um caça formidável, rápido, resistente, com poderosas armas. Graças ao excelente desempenho em baixa altitude, seu uso como caça bombardeiro também foi bastante comum, geralmente durante as patrulhas de “busca e destruir”. Além de canhões, era capaz de carregar duas bombas de 1.000 libras (450 kg) ou oito foguetes de 60 lb (27 kg), adicionados à sua força destrutiva.
Fonte: Manual do Kit.
A Eduard, neste mês de abril, lançou esta versão “Weekend” do Tempest Mk.V Serie 2 na escala 1/48. Este modelo da versão “Wekend” vem com o novo padrão de embalagem da Eduard para estas versões, que agora terão mais do que as tradicionais duas opções de pintura dos modelos “Wekeend” anteriores. A intenção da Eduard é fazer das versões “Wekend” não uma versão barata dos modelos da versão “Profipack”, mas sim a versão padrão da Eduard, deixando as versões “Profipack”, “Limited Edition” e “Dual Combo” como as versões mais sofisticadas da marca theca.
Os decalques das marcações e estênceis são de fabricação da própria Eduard, com o novo filme que pode ser retirado após a aplicação, fazendo com que as marcações copiem perfeitamente os detalhes em baixo relevo do modelo. Com ótima qualidade e impressão de alta resolução, representam perfeitamente as inscrições das 4 possíveis pinturas do caça inglês. Como já verificado em outros reviews de montagem, os decalques da Eduard são finos, perfeitamente opacos e soltam-se da folha rapidamente após banhado em água morna. Fáceis de manipular durante a aplicação, não são quebradiços e aderem com perfeição.
O manual das versões “Wekeend” agora são em papel couché, formato A4, em cores, possuindo 20 páginas, com o mapa das árvores do modelo, instruções detalhadas da montagem, os esquemas das duas opções de pintura oferecidas, com os código das tintas acrílicas/lacas das séries Aqueous, Mr.Color e Mr.Metal Color, da marca japonesa Gunze. Além de uma folha com o esquema de aplicação dos decalques dos estênceis. Clique aqui para ver o manual completo.
Com mais este lançamento, agora com o novo padrão de embalagem e conteúdo da versão “Weekend”, com quatro lindas opções de pinturas, a Eduard oferece mais uma opção na escala 1/48, com o mesmo padrão de qualidade de seus produtos mais requintados da marca. Recomendo tremendamente para modelistas de todos os níveis, pois a qualidade da engenharia de construção da Eduard facilita muito o trabalho de montagem do kit.