Devido à alta demanda por motores Merlin, decidiu-se usar para o Mk.IX também a capacidade de produção da empresa americana Packard, que já produzia esses motores sob licença. A versão americana do Merlin 66 foi designada 266 e diferia em alguns detalhes do original. Isso exigiu algumas mudanças, como uma tampa superior do motor mais ampla. Devido à necessidade de usar ferramentas diferentes para manutenção, bem como para diferenças no design, as aeronaves com os motores Packard foram designadas Mk.XVI e destinavam-se a operações em baixa e média altitude, caracterizados pelo motor Packard 266 e também pelas pontas de asas encurtadas. O Mk.XVI eram produzidos com fuselagem convencional, bem como a parte traseira baixa e o canopy em bolha. Essas aeronaves tinham um tanque traseiro da fuselagem reduzido, seu volume caiu de 75 galões para 66 galões. Para ataques ao solo, para os quais foram destinados principalmente, os Mk.XVIs foram equipados com dois suportes sob as asas (para duas bombas de até 250 lb) e um sob a fuselagem (para uma bomba de até 500 lb). A maior parte dos Spitifires Mk.XVI produzidos tinham as asas com armamento composto por dois canhões Hispano II e duas metralhadoras Browning de 12,7 mm. Um total de 1.054 Mk.XVI foram produzidos, todos saindo da linha em Castle Bromwich.
Esta reedição do Spitfire Mk.XVI 1/48 apresenta a mesma alta qualidade da injeção da primeira edição, sem rebarbas ou falhas. Os detalhes são finos e adequados a escala. As transparências são de ótima qualidade sem falhas ou distorções. O conjunto de fotogravados traz painel de instrumentos, cintos coloridos, detalhes internos e externos da aeronave. Acompanha também uma folha de máscaras para pintura do canopy.
Os decalques das marcações e estênceis são de fabricação da própria Eduard, de ótima qualidade e impressão de alta resolução, representam perfeitamente as inscrições do avião germânico. Como já verificado em outros reviews de montagem, os decalques da Eduard são finos, perfeitamente opacos e soltam-se da folha rápidamente após banhado em água morna. Fáceis de manipular durante a aplicação, não são quebradiços e aderem com perfeição.
O manual de instruções tem 20 páginas coloridas em papel couché, em formato A4, textos em checo e inglês, um breve histórico do Spitfire Mk.XVI, o mapa de peças, com a tabela de cores (referenciada com as tintas para a linha da Gunze Sangyo) e os símbolos de montagem. Logo após as instruções de montagem e o mapa de aplicação das máscaras de pintura, as ilustrações dos esquemas de pintura e o esquema de aplicação dos decalques e dos estênceis do avião, tudo muito claro e bem impresso. Clique aqui para ver o manual
Esta versão “Profipack” oferece 5 belas opções de pintura, são elas:
Esta reedição do Spitfire Mk.XVI Bubbletop – 1/48, agora com o novo padrão de arte das caixas do modelos da linha “Profipack”, dá uma nova oportunidade aos modelistas de todo o mundo de montar o modelo desse lendário caça inglês. Recomendo tremendamente para modelistas de todos os níveis, pois a qualidade da engenharia de construção da Eduard facilita muito o trabalho de montagem do kit.
Obrigado à Eduard pelo envio do exemplar para review!