O Avião
O Spitfire Mk.VIII era basicamente um Mk.VII sem o cockpit pressurizado . Como ficou claro que o “temporário” Mk.IX seria adequado para combater os novos Fw 190s, a produção do Mk.VIII foi transferida apenas para a fábrica de Castle Bromwich. O Mk.VIII pouco diferia do Mk.VII, a principal diferença foi a deriva remodelada e o leme pontiagudo. Alguns exemplos de produção inicial tinham pontas de asa estendidas, mas como não tinham valor para Mk.VIII, reduziam a resposta do aileron e a taxa de rolagem, a maioria dos Mk.VIlls foram equipados com a asa padrão . Havia três sub-variantes: Baixa altitude (LF Mk.VIII), média altitude (F Mk.VIII) e alta altitude (HF Mk. VIII). Elas diferiam no motor usado, pois eram movidos pelo Merlin 66, Merlin 63 e Merlin 70, respectivamente. Os dois tanques principais de combustível tiveram o volume aumentado em 11 galões para um total de 96 gal. Com o volume dos tanques nas asas tinha um alcance de 660 mi (1.060 km) . Podia também transportar um único tanque alijável com volumes de 30, 90 ou 170 gal. Com tanque de 90 gal, o alcance foi estendido para 1.180 mi (1, 900 km) e com o de 170 gal até 1.500 mi (2.400 km). Graças ao maior alcance, o Mk.VIII era mais adequado às operações no Extremo Oriente. Tinha uma carga de bomba externa máxima de 1.000 lb (460 kg), podendo ser uma bomba de 500 lb sob o rack da fuselagem e duas bombas de 250 lb (110 kg) sob cada asa.
O Kit
Este é uma relançamento do Spitfire VIII 1/72 na nova versão Weekend. O kit tem as mesmas arvores genéricas do Spitfire IX, que podem ser vistas neste review, com as modificações apenas nas arvores que contém a fuselagem e asas.
Os detalhes são nítidos e perfeitamente em escala, com linhas de painel e rebites muito bem representados.
Sendo a nova versão Weekend temos agora 4 versões possíveis, numa folha de decais bem impressa, com cores sólidas e sem falhas de registro, com o novo filme que pode ser retirado após a secagem.
Conclusão
Mais um belo relançamento, na versão Weekend, do ótimo Spifire VIII da Eduard.