O kit: Spitfire Mk.Vc
Em meados de março de 1941, o Spitfire X4922 construído em Eastleigh, na linha de montagem do Spitfire Mk.I, chegou a Boscombe Down. Já apresentava o Merlin 45 e foi testado em 7 de fevereiro. Durante os testes, estava totalmente armado e equipado e atingiu a velocidade máxima de 603 km/h. Em Eastleigh, na segunda quinzena de fevereiro, um total de 23 fuselagens Spitfire Mk.I, em sua maioria versão Mk.Ib, receberam Merlin 45, tornando-se assim os primeiros Spitfires Mk.Vb armados com quatro metralhadoras .303 e dois canhões de 20mm. Esta modelo foi o mais produzido, enquanto havia apenas 94 unidades produzidas com oito metralhadoras .303 de asa, como nos Spitfires Mk.Ia. O Mk.Vc ganhou asa reforçada com capacidade para quatro canhões de 20mm, mas a maioria dessas aeronaves tinha o mesmo armamento do Mk.Vb. Durante os dois anos e meio de produção do Spitfire Mk.V, a fuselagem foi gradualmente desenvolvida. Já no início da produção foi introduzida blindagem mais espessa em comparação com Mk.I e Mk.II. Além dos primeiros Mk.Vbs, que eram equipados com um radiador de óleo menor, em forma de U, do Mk.I. O Mk.Vc foi produzido com o radiador maior, em forma de círculo, para evitar o risco de superaquecimento do motor devido à refrigeração insuficiente. O radiador de óleo de admissão circular foi então instalado retroativamente no primeiro lote de Spitfires Mk.V, que foram convertidos de Mk.Is e Mk.IIs, e se tornou uma das principais características que distinguem os Spitfires Mk.V.
Fonte: Manual do Modelo
No mês de agosto a Eduard apresentou o novo modelo do Spitfire Mk.Vc. O novo modelo do Spitfire Mk.V apresenta alta qualidade da injeção, sem rebarbas ou falhas. Os detalhes são finos e adequados a escala. O interior da cabine de pilotagem é belamente detalhado, a superfície externa do caça é finamente detalhadas. As transparências são de ótima qualidade sem falhas ou distorções. O conjunto de fotogravados traz painel de instrumentos, cintos coloridos, detalhes internos e externos da aeronave. Acompanha também uma folha de máscaras para pintura do canopy e das rodas.
Os decalques das marcações e estênceis são de fabricação da própria Eduard, com o novo filme que pode ser retirado após a aplicação, fazendo com que as marcações copiem perfeitamente os detalhes em baixo relevo do modelo. Com ótima qualidade e impressão de alta resolução, representam perfeitamente as inscrições das 6 possíveis pinturas do caça inglês. Como já verificado em outros reviews de montagem, os decalques da Eduard são finos, perfeitamente opacos e soltam-se da folha rapidamente após banhado em água morna. Fáceis de manipular durante a aplicação, não são quebradiços e aderem com perfeição.
O manual de instruções tem 20 páginas coloridas em papel couché, em formato A4, textos em checo e inglês, um breve histórico do Spitfire, o mapa de peças, com a tabela de cores (referenciada com as tintas para a linha da Gunze Sangyo) e os símbolos de montagem. Logo após as instruções de montagem e o mapa de aplicação das máscaras de pintura, as ilustrações dos esquemas de pintura e o esquema de aplicação dos decalques e dos estênceis do avião, tudo muito claro e bem impresso. Clique aqui para ver o manual
Esta versão “Profipack” oferece 7 belas opções de pintura, são elas:
A Eduard apresenta mais um exemplar desta nova sequência de modelos de primeira qualidade desse lendário e belo caça inglês. Recomendo tremendamente para modelistas de todos os níveis, pois a qualidade da engenharia de construção da Eduard facilita muito o trabalho de montagem do kit.