Spitfire Mk. Vc “Profipack” – 1/48 – Eduard # 82158

Eduard # 82158

O kit: Spitfire Mk.Vc

Em meados de março de 1941, o Spitfire X4922 construído em Eastleigh, na linha de montagem do Spitfire Mk.I, chegou a Boscombe Down. Já apresentava o Merlin 45 e foi testado em 7 de fevereiro. Durante os testes, estava totalmente armado e equipado e atingiu a velocidade máxima de 603 km/h. Em Eastleigh, na segunda quinzena de fevereiro, um total de 23 fuselagens Spitfire Mk.I, em sua maioria versão Mk.Ib, receberam Merlin 45, tornando-se assim os primeiros Spitfires Mk.Vb armados com quatro metralhadoras .303 e dois canhões de 20mm. Esta modelo foi o mais produzido, enquanto havia apenas 94 unidades produzidas com oito metralhadoras .303 de asa, como nos Spitfires Mk.Ia. O Mk.Vc ganhou asa reforçada com capacidade para quatro canhões de 20mm, mas a maioria dessas aeronaves tinha o mesmo armamento do Mk.Vb. Durante os dois anos e meio de produção do Spitfire Mk.V, a fuselagem foi gradualmente desenvolvida. Já no início da produção foi introduzida blindagem mais espessa em comparação com Mk.I e Mk.II. Além dos primeiros Mk.Vbs, que eram equipados com um radiador de óleo menor, em forma de U, do Mk.I. O Mk.Vc foi produzido com o radiador maior, em forma de círculo, para evitar o risco de superaquecimento do motor devido à refrigeração insuficiente. O radiador de óleo de admissão circular foi então instalado retroativamente no primeiro lote de Spitfires Mk.V, que foram convertidos de Mk.Is e Mk.IIs, e se tornou uma das principais características que distinguem os Spitfires Mk.V.

Fonte: Manual do Modelo

Supermarine Supermarine Spitfire MK Vc (G-IBSY) EE602/DV-V 129 Sqn. RAF, Anglia Restorations Ltd.

No mês de agosto a Eduard apresentou o novo modelo do Spitfire Mk.Vc.  O novo modelo do Spitfire Mk.V apresenta alta qualidade da injeção, sem rebarbas ou falhas. Os detalhes são finos e adequados a escala. O interior da cabine de pilotagem é belamente detalhado, a superfície externa do caça é finamente detalhadas. As transparências são de ótima qualidade sem falhas ou distorções. O conjunto de fotogravados traz painel de instrumentos, cintos coloridos, detalhes internos e externos da aeronave. Acompanha também uma folha de máscaras para pintura do canopy e das rodas.

Os decalques das marcações e estênceis são de fabricação da própria Eduard, com o novo filme que pode ser retirado após a aplicação, fazendo com que as marcações copiem perfeitamente os detalhes em baixo relevo do modelo. Com ótima qualidade e impressão de alta resolução, representam perfeitamente as inscrições das 6 possíveis pinturas do caça inglês. Como já verificado em outros reviews de montagem, os decalques da Eduard são finos, perfeitamente opacos e soltam-se da folha rapidamente após banhado em água morna. Fáceis de manipular durante a aplicação, não são quebradiços e aderem com perfeição.

O manual de instruções tem 20 páginas coloridas em papel couché, em formato A4, textos em checo e inglês, um breve histórico do Spitfire, o mapa de peças, com a tabela de cores (referenciada com as tintas para a linha da Gunze Sangyo) e os símbolos de montagem. Logo após as instruções de montagem e o mapa de aplicação das máscaras de pintura, as ilustrações dos esquemas de pintura e o esquema de aplicação dos decalques e dos estênceis do avião, tudo muito claro e bem impresso. Clique aqui para ver o manual

Esta versão “Profipack” oferece 7 belas opções de pintura, são elas:

A Eduard apresenta mais um exemplar desta nova sequência de modelos de primeira qualidade desse lendário e belo caça inglês. Recomendo tremendamente para modelistas de todos os níveis, pois a qualidade da engenharia de construção da Eduard facilita muito o trabalho de montagem do kit. 

Obrigado à Eduard pelo envio do exemplar para review!

Like this article?

Share on facebook
Share on Facebook
Share on twitter
Share on Twitter
Share on linkedin
Share on Linkdin
Share on pinterest
Share on Pinterest

Leave a comment

Fique por dentro de nossas Novidades!!! Se inscreva para receber a nossa newsletter.