Kit: Spitfire Mk.Vb mid
Em meados de março de 1941, Spitfire X4922 construído em Eastleigh na linha de montagem Spitfire Mk.I, chegou a Boscombe Down. Ele já apresentava o Merlin 45 e foi testado em 7 de fevereiro. Durante os testes, este protótipo foi totalmente armado e equipado e atingiu a velocidade máxima de 374,7 mph (603 km/h). Em Eastleigh, na segunda quinzena de fevereiro, um total de 23 células Spitfire Mk.I, em sua maioria versão Mk.lb, receberam Merlin 45, tornando-se assim os primeiros Spitfires Mk.Vb armados com quatro metralhadoras .303 e dois canhões de 20 mm. Este modelo foi o mais produzido, enquanto havia apenas 94 Spitfires Mk.la com oito metralhadoras .303 foram produzidos. O Mk.Vc tinha normalmente o mesmo armamento que o Mk.Vb embora com possibilidade de ser armado com quatro canhões de 20mm.
Além do motor, os equipamentos dessas aeronaves correspondiam ao padrão Spitfire Mk.I incluindo o radiador de óleo menor com entrada em forma de U que era a causa da maior temperatura do óleo dos primeiros Spitfires Mk.V e apresentava um certo risco de superaquecimento do motor.
Durante os dois anos e meio de produção do Spitfire Mk.V, a fuselagem foi gradualmente desenvolvida. Já no início da fabricação eles apresentavam blindagem mais espessa em comparação com Mk.I e Mk.II. O radiador de óleo foi logo substituído por um maior com entrada circular que foi instalado retroativamente no primeiro lote de Spitfires Mk.V, convertido de Mk.I e Mk.II, e se tornou uma das características que distinguem os Spitfires Mk.V.
Fonte: Manual do Modelo
A Eduard, neste mês de janeiro, lançou esta versão “Weekend” do Spitfire Mk.Vb mid na escala 1/48. Este modelo da versão “Wekend” vem com o novo padrão de embalagem da Eduard para estas versões, que agora terão mais do que as tradicionais duas opções de pintura dos modelos “Wekeend” anteriores. A intenção da Eduard é fazer das versões “Wekend” não uma versão barata dos modelos da versão “Profipack”, mas sim a versão padrão da Eduard, deixando as versões “Profipack”, “Limited Edition” e “Dual Combo” como as versões mais sofisticadas da marca theca.
Os decalques das marcações e estênceis são de fabricação da própria Eduard, com o novo filme que pode ser retirado após a aplicação, fazendo com que as marcações copiem perfeitamente os detalhes em baixo relevo do modelo. Com ótima qualidade e impressão de alta resolução, representam perfeitamente as inscrições das 4 possíveis pinturas do caça inglês. Como já verificado em outros reviews de montagem, os decalques da Eduard são finos, perfeitamente opacos e soltam-se da folha rapidamente após banhado em água morna. Fáceis de manipular durante a aplicação, não são quebradiços e aderem com perfeição.
O manual das versões “Wekeend” agora são em papel couché, formato A4, em cores, possuindo 16 páginas, com o mapa das árvores do modelo, instruções detalhadas da montagem, os esquemas das duas opções de pintura oferecidas, com os código das tintas acrílicas/lacas das séries Aqueous, Mr.Color e Mr.Metal Color, da marca japonesa Gunze. Além de uma folha com o esquema de aplicação dos decalques dos estênceis. Clique aqui para ver o manual completo.
Acompanhando o lançamento desta versão “Weekend”, a Eduard oferece acessórios para detalhar o modelo. Entre eles, o fotogravado colorido com detalhes da cabine de pilotagem e alguns detalhes externos do caça. Assim como um jogo de máscaras da linha “TFace” para pintura interna e externa do canopy.
Com mais este lançamento, agora com o novo padrão de embalagem e conteúdo da versão “Weekend”, com quatro lindas opções de pinturas, a Eduard oferece mais uma opção na escala 1/48, com o mesmo padrão de qualidade de seus produtos mais requintados da marca. Recomendo tremendamente para modelistas de todos os níveis, pois a qualidade da engenharia de construção da Eduard facilita muito o trabalho de montagem do kit.