Spitfire Mk.Vb
Em meados de março de 1941, o Spitfire X4922, construído na linha de Spitfires Mk. I de Eastleigh, chegou a Boscombe Down. Ele já apresentava um motor Merlin 45 e foi testado em 7 de fevereiro. Durante os testes, este protótipo foi totalmente armado e equipado e atingiu a velocidade máxima de 374,7 mph (603 km/h). Em Eastleigh, na segunda quinzena de fevereiro, um total de 23 fuselagens Spitfire Mk.I, principalmente a versão Mk.Ib, recebeu Merlin 45, tornando-se assim os primeiros Spitfires Mk.Vb armados com quatro .303 metralhadoras e dois canhões de 20 mm. Esta série foi a mais produzida, enquanto foram produzidas apenas 94 das oito metralhadoras .303 nas asas, como os Spitfires Mk.Ia. O Mk.Vc tinha geralmente o mesmo armamento que o Mk.Vb, embora com possibilidade de ser armado com quatro canhões de 20mm. Além do motor, os equipamentos dessas aeronaves correspondiam ao padrão do Spitfire Mk.I, incluindo o radiador de óleo menor, com entrada em forma de U, que foi a causa dos problemas de alta temperatura do óleo dos primeiros Spitfires Mk.V, e apresentava um certo risco de superaquecimento do motor. Durante os dois anos e meio de produção do Spitfires Mk.V, a fuselagem foi desenvolvido gradativamente. Já no início da fabricação, eles apresentava um blindagem mais espessa em comparação com Mk.I e Mk.II. O radiador de óleo foi logo substituído por um maior, com uma entrada circular, que foi instalado retroativamente no primeiro lote de Spitfires Mk.V, convertidos dos Mk.I e Mk.II, e se tornou um dos diferenciais Spitfires Mk.V.
Fonte: Manual do Modelo
No mês de novembro a Eduard apresentou o novo modelo do Spitfire Mk.Vb, na escala 1/48. Agora no mês de abril, a Eduard lança um novo modelo da linha “Profipack” do Spitfire Mk.V, agora da versão B “Late”. O novo modelo do Spitfire Mk.V apresenta alta qualidade da injeção, sem rebarbas ou falhas. Os detalhes são finos e adequados a escala. O interior da cabine de pilotagem é belamente detalhado, a superfície externa do caça é finamente detalhadas. As transparências são de ótima qualidade sem falhas ou distorções. O conjunto de fotogravados traz painel de instrumentos, cintos coloridos, detalhes internos e externos da aeronave. Acompanha também uma folha de máscaras para pintura do canopy e das rodas.
Os decalques das marcações e estênceis são de fabricação da própria Eduard, com o novo filme que pode ser retirado após a aplicação, fazendo com que as marcações copiem perfeitamente os detalhes em baixo relevo do modelo. Com ótima qualidade e impressão de alta resolução, representam perfeitamente as inscrições das 6 possíveis pinturas do caça inglês. Como já verificado em outros reviews de montagem, os decalques da Eduard são finos, perfeitamente opacos e soltam-se da folha rapidamente após banhado em água morna. Fáceis de manipular durante a aplicação, não são quebradiços e aderem com perfeição.
O manual de instruções tem 20 páginas coloridas em papel couché, em formato A4, textos em checo e inglês, um breve histórico do Spitfire, o mapa de peças, com a tabela de cores (referenciada com as tintas para a linha da Gunze Sangyo) e os símbolos de montagem. Logo após as instruções de montagem e o mapa de aplicação das máscaras de pintura, as ilustrações dos esquemas de pintura e o esquema de aplicação dos decalques e dos estênceis do avião, tudo muito claro e bem impresso. Clique aqui para ver o manual
Esta versão “Profipack” oferece 6 belas opções de pintura, são elas:
A Eduard apresenta mais um exemplar desta nova sequência de modelos de primeira qualidade desse lendário e belo caça inglês. Recomendo tremendamente para modelistas de todos os níveis, pois a qualidade da engenharia de construção da Eduard facilita muito o trabalho de montagem do kit.
Obrigado à Eduard pelo envio do exemplar para review!