Este kit: Sopwith F.1 Camel (Clerget)
Os Camels movidos pelo motor Clerget 9B foram os mais numerosos, graças à boa disponibilidade das unidades RFC e RNAS. O projeto de Pierre Clerget foi fabricado sob licença pela Rus ton Proctor & Co LTD, onde foram construídos um total de 1.300 unidades. Mais tarde, foi introduzida a versão 9Bf com curso aumentado, oferecendo uma potência máxima de 104 kW (140 cv). Gwynnes Limited produziu 1.750 unidades deles, enquanto Ruston Proctor & Co LTD adicionou 600 unidades. Como o motor BR.1, o Clerget 9Bf tinha um diâmetro maior, mas ainda encaixava na carenagem original do motor para o 9B. Os Camels alimentados pelos Clergets ou BR.1s usavam o sistema Sopwith-Kauper No. 3 para sincronização de metralhadoras, que era menos eficiente do que o sistema Constantinesco usado nos motores Le Rhone.
Fonte: Manual do modelo
Entre os lançamentos de fevereiro, a Eduard apresenta uma nova versão do novo modelo do Sopwith F.1 Camel da marca, na escala 1/48, agora em uma versão com os motores Clerget. Em 2003, a Eduard lançou seu primeiro modelo do Sopwith F.1 Camel – 1/48, porém, desde 2018 não lançava mais uma edição do modelo. Este ano foi anunciada a nova ferramenta do icônico caça inglês da WWI, que chegou no mercado em setembro. Apresentado em uma embalagem com o novo padrão de apresentação da linha “Profipack” , com uma bela arte na capa e um modelo completo em seu interior. Oferece 5 opções de pintura, fotogravado e máscara de pintura. Como de costume nos produtos da Eduard, o novo modelo do Sopwith Camel 1/48 apresenta alta qualidade da injeção, sem rebarbas ou falhas. Os detalhes são finos e adequados a escala. O conjunto de fotogravados traz painel de instrumentos, cintos coloridos, detalhes do motor, detalhes do armamento, detalhes internos e externos da aeronave. Acompanha também uma folha de máscaras para pintura.
Os decalques das marcações e estênceis são de fabricação da própria Eduard, com o novo filme que pode ser retirado após a aplicação, fazendo com que as marcações copiem perfeitamente os detalhes em baixo relevo do modelo. Com ótima qualidade e impressão de alta resolução, representam perfeitamente as inscrições das 5 possíveis pinturas do caça inglês. Como já verificado em outros reviews de montagem, os decalques da Eduard são finos, perfeitamente opacos e soltam-se da folha rapidamente após banhado em água morna. Fáceis de manipular durante a aplicação, não são quebradiços e aderem com perfeição.
O manual de instruções tem 16 páginas coloridas em papel couché, textos em checo e inglês, o mapa de peças, com a tabela de cores (referenciada com as tintas para a linha da Gunze Sangyo) e os símbolos de montagem. Logo após as instruções de montagem e o mapa de aplicação das máscaras de pintura e as ilustrações dos esquemas de pintura, tudo muito claro e bem impresso. Clique aqui para ver o Manual.
Esta versão Profipack oferece 5 opções de pintura, são elas:
Recomendo tremendamente para modelistas de todos os níveis este ótimo modelo da Eduard, pois a qualidade da engenharia de construção da Eduard facilita muito o trabalho de montagem do kit.
Obrigado à Eduard pelo envio do exemplar para review!