O PZL P.11 foi um avião de combate polonês, projetado no início dos anos 1930 pela PZL, em Varsóvia. Foi, por um breve período de tempo, o avião de combate mais avançado de sua época. O PZL P.11 serviu como a principal arma de defesa da Polônia na campanha de 1939, mas com os rápidos avanços no design de aeronaves no final da década de 1930 (vistos em caças como o Messerschmitt Bf 109), ele ficou superado por seus rivais logo no início da guerra.
O primeiro protótipo, P.11 / I, voou em agosto de 1931. Seguiram-se dois protótipos ligeiramente modificados, o P.11 / II e o P.11 / III. A primeira variante encomendada pela Força Aérea da Polônia foi a P.11a, considerada um modelo provisório e construída em uma série de 30 aeronaves, utilizando o motor radial Bristol Mercury IV S2, de 575 cv, produzido na Polônia sob licença.
A variante final para a força aérea polonesa, a P.11c, teve uma nova e refinada fuselagem, com o motor em uma posição mais baixa, para dar ao piloto uma melhor visão frontal. A parte central das asas também foi modificada. A produção do P.11c começou em 1934 e 175 unidades foram produzidas. A primeira série, de aproximadamente 50 aeronaves, foi equipada com Mercury V S2 de 600 hp, o restante com Mercury VI S2 de 630 hp.
A Mirage Hobby lançou recentemente o modelo do PZL P.11c, na escala 1/48, com uma nova embalagem e um conjunto de detalhemento adicional. Baseado no modelo lançado no início dos anos 2000, o modelo é composto de duas árvores injetadas em plástico cinza, com finas linhas de painel em baixo relevo, boa qualidade da injeção, sem rebarbas ou falhas. Os detalhes são finos e adequados a escala, como o reprodução da superfície em metal corrugado das asas e dos profundores, o interior da cabine de pilotagem e o motor. A transparência é de boa qualidade sem falhas e com pouca distorção.
O conjunto de detalhemante é composto das seguintes peças:
– Uma árvore de fotogravados em metal natural, com painel de instrumentos, cintos de segurança, detalhes internos e externos da aeronave;
– Uma folha de máscaras para pintura do canopy e das rodas;
– Um radiador em metal branco;
– Duas figuras em metal branco;
– Cabo da antena;
– Uma folha de decalques para uma versão de pintura.
O manual de instruções tem 04 páginas em preto e branco, em papel couché, em formato A4, textos em polonês e inglês, um breve histórico do PZL P.11c, o esquema de instalação das antenas, o mapa das máscaras de pintura e o esquema de pintura das figuras. Logo após as instruções de montagem, a tabela de símbolos de montagem e a tabela de cores, com referências para as tintas das marcas Kolor, Humbrol e Vallejo. Na última página, as ilustrações dos esquemas de pintura e o esquema de aplicação dos decalques dos estênceis do avião, tudo claro e bem impresso.
A Mirage Hobby, tradicional marca polonesa de modelismo, famosa por seus belos modelos da força aérea polonesa, nos oferece mais esta opção de montagem deste belo caça monoplano. Recomendo tremendamente para modelistas de todos os níveis, admiradores da avião polonesa!
Obrigado à Mirage Hobby pelo envio dos exemplares para review!