O Avião
Em 1940 o governo Frances fez uma encomenda de 200 dos novos P-39, no entanto a derrota para ao alemães fez com que a ordem acabasse sendo assumida pela Inglaterra que aumentou o pedido para 475. No entanto foram solicitadas algumas modificações, o canhão de 37 mm deveria ser substituído por um Hispano de 20 mm, as metralhadoras .50 do nariz deveriam ser substituídas por duas .303 , padrão usado pelos ingleses, e mais 4 .303 deveriam ser instaladas, duas em cada asa. No entanto quando receberam os primeiros exemplares os ingleses verificaram que com a retirada do supercharger, por insistência do exército americano, o desempenho ficara bem aquém do prometido e cancelaram toda a ordem. Com a entrada dos EUA na guerra, que levou a uma urgente necessidade de novos aviões, os exemplares rejeitados pelos ingleses foram incorporados a força aérea do exército americano, muitos ainda com pintura e seriais ingleses, sob a designação de P-400. Estes foram enviados para esquadrões americanos servindo na Austrália, Nova Guiné e Guadalcanal.
O Kit
O kit do P-400 da Arma Hobby traz as mesmas arvores dos modelos que já revisamos, os P-39Q e P-39N, a única diferença é uma nova cobertura para as metralhadoras do nariz, produzida em resina 3D e os novos decais. Por padrão todos os kits da Arma Hobby agora vêm acompanhados de uma folha de máscaras para pintura de transparências e rodas.
O kit é muito bem injetado sem falhas ou rebarbas, com linhas de painel finas e rebites adequados a escala, tudo bem representado
O interior é muito detalhado, temos o piso, banco, manche, painel de instrumentos, pedais, colimador, console, detalhes internos nas duas metades da fuselagem e o fechamento traseiro. As dificuldades com kits de rodas dianteiras são o cálculo do peso necessário para que ele fique corretamente apoiado sobre as rodas e como decidir o seu posicionamento. Neste caso a Arma Hobby facilitou muito a vida do modelista, logo a frente do painel de instrumentos temos uma peça com três recessos, onde devem ser instaladas três esferas metálicas (fornecidas com o kit), para dar o peso correto na parte da frente do modelo.
Nas asas temos a parte interna do trem de pouso representada parte na face interna da parte superior, com as paredes laterais na face inferior. Os profundores e o leme vertical são peças separadas, e podem ser representados acionados, no entanto a representação das superfícies enteladas me pareceu um pouco exagerada.
Os trens de pouso são bem representados, com detalhes internos nas portas e estruturas bem detalhadas. As rodas têm ótimos detalhes e já vem com a deformação para representar o peso do avião.
Temos dois tipos de descargas e três tipos de hélices todos bem representados. As descargas são fechadas e abrir as saídas não será uma tarefa simples, acessórios em resina ou 3D que substituam estas partes serão bem-vindos. Os adicionais são bombas e tanques de combustível externos.
Pequenos detalhes como armas e antenas são todos bem representados.
As transparências são de ótima qualidade, finas, perfeitamente translucidas e sem distorções, incluindo as portas, o colimador e o farol. Faltam apenas as luzes de navegação que são representadas na própria asa. Os frames na parte traseira do canopy me pareceram um pouco mais espessos do que seria o ideal. No kit temos ainda as máscaras para pintura do canopy e rodas.
Os decais, feitos pela Techmod, são bem impressos, com filme fino, cores sólidas e sem falhas de registro. Com eles é possível fazer até 3 versões diferentes conforme ilustrado no manual.
O manual todo colorido traz as imagens das arvores, mas sem indicação de número das peças, e a história do avião em inglês e polonês. O passo a passo é bem ilustrado, com indicações claras do processo de montagem indicando em vermelho pontos que devem ser fechados, abertos ou removidos, dependendo da versão.
Conclusão
Mais uma versão do P-39 com o mesmo conjunto de arvores, com ótima qualidade de injeção, detalhes finos e bem representados, ótimos decais e mascaras de pintura.
Obrigado à Arma Hobby pelo exemplar deste review