Em 1948, o escritório de design MiG desenvolveu um projeto de caça a jato de alto desempenho chamado I-310. Ele incorporou alguns recursos avançados, como uma varredura de asa de 35 graus, e prometia ter ótima performace. No entanto, o design carecia de um componente essencial: um motor adequado. Esse problema foi resolvido quando o governo britânico autorizou a empresa Rolls-Royce a exportar seu motor Nene para a Rússia. Assim que o escritório de design russo Klimov recebeu os motores, eles imediatamente desenvolveram sua própria cópia do Nene, chamada Klimov RD-45. Dentro de alguns meses, o primeiro protótipo da I-310 havia voado com o novo motor. A aeronave foi re-designada MiG-15 e entrou em serviço no início de 1949.
No final do ano, a versão melhorada do MiG-15bis apareceu, e uma versão de treinador de dois lugares, o MiG-15UTI, também foi introduzida. Em 1950, as forças aéreas ocidentais ficaram surpresas com a capacidade de combate do novo design nos céus da Coréia. O MiG-15 pode subir, ultrapassar e voar mais alto que o F-86 Sabre fabricado nos EUA. Felizmente, os pilotos aliados estavam mais bem treinados e tinham melhor equipamento instalado em suas aeronaves, e eles prevaleceram contra o MiG.
Com base no modelo do MiG-15 – 1/144, lançado em 2104, a Eduard lançou em 2017 o primeiro modelo do MiG-15 UTI. Relançando em fevereiro deste ano com 8 novas pinturas, na série “Super 44”. Trata-se de um pacote com peças para montar dois modelos completos, composto de dois conjuntos com 1 árvore em plástico cinza de alta qualidade e 01 em plástico transparente. As peças não apresentam rebarbas ou falhas, com linhas de painel em baixo relevo, com espessura compatível com a escala. Acompanha os conjuntos uma folha de decalques, com marcações para oito opções de pintura que representam perfeitamente as inscrições do treinador russo.
O manual de instruções tem 16 páginas coloridas em papel couché, textos em checo e inglês, um breve histórico do MiG-15 UTI, o mapa de peças, com a tabela de cores (referenciada com as tintas para a linha da Gunze Sangyo) e os símbolos de montagem. Logo após as instruções de montagem e o mapa de aplicação das máscaras de pintura e as ilustrações dos esquemas de pintura, tudo muito claro e bem impresso.
Esta versão “Super 44” oferece 8 opções de pintura, são elas:
Os decalques das marcações e estênceis são de fabricação da própria Eduard, de ótima qualidade e impressão de alta resolução, representam perfeitamente as inscrições do caça russo. Como já verificado em outros reviews de montagem, os decalques da Eduard são finos, perfeitamente opacos e soltam-se da folha rápidamente após banhado em água morna. Fáceis de manipular durante a aplicação, não são quebradiços e aderem com perfeição.
Acompanhando a versão “Super 44” do MiG-15 UTI, a Eduard lança um fotogravado específico para o modelo. Nele você vai encontrar diversos detalhes do interior da cabine de pilotagem, cintos de segurança, painéis, etc. Assim como diversos detalhes do exterior do caça, detalhes das portas dos trens de pouso, das asas, antenas, e outros. Clique aqui para ver o manual.
Acompanhando os lançamentos dos modelos das versões Profipack e Limitadas, a Eduard vende, somente em seu site e durante todo o mês do lançamento, em caixa simplificada, contendo apenas as árvores do kit, sem decais, fotogravados, máscaras e nem as instruções, as chamadas versões “Overtree”, que destinam-se aos modelistas que porventura já possuam o kit Profipack ou Edição Limitada e queiram, com baixo custo, montar outras versões com os decais restantes. A esse kit podem também ser adicionas as inúmeras opções de decais e detalhamento disponíveis, da Eduard e de outros fabricantes.
Recomendo tremendamente este lançamento da Eduard para modelistas que gostam da escala 1/144, escala esta que ultimamente tem crescido muito em todo o mundo, devido a entrada no mercado de novas marcar e modelos de alta qualidade, com um incrível nível de detalhamento para esta pequenina escala. Com detalhes refinados e a qualidade da engenharia de construção da Eduard, a marca theca vai crescendo cada dia mais na 1/144.
Obrigado à Eduard pelo envio do exemplar para review!