O Schneider Grunau Baby é um planador de um só assento construído pela primeira vez na Alemanha em 1931. Com cerca de 6.000 exemplares construídos em cerca de 20 países. Era relativamente fácil construir a partir de suas plantas, voava bem e era forte o suficiente para lidar com acrobacias leves e com pouso forçado ocasional.
O Grunau Baby foi um planador muito importante para o desenvolvimento do movimento de planadores no Brasil, como foi em todo o mundo. Além disso, foi o primeiro planador produzido em série em nosso país. Muito poucas pessoas sabem disso, mesmo aqui no Brasil.
A expedição alemã de 1934 foi responsável por um grande impulso ao movimento de planadores em nosso país. As histórias dos vôos são maravilhosamente descritas no livro de Peter Riedel: “Über Sonnige Weiten”. Em 17 de fevereiro de 1934, Hanna Reitsch em seu pequeno Grunau Baby (D-Christian) estabeleceu o recorde mundial de altitude feminina de 2200 metros, sobrevoando o Campo dos Afonsos, no estado do Rio de Janeiro. Assim começou a longa história dos Grunau no Brasil, que pode ser lida neste link.
O kit é um típico kit feito com moldes de curta produção (Short Run), injetado em plástico bege, com algumas poucas rebarbas e finamente detalhas, principlamente nas asas, no profundor e no leme, que representam em baixo relevo as estruturas destas superfícieis de comando. Acompanha um fotogravado em metal natural com painel, cintos de segurança e detalhes externos do planador, uma folha de acetato com os instrumentos do painel, visores da fuselagem e o parabrisa. Como todo kit short run, não possui pinos de encaixe, porém verifcamos que os encaixes são precisos, nada que um modelista com alguma experiência não possa resolver.
A folha de decais é excelente, cores sólidas, registro perfeito e com o filme fino, permitindo fazer as duas versões brasileiras indicadas na parte de traz da caixa.
O manual é bem simples, com 04 páginas em papel sulfite A5, impresso em preto e branco, incluindo a numeração das peças, as cores recomendadas e indicação de montagem clara.
O kit é bastante detalhado, apesar da simplicidade do planador, mas a falta de pinos de alinhamento o faz mais indicado para modelistas com alguma experiência. Um belo kit desse planador que faz parte da história da aviação no Brasil, recomendado para quem gosta de planadores e aviões de treinamento.
Agradecemos a FLY pelo exemplar deste review