O FW 190A-8
O FW 190 dispensa apresentações. Basta lembrar que os projetos da última geração de caças aliados com motor a pistão (notadamente os Hawker Fury / Sea Fury e Grummann F8F Bearcat) foi fortemente influenciada pelo avião que causou um verdadeiro terror quando surgiu nos céus do Front Ocidental em 1941.
O A-8 foi a última versão do 190 com motor radial produzida em massa e começou a ser entregue às unidades nos primeiros meses de 1944. Era basicamente similar ao A-7, só que dotado de um tanque extra à ré do cockpit, que podia ser usado para combustível ou água/metanol e o pitot deslocado para a extremidade da asa. A posição do pitot e o painel circular sob a fuselagem que dá acesso ao tanque estão entre os principais elementos para a identificação visual da versão.
O armamento padrão dos A-8 era composto por duas metralhadoras de 13mm MG 131 na capota entre o motor e o cockpit e quatro canhões de 20mm MG 151/20 nas asas. Diversos exemplares tinham os canhões externos das asas removidos, o que aliviava peso e tornava os aviões mais ágeis e velozes para missões de combate a caças inimigos. Por outro lado, muitos A-8 foram adaptados para o combate a bombardeiros, recebendo blindagem extra e/ou armamento reforçado pelos canhões MK 108 de 30mm.
Mais de duas mil unidades foram fabricadas do A-8, tornando-a versão mais produzida do Focke Wulf 190. Sua produção continuou até a derrota final da Alemanha na II Guerra.
O kit
A primeira impressão que tive ao examinar as árvores deste kit foi de déjà vu. A concepção deste kit é muito semelhante à do (excelente) FW 190 1/72 da Eduard, do qual já montei alguns há não muito tempo, praticamente um scale-up.
A Eduard vem organizando a sua série de FW 190A de uma forma inteligente. Por meio de uma estratégia de fornecer algumas árvores comuns e outras específicas para cada versão, é possível montar os kits com maior facilidade e precisão, sem problemas como recortes para receber minúcias entre as muitas variantes. Neste review apresentamos uma visão geral do kit, com destaque para as peças que diferenciam os FW 190A-8 das demais versões.
As árvores comuns são as denominadas A, B, C e N (esta última contando as transparências). Especificamente para o A-8, o kit traz as árvores I (asas) e S (fuselagem).
Duas folhas de decais completam o kit. A primeira traz marcações que permitem decorar uma de cinco opções, a segunda, um pouco menos, um conjunto completo de estênceis. Os decais são impressos pela própria Eduard e qualidade é excelente, com os decais impressos em perfeito registro, com filme fino e adequadamente elástico e bom adesivo – tudo ao par com os melhores do mercado.
Os consoles laterais do cockpit (PE23 e PE24) parecem um pouco menos elaborados que as peças em estireno C15 e C20, que trazem detalhes mais próximos aos de diversas referências (como, por exemplo, o Fugzeug-Handbuch do FW 190A-8). Uma opção, um pouco mais trabalhosa mas com potencial para proporcionar um resultado mais acurado, é usar as peças C15 e C20 pintadas e depois decoradas com os decais 41 e 42. A peça C20, curiosamente, traz o relógio moldado na posição correta, mas o decal C42 não o representa; o relógio está no canto inferior do decal 40 – basta recortar e aplicá-lo no lugar correto.
O kit traz uma interessante coleção de esquemas de pintura que é representativa de vários dos teatros onde o FW 190A-8 foi empregado e foge do lugar comum dos aviões dos ases mais famosos. Gostei da seleção.
A – 6./JG 300, München-Neubiberg, Abril-Maio de 1945. W. Nr. 171180, fabricado na FW Cottbus entre Junho e Agosto de 1944.
B – 12./JG 5, Herdla, Noruega, Primavera de 1945. W.Nr. 350189, fabricado pela FW Aslau entre Julho e Setembro de 1944.
C – Uffz. Ernst Schröder, 5./JG 300, Löbnitz, Outubro de 1944. W.Nr. 172733, fabricado pela FW Cottbus entre maio e junho de 1944.
D – Ofhr. Walter Köhne, 3./JG 1, Bad Lippspringe, Germany, May 1944. W.Nr. 731070, fabricado pela Ago-Werke em Oschersleben, junho de 1944.
E – Stab/JG 4, Jüterbog-Damm, Primavera de 1945. W.Nr. 960542, fabricado pela Norddeutsche Dornier em Wismar, final de 1944
Conclusões
O kit tem uma engenharia bem mais simples do que a das edições antigas do FW 190 1/48 da Eduard. Isto certamente facilitará a montagem e proporcionará na maioria dos casos um resultado final melhor. Os detalhes deste kit, embora simplificados em áreas como o motor e o armamento, são muito bem elaborados. Os modelistas que desejarem superdetalhar algumas áreas poderão fazê-lo mediante a aquisição de conjuntos como os que a própria Eduard oferece.
As opções de decoração saem um pouco do lugar-comum dos aviões dos ases consagrados, os decais são de excelente qualidade, os fotogravados agregam valor ao que é essencial e as máscaras são exatas. Um belo kit na caixa, que promete uma montagem fácil e precisa. Altamente recomendado!