O avião
O Dewoitine D.500 era um avião de caça monoplano todo em metal, com cabine aberta e trem de pouso fixo, projetado e produzido pelo fabricante de aeronaves francês Dewoitine.
Desenvolvido a partir de uma especificação emitida pelo Ministério da Aeronáutica da França em 1930, o D.500 foi desenvolvido para ser um substituto mais capaz para o Nieuport 62. Encomendado pela Força Aérea Francesa em novembro de 1933 e introduzido em seu modelo inicial em 1935, o projeto foi desenvolvido em várias variantes, mais notavelmente o D.510, que foi re-motorizado com o motor mais potente, o Hispano-Suiza 12Ycrs. O modelo provou ser uma aeronave relativamente popular durante o período entre guerras. Na França, além das unidades da Força Aérea Francesa, um modelo especializado do tipo, o D.501, também foi adquirido pela Aviação Naval Francesa para operações de porta-aviões. Além de seu uso na França, o D.500 viu várias vendas de exportação e avaliações por potenciais clientes importantes, incluindo o Império do Japão, a União Soviética e o Reino Unido.
O D.500/D.501 entrou em combate com vários operadores. Durante a Guerra Civil Espanhola, foi sub-repticiamente fornecido à Força Aérea Republicana Espanhola; também foi pilotado pela Força Aérea da República da China contra os invasores japoneses durante a Segunda Guerra Sino-Japonesa. Durante o final da década de 1930, o tipo foi amplamente substituído por uma nova geração de caças franceses, que normalmente apresentavam outras inovações, como cockpits fechados e trem de pouso retrátil, e incluíam o sucessor direto do projeto, o Dewoitine D.520. Apesar de serem em grande parte obsoletos, os D.500s e D.510s foram operados pela Força Aérea Francesa durante os primeiros meses da Segunda Guerra Mundial, este último permanecendo em uso até o final da Batalha da França e assinatura do Armistício de 22 de junho de 1940 entre a França e a Alemanha nazista.
(fonte: Wikipedia)
Os únicos kits deste avião na 1/72 são os da Smer e o da Pavla, ambos com problemas de qualidade. Assim que a KP anunciou uma serie dos modelos 500/501/510, criou-se a expectativa de uma boa melhora, mas infelizmente não é o que se vê neste review.
O Kit
A qualidade da injeção deixa muito a desejar, peças grossas para a escala e com pouca definição, linhas de painel irregulares e em alguns pontos incompletas ou passado dos limites entre os painéis, pontos de contato com as arvores invadindo as peças, tudo que não se esperaria de um modelo com injeção atual, mesmo sendo de uma companhia do leste europeu que sempre trabalhou com moldes mais simples. Com as arvores que vem no kit é possível fazer as três versões, mudando apenas a embalagem e os decais. Temos duas fuselagens, três hélices, três coberturas para o motor, dois painéis de instrumentos e três conjuntos de cobertura para as rodas, é preciso ver no manual quais devem ser usadas dependendo da versão. O interior tem assento, pedais, cintos em decal, manche, painel de instrumentos e encosto para a cabeça do piloto, além de alguns detalhes nas paredes internas. Tudo com uma injeção bruta e com detalhes pouco definidos. As asas tem detalhes bons, mas são prejudicadas pela irregularidade das linhas de painel. O grande radiador embaixo da fuselagem tem uma simulação bastante simplificada das grelhas de ventilação. As superfícies de controle e seus montantes, sofrem o mesmo problema de excesso de espessura que vemos em todo o kit. As rodas e as coberturas têm uma boa representação, mas os montantes são mais uma vez muito exagerados para a escala. A pequena transparência é bem translucida e sem distorções.
A folha de decais é bem impressa com filme fino, cores solidas e sem falhas de registro, permitindo-se fazer três versões diferentes conforme mostrado no fundo da caixa.
O manual pequeno, bem impresso, tem o histórico da aeronave, mapa das arvores e o passo a passo bem diagramado.
Conclusão
Este kit lembra muito os antigos “short run”, quando a tecnologia para uma melhor injeção só estava ao alcance de empresas maiores. Nos dias atuais, com praticamente todas as empresas do ramo apresentando sensível melhora na qualidade dos kits, o D 500/501/510 da KP fica bastante prejudicado. Indicado apenas para modelistas experientes e que não se incomodem com a falta de detalhes e as inconsistências da representação deste avião muito interessante.