Introdução
Relegado a um segundo plano pelos americanos e britânicos, o Bell P-39 encontrou um espaço quase perfeito nas mão dos pilotos da VVS Soviética. As características do avião – excelentes velocidade e maneabilidade em baixas altitudes, resistência e um incrível poder de fogo – adaptavam-se extremamente bem às condições do combate aéreo no Front Oriental da Europa, no qual foi primordialmente empregado na função de superioridade aérea. Os soviéticos receberam 4.719 dos 9.588 Airacobras produzidos.
O Airacobra, pouco ortodoxo mas bastante sofisticado e confortável para os padrões soviéticos, era muito apreciado pelos seus pilotos. Vários tornaram-se ases comandando os Cobras. Entre eles, Rechkalov, Pokryshkin, Kozhevnikov, Kublov e Sukhov, todos com aviões seus retratados nesta edição.
O kit
Esta é mais uma reedição do aclamado kit 1/48 da série dos P-39/P-400 da Eduard, lançada inicialmente no ano 2000.
Este mesmo kit já foi objeto de diversos reviews por nós da APRJ, que podem ser acessados clicando nos links:
8473 – P-39Q AIRACOBRA WEEKEND EDITION
1152 – P-39 AIRACOBRA OVER NEW GUINEA “DUAL COMBO” LIMITED EDITION
84163 – P-39N AIRACOBRA WEEKEND EDITION
8066 – P-39 L/N PROFIPACK EDITION
1161 – GUADALCANAL COBRAS LIMITED EDITION DUAL COMBO
Desta vez recebemos em uma ampla caixa dois kits completos do P-39, com todas as peças para se montar aviões das séries K, N e Q. Completam o kit básico composto por oito árvores de peças, seis das quais em poliestireno cinza e duas em poliestireno transparente, uma grande folha de decais com decorações para dez diferentes aeronaves, uma folha dupla de máscaras e três folhas de fotogravados. Dessas, duas são convencionais (iguais) e uma colorida, com a nova tecnologia de impressão da Eduard que permite maior resolução e até as faces transparentes dos instrumentos são replicadas com exatidão. Nesta folha percebe-se uma limitação desta edição, pois somente um kit da série K, um da série N e um da série Q podem ser montados com os painéis em fotogravado – somente um painel de cada é fornecido.
As instruções seguem o padrão usual das edições mais refinadas da Eduard e podem ser baixadas neste link.
Opções
O kit propõe dez opções de decoração, das quais podem ser escolhidas duas (com a limitação de que somente um K, um N e um Q podem ser montados usando o total potencial do kit):
A – P-39K-1, s/n 42-4480, 494. IAP, 303. IAD, Área de Smolensk, outono de 1943
B – P-39N-0, s/n 42-8747, Guard Captain Grigoriy Andreevich Rechkalov, 16. GIAP, Alemanha, primavera de 1945
C – P-39N-1, s/n 42-9434 , Senior Lieutenant Alexandr Fedorovich Klubov, 16. GIAP, Polônia Oriental, agosto de 1944
D – P-39N-0, s/n 42-9004, Guard Captain Alexandr Ivanovich Pokryshkin, 16. GIAP, Kuban, URSS, maio de 1943
E – P-39Q, Guard Senior Lieutenant Konstantin Vasilievich Sukhov, 16. GIAP, Aslau, Alemanha, março de 1945
F – P-39Q-10, 212. GIAP, 22. GIAD, Stockerau, Austria, 1946
G – P-39Q-15, s/n 44-2567, 68. GIAP, 5. GIAD, 1. Báltico, inverno de 1944 – 1945
H – P-39Q-15, 213. GIAP, Alemanha, primavera de 1945
I – P-39Q, Guard Major Anatoliy Leonidovich Kozhevnikov, 212. GIAP, 22. GIAD, Dabern, Alemanha, maio-junho de 1945
J P-39Q-30, s/n 44-71147, 213. GIAP, 22. GIAD, Alemanha, primavera de 1945
Conclusão
Trata-se de uma edição imperdível para os admiradores do Airacobra e da Aviação Soviética no período da Grande Guerra Patriótica contra o Terceiro Reich. A diversidade de decorações possíveis certamente colocará o modelista diante do difícil dilema de escolher dois apenas para montar. Uma solução possível é adquirir mais alguns overtrees e completar a coleção.
Montei há não muito tempo atrás um Airacobra da Eduard (o #8472 Air-A-Cutie) e fiquei bastante satisfeito, tanto com a montagem quanto com o resultado final. Com base nisso, posso recomendar enfaticamente esse kit para modelistas com nível intermediário, capazes de trabalhar confortavelmente com peças em fotogravado que abundam nesta edição.
Obrigado à Eduard pelo envio do exemplar para review!