O kit – A6M2 Zero Type 11
A nova aeronave entrou em serviço em 1940 com o motor Sakae 12 de 940cv e recebeu a designação oficial Rei shiki Kanjo sentoki (caça de porta-aviões Tipo 0), sendo o “zero” derivado do ano imperial 2600 (1940). Os pilotos japoneses geralmente o abreviavam como “Rei-Sen”. Essa também foi a origem do nome Zero frequentemente usado pelos pilotos aliados, em vez do codinome oficial, derivado do nome masculino Zeke. Como parte do sistema da Marinha, a nova aeronave recebeu a designação de tipo A6M, onde A6 significava que era o sexto caça de porta-aviões a entrar em serviço, e M representava o nome da empresa Mitsubishi. A primeira versão de combate implantado foi o A6M2 Tipo 11, projetado para bases terrestres. Portanto, não possuía pontas das asas dobráveis, gancho de travamento, nem era equipado com uma antena DF e equipamentos de rádio associados. A Mitsubishi produziu um total de 65 exemplares desta versão entre dezembro de 1939 e novembro de 1940. Pequenas modificações foram feitas durante a produção, em parte com base na experiência das unidades de combate. Três aeronaves Type 11 foram usadas para modificações relacionadas ao uso planejado nos Zeros para serviço em porta-aviões. O Zero Type 11 foi implantado com sucesso em o campo de batalha chinês começando no verão de 1940, como parte do 12º KokOtai, partindo de aeródromos na China, e começando no outono de 1940, com o 14º Kokirtai, partindo de bases na Indochina Francesa. No primeiro confronto aéreo com o inimigo, em 13 de setembro de 1940, os pilotos de Zero do 12º Kokirtai conquistaram 27 vitórias. Em setembro de 1941, os caças de ambas as unidades abateram um total de 103 aeronaves e destruíram outras 163 no solo. Três Zeros foram perdidos em combate, mas todos foram abatidos por fogo antiaéreo. O Zero mudou fundamentalmente o equilíbrio de poder na guerra aérea no campo de batalha chinês. Mas os Aliados minimizaram as notícias vindas da China até 7 de dezembro de 1941.
No mês de janeiro a Eduard apresentou o A6M2 Zero Type 21 “Profipack”, na escala 1/48, primeiro modelo do novo Zero da Eduard da linha “Profipack”. Agora, entre os lançamentos do mês de junho, a Eduard apresente uma nova versão do Zero, dando seguimento a prometida série com todas as variantes do caça japonês. Com o novo padrão de embalagem da linha “Profipack”, mantendo a altíssima qualidade da edição inicial. O novo modelo do A6M2 Zero apresenta alta qualidade da injeção, sem rebarbas ou falhas. Os detalhes são finos e adequados a escala. O interior da cabine de pilotagem é belamente detalhado, a superfície externa do caça é finamente detalhadas. As transparências são de ótima qualidade sem falhas ou distorções. O conjunto de fotogravados traz painel de instrumentos, cintos coloridos, detalhes internos e externos da aeronave. Acompanha também uma folha de máscaras para pintura do canopy.
Os decalques das marcações e estênceis são de fabricação da própria Eduard, com o novo filme que pode ser retirado após a aplicação, fazendo com que as marcações copiem perfeitamente os detalhes em baixo relevo do modelo. Com ótima qualidade e impressão de alta resolução, representam perfeitamente as inscrições das 5 possíveis pinturas do lendário caça japonês. Como já verificado em outros reviews de montagem, os decalques da Eduard são finos, perfeitamente opacos e soltam-se da folha rapidamente após banhado em água morna. Fáceis de manipular durante a aplicação, não são quebradiços e aderem com perfeição.
O manual de instruções tem 20 páginas coloridas em papel couché, em formato A4, textos em checo e inglês, um breve histórico do A6M2 Zero, o mapa de peças, com a tabela de cores (referenciada com as tintas para a linha da Gunze Sangyo) e os símbolos de montagem. Logo após as instruções de montagem e o mapa de aplicação das máscaras de pintura, as ilustrações dos esquemas de pintura e o esquema de aplicação dos decalques e dos estênceis do avião, tudo muito claro e bem impresso. Clique aqui para ver o manual
Esta versão “Profipack” oferece 5 belas opções de pintura, são elas:
Acompanhando o lançamento do A6M2 Type 11, a Eduard lançou um conjunto em resina da versão inicial dos escapamento do caça, da nova linha “Print” de produtos em resina impressa. Com excelente qualidade, isento de rebarbas e com detalhes incríveis, o conjunto é composto de quatro peças em resina cinza, que substitui as peças em plástico sem a necessidade de qualquer alteração no modelo. Clique aqui para ver o manual
A Eduard apresenta uma nova sequência de modelos de primeira qualidade desse lendário e caça japonês, prometendo lançar todas as versões existentes do Zero nos próximos anos. Recomendo tremendamente para modelistas de todos os níveis, pois a qualidade da engenharia de construção da Eduard facilita muito o trabalho de montagem do kit.