Esta é a primeira parte de um review-montagem, agora do kit que foi lançado em abril de 2019 pela Eduard. Aqui apresentamos o conteúdo da caixa e as opções de decoração. Oportunamente publicaremos um artigo descrevendo mais detalhadamente o kit e a nossa experiência com a sua montagem.
O FW 190A-8
O FW 190 dispensa apresentações. Basta lembrar que os projetos da última geração de caças aliados com motor a pistão (notadamente os Hawker Fury / Sea Fury e Grummann F8F Bearcat) foi fortemente influenciada pelo avião que causou um verdadeiro terror quando surgiu nos céus do Front Ocidental em 1941.
O A-8 foi a última versão do 190 com motor radial produzida em massa e começou a ser entregue às unidades nos primeiros meses de 1944. Era basicamente similar ao A-7, só que dotado de um tanque extra à ré do cockpit, que podia ser usado para combustível ou água/metanol e o pitot deslocado para a extremidade da asa. A posição do pitot e o painel circular sob a fuselagem que dá acesso ao tanque estão entre os principais elementos para a identificação visual da versão.
O armamento padrão dos A-8 era composto por duas metralhadoras de 13mm MG 131 na capota entre o motor e o cockpit e quatro canhões de 20mm MG 151/20 nas asas. Diversos exemplares tinham os canhões externos das asas removidos, o que aliviava peso e tornava os aviões mais ágeis e velozes para missões de combate a caças inimigos. Por outro lado, muitos A-8 foram adaptados para o combate a bombardeiros, recebendo blindagem extra e/ou armamento reforçado pelos canhões MK 108 de 30mm.
Mais de duas mil unidades foram fabricadas do A-8, tornando-a versão mais produzida do Focke Wulf 190. Sua produção continuou até a derrota final da Alemanha na II Guerra.
O kit
A primeira impressão que tive ao examinar as árvores deste kit foi de déjà vu. A concepção deste kit é muito semelhante à do (excelente) FW 190 1/72 da Eduard, do qual já montei alguns há não muito tempo, praticamente um scale-up.
A Eduard vem organizando a sua série de FW 190A de uma forma inteligente. Por meio de uma estratégia de fornecer algumas árvores comuns e outras específicas para cada versão, é possível montar os kits com maior facilidade e precisão, sem problemas como recortes para receber minúcias entre as muitas variantes. Neste review apresentamos uma visão geral do kit, com destaque para as peças que diferenciam os FW 190A-8 das demais versões.
As árvores comuns são as denominadas A, B, C e N (esta última contando as transparências). Especificamente para o A-8, o kit traz as árvores I (asas) e S (fuselagem).
As asas (Árvore I) trazem as características da série A-8, como as bolhas sob as asas para abrigar os canhões MG 151/20 e seu sistema de ejeção de cartuchos usados. As bolhas retangulares (peças B27 e B28) também associadas aos canhões podem ser adicionadas às superfícies superiores das asas dependendo da opção de decoração escolhida; para tanto, será necessário abrir pequenos orifícios-guia nas peças I2 e I3. Diversas referências afirmam que estas bolhas retangulares estavam presentes em todas as asas de A-8s; a Eduard recomenda a sua instalação em apenas algumas das opções de decoração (B e E). Não consegui encontar referências que suportem a recomendação da Eduard a respeito da não instalação das peças B27 e B28 nas asas superiores nas opções A, C e D. Outro diferencial importante para o A-8 é a presença do painel de acesso ao tanque de MW50 situado à ré do cockpit, representado na peça I1. As peças I1 e I3 também prevêm o pitot (C57) na ponta da asa, com uma pequena reentrância para sua instalação.
As peças S1 e S2 apresentam corretamente os diferenciais dos A8, como a porta de acesso ao tanque de MW50 a bombordo e os paineis de acesso ao rádio (a boreste) e ao interior da fuselagem de ré (a bombordo). Ainda sobre a fuselagem, o kit oferece uma peça separada e específica para a cobertura das metralhadoras MG 131 (B3) que parece bastante correta comparada com fotos das referências.
Como nas edições Profipack, acompanham este kit a tradicional folha de fotogravados, uma pequena folha com máscaras para pintura do canopi e das rodas e o folheto de instruções, todos muito bem realizados como de costume. Várias das peças fotogravadas são pré-pintadas, com a atual tecnologia denominada “steel” pela Eduard, com a pintura em melhor resolução e com as faces dos instrumentos já recobertas por um verniz transparente que emula os vidros dos mostradores. A definição da pintura dos cintos de segurança, em particular, é muito boa.
Duas folha de decais completam o kit. A primeira traz marcações que permitem decorar uma de cinco opções, a segunda, um pouco menos, um conjunto completo de estênceis. Os decais são impressos pela própria Eduard e qualidade é excelente, com os decais impressos em perfeito registro, com filme fino e adequadamente elástico e bom adesivo – tudo ao par com os melhores do mercado.
Os consoles laterais do cockpit (PE23 e PE24) parecem um pouco menos elaborados que as peças em estireno C15 e C20, que trazem detalhes mais próximos aos de diversas referências (como, por exemplo, o Fugzeug-Handbuch do FW 190A-8). Uma opção, um pouco mais trabalhosa mas com potencial para proporcionar um resultado mais acurado, é usar as peças C15 e C20 pintadas e depois decoradas com os decais 41 e 42. A peça C20, curiosamente, traz o relógio moldado na posição correta, mas o decal C42 não o representa; o relógio está no canto inferior do decal 40 – basta recortar e aplicá-lo no lugar correto.
Opções
O kit traz uma interessante coleção de esquemas de pintura que é representativa de vários dos teatros onde o FW 190A-8 foi empregado e foge do lugar comum dos aviões dos ases mais famosos. Gostei da seleção.
A – 6./JG 300, München-Neubiberg, Abril-Maio de 1945. W. Nr. 171180, fabricado na FW Cottbus entre Junho e Agosto de 1944.
B – 12./JG 5, Herdla, Noruega, Primavera de 1945. W.Nr. 350189, fabricado pela FW Aslau entre Julho e Setembro de 1944.
C – Uffz. Ernst Schröder, 5./JG 300, Löbnitz, Outubro de 1944. W.Nr. 172733, fabricado pela FW Cottbus entre maio e junho de 1944.
D – Ofhr. Walter Köhne, 3./JG 1, Bad Lippspringe, Germany, May 1944. W.Nr. 731070, fabricado pela Ago-Werke em Oschersleben, junho de 1944.
E – Stab/JG 4, Jüterbog-Damm, Primavera de 1945. W.Nr. 960542, fabricado pela Norddeutsche Dornier em Wismar, final de 1944
Exclusivamente no site da Eduard e por tempo limitado há a opção de se adquirir somente as árvores do kit, sem instruções, decais, fotogravados e máscaras, na econômica versão Overtree. O código do produto é 82147X, que pode ser encomendado a partir deste link. Uma boa opção para quem desejar montar mais de um modelo usando os decais restantes deste kit.
Conclusões
O kit tem uma engenharia bem mais simples do que a das edições antigas do FW 190 1/48 da Eduard. Isto certamente facilitará a montagem e proporcionará na maioria dos casos um resultado final melhor. Os detalhes deste kit, embora simplificados em áreas como o motor e o armamento, são muito bem elaborados. Os modelistas que desejarem superdetalhar algumas áreas poderão fazê-lo mediante a aquisição de conjuntos como os que a própria Eduard oferece.
As opções de decoração saem um pouco do lugar-comum dos aviões dos ases consagrados, os decais são de excelente qualidade, os fotogravados agregam valor ao que é essencial e as máscaras são exatas.
Um belo kit na caixa, que promete uma montagem fácil e precisa. De fato, já iniciamos a montagem deste kit, que oportunamente será publicada aqui.
Altamente recomendado!