O Spitfire dispensa apresentações, tendo sido um ícone da WWII. A versão apresentada pela Eduard neste combo (2 kits completos) é a MK.IX, que sucedeu a versão Mk.V para fazer frente aos FW 190. As versões apresentadas neste combo permitem montar caças MK.IXc (“c” wings) e MK.IXe (“e” wings), sendo que essas diferenças estavam nos armamentos das asas. A versão “C” poderia levar 4 canhões de 20 mm, ou 2 canhões de 20mm e 4 metralhadoras .303. Na versão “E” as 4 metralhadoras .303 foram substituídas por 2 metralhadoras pesadas .50. Ainda poderiam carregar bombas de 250 lb. A versão MK.IX foi a segunda versão mais numerosa de Spitfires a ser construída, com um total de 5653 unidades, senvindo com a RAF até o final da segunda guerra. No pós guerra, muitas nações utilizaram essa versão do Spitifire, Canadá, Tchecoslovaquia, Noruega, Dinamarca, e Israel.
O combo da Eduard, permite a montagem das duas versões. O kit é de extrema qualidade, sem rebarbas, e segue a mesma linha de excelência dos demais Spits produzidos pela Eduard. Todo em baixo relevo fino, e extremamente detalhado, esse combo possui fotogravados para o interior da cabine, máscaras de pintura, decais para várias versões e stenceis (tudo em dobro para permitir ao modelista montar dois aviões). Uma grade apenas para transparências, que são translúcidas e finas. Essa grade é padrão para todos os Spitfires da Eduard, vindo todos os tipos de canopy. O modelista terá que usar aquele referente ao seu modelo.
Os decais possibilitam a construção das seguintes versões, vide folha completa de instruções e marcações neste link:
A – Spitifire MK.IXc, ML214, No 126 Squadron RAF, Harrowbeer Air Base, June 6th, 1944;
B – Spitifire MK.IXc, MK924, F/Sgt Michal Murayda, No 302 Squadron, Chailey, June 1944;
C – Spitifire MK.IXc, MK892, F/Lt C. H. Lazenby, No 222 Squadron RAF, Normandy, June 10th, 1944;
D – Spitifire MK.IXc, MH819, No 310 Suquadron, Appledram Air Base, mid June 1944;
E – Spitifire LF MK.IXe, PL124, No 312 Squadron RAF, June 1944;
F – Spitifire MK.IXe, MK 329, W/Cdr J. E. Johnson, CO of No 144 Wing, June 1944
Interessante que a Eduard se preocupou com detalhes históricos, e produziu um jogo de barris em resina, para permitir a montagem do avião pilotado pelo Wing Comander Johnson, que carregou nos pods de bombas os barris de bebida, um MK.IXe.
Conclusão
Esse combo da Eduard é uma excelente opção para os fãs do Spitfire na escala 1/72, sendo altamente recomendado.
Obrigado à Eduard pelo envio do exemplar para review!