Spitfire Mk.I & Mk.II, IBG, 1/72

O avião

As variantes do Spitifire, Mk I e Mk II, formaram a espinha dorsal do Comando de Caça da RAF durante os primeiros críticos anos da guerra. O Spitfire Mk I tornou-se totalmente operacional em 1938-39 e foi amplamente distribuído entre os esquadrões da linha de frente na época da invasão alemã da França. Equipado com os primeiros motores Rolls-Royce Merlin II e III e armado com oito metralhadoras Browning .303, o Mk I oferecia excelente velocidade, taxa de subida e agilidade — qualidades que rapidamente lhe renderam uma excelente reputação entre os pilotos da RAF e o fez temido por seus adversários alemães. Quando a Luftwaffe iniciou sua campanha aérea intensiva contra a Grã-Bretanha, no verão de 1940, os Spitfires Mk I foram alocados no sul da Inglaterra para conter as ondas de bombardeiros alemães e suas escoltas de caça. Enquanto os mais robustos e numerosos Hawker Hurricanes frequentemente enfrentavam os bombardeiros, os Spitfires eram frequentemente encarregados de engajar os Bf 109 alemães nos combates aéreos de alta altitude que se tornaram a marca registrada da Batalha da Grã-Bretanha. O raio de giro estreito, os controles sensíveis e a excelente visibilidade do Spitfire lhe deram uma vantagem em combates cerrados, permitindo que pilotos habilidosos superassem muitos de seus oponentes. O Mk II, lançado no final de 1940, apresentava melhorias menores, mas significativas, incluindo um motor Merlin XII mais potente e uma fuselagem mais robusta, com provisões para uma hélice Rotol de velocidade constante. Embora visualmente quase idêntico ao seu antecessor, o Mk II oferecia melhor desempenho de subida e confiabilidade, permitindo-lhe assumir as funções de linha de frente quando a produção do Mk I começou a desacelerar. Juntas, essas duas primeiras variantes do Spitfire tornaram-se símbolos de resistência, coragem e excelência técnica — máquinas que não apenas ajudaram a vencer a Batalha da Grã-Bretanha, mas também lançaram as bases para o crescente domínio da RAF nos céus da Europa.

Fonte: Manual do Kit

O Kit

A IBG anunciou uma extensa linha de Spitfires na escala 1/72, e agora para introduzir as versões Mk I e II, optou por um combo duplo. Além de 2 kits completos a embalagem contém, com veremos, uma boa gama de acessórios em resina 3D e uma ampla oferta de marcações.

A qualidade da injeção e muito boa, detalhes nítidos sem falhas ou rebarbas tudo bem representado para a escala. Os rebites certamente não tem a mesma representação sutil que se vê nos kits da Eduard, mas não chegam a ser um exagero e depois de aplicada a pintura o efeito deve se tornar menos pronunciado.

O interior é extremamente detalhado, as paredes laterais são peças separadas, com todos os detalhes das estruturas internas, painéis e equipamentos são complementados com decais. Painel, pedais, manche assento tem uma boa representação. A estrutura onde é preso o assento tem a representação dos furos fechada, e vai se beneficiar se o modelista optar por abrir estes furos. Também temos os tanques de oxigênio, tanque de combustível e os cintos que são fornecidos na folha de fotogravados. Um detalhe importante é que a fuselagem foi feita para se montar o canopy aberto, caso se prefira a representação com ele fechado, vai ser preciso uma pequena cirurgia mostrada no passo 16 do manual. Com o interior todo montado ele poderá ser introduzido pela parte inferior da fuselagem, já com as metades fechadas, o que sempre facilita a montagem do conjunto.

As superfícies de controle são todas peças separadas, o que permite o seu posicionamento na posição de acionamento, mas os flaps são fixos. A representação do entelamento me parece um tanto exagerada e pouco realista. As pontas das asas são peças separadas, para se permitir fazer uma futura verão com as asas “cortadas”, mas isso sempre causa algum problema no acabamento exigindo um cuidado extra no alinhamento da montagem. As grelhas dos radiadores são representadas por peças injetadas, mas o ideal é que fossem fotogravados, que dão muito mais realismo a representação.

O porão de rodas é formado por detalhes internos na parte superior das asas e as paredes por duas peças separadas de forma a dar a profundidade correta. O trem de pouso tem boa representação e já vem com uma guia para dar o ângulo correto da montagem. As portas têm detalhes externos e internos e as rodas têm ótima representação já com a deformação para representar o peso do avião.

Na caixa temos vários conjuntos de spinners e hélices, já que as arvores mostram que devem atender as versões do Spitfire de I a V. As peças têm boa representação e no caso das hélices os pontos de contato com a arvore é, em quase todos os casos, em pontos que não ficaram visíveis depois da montagem. As descargas têm uma boa representação, mas as saídas são fechadas. É curioso ver que foi incluída no kit a arvore F1, que tem hélice e descargas para a versão inicial, com hélice de duas pás, mas nenhuma das versões oferecidas no kit usa estas peças.

As transparências são de boa qualidade sem falhas ou distorções e trazem varias opções para futuras versões e vem acompanhadas de dois conjuntos de máscara de pintura, que também atendem a pintura das rodas.

A folha de fotogravados contem diverso pequeno detalhes, cintos, algumas grelhas, espelhos, mira, portinholas externas, painel de rádio, sinalizador do estado do trem de pouso entre outros.

Resinas 3D

O kit vem acompanhado de peças em resina 3 D como representação adicional para as seguintes partes:

O cockpit é fornecido em uma peça única incluindo todas as peças mostradas nas etapas de 3 a 8 do manual. São três opções diferentes a serem usadas dependendo da versão que se vai montar, com detalhes muito bons e impossíveis de se conseguir com as peças injetadas. Além disso também inclui o sistema de mira que não tem equivalente injetado.

Outro conjunto inclui as descargas, já com as saídas abertas, e mais uma vez com uma representação muito superior as peças injetadas. Em cada conjunto temos dois tipos de descargas, a Inicial e a que foi padronizada. No conjunto tem um gabarito que deve ser colocado dentro da fuselagem e que serve como guia para se colocar as descargas. Desta forma elas pode ser inseridas após a conclusão da montagem e pintura do kit.

A entrada de ar que fica na parte inferior central da fuselagem é fornecida em peça única e com uma representação mais refinada. O conjunto também contem uma representação para os espelhos.

As rodas em resina me pareceram as únicas peças que não mostram uma vantagem clara de representação em relação as peças injetadas, mas é mais uma opção disponível no kit.

As folhas decais são bastante extensas, sendo uma principal e quatro outras somente com estênceis, painéis e alguns extras. Infelizmente, pesar de embaladas a parte, vem todas juntas e sem qualquer papel de proteção. No meu caso uma das folhas de estênceis foi embalada com a face impressa em contato com a face impressa da folha maior. As folhas ficaram grudadas e ao serem separadas ocorreram alguns danos como mostram as primeiras imagens.

 

A impressão é feita pela Techmod, com um acabamento bastante brilhante, cores sólidas e sem falhas visíveis de registro. No caso das versões MK II vai ser preciso cortar a parte inferior do decal com as três barras verticais que fica na deriva, conforme mostrado nos respectivos perfis.

São dez versões de pintura com os decais totalmente prontos nas folhas e mais cinco extras usando os números e letras avulsos fornecidos nas folhas menores conforme ilustrado no manual.

O manual em tamanho A4, papel de ótima qualidade e todo colorido, tem o mapa das arvores, mas sem a indicação do número das peças, ilustrações claras e bem-feitas com cores para um melhor entendimento da montagem.

Também incluida uma seção específica para a indicação da colocação dos estênceis nas versões Mk I e Mk II em separado.

Conclusão

Os Spitifres inicias, apesar de sua relevância histórica, sempre tiveram uma representação pobre na escala 1/72 apesar de já ter sido lançados por vários fabricantes. A IBG está preenchendo esta lacuna com um kit bastante atualizado, e neste caso, cheio de acessórios modernos. Não é um kit barato, mas se considerarmos tudo que está incluído na caixa o preço me pareceu bastante justo.

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