
O Avião
O caça Nakajima Ki-43 Hayabusa (Falcão), ‘Oscar’ no código Aliado, era o equivalente japonês do Spitfire e do Messerschndtt BF-109 – era o núcleo da Aviação do Exército Imperial Japonês durante a Segunda Guerra Mundial e foi refinado e produzido em versões sucessivas durante esse período. Embora tenha permanecido na sombra do Mitsubishi ‘Zero’, o Hayabusa desempenhou um papel importante nas batalhas sobre o continente asiático, como por exemplo, sobre a China, Birmânia e Malásia. Lá, lutou efetivamente contra as forças aéreas da China, EUA, Grã-Bretanha, Austrália e Holanda, dando uma grande contribuição para vitórias iniciais dos japoneses. O caça Ki-43 foi desenvolvido no final dos anos 30 na fábrica da Nakajima sob a direção de Hideo Itokawa, com base na experiência com a bem-sucedida fuselagem do Ki-27,

que provou ser excelente em combate sobre a China. O design foi baseado no conceito de uma aeronave leve, com excelente manobrabilidade, razão de subida e boa velocidade, o que foi, no entanto, alcançado ao custo de uma estrutura bastante frágil, armamento fraco e praticamente nenhuma blindagem. Isso correspondia à doutrina japonesa de de manobra de combate avançada, exigindo treinamento magistral e grande coragem dos pilotos. Curiosamente, o Hayabusa era movido pelo mesmo motor do ‘Zero’. No início da guerra, o Ki-43 tinha um ótimo desempenho contra seus oponentes, derrotando facilmente Hurricanes ou Buffalos. Mais tarde, no entanto, os ‘Oscars’ tornaram-se cada vez mais obsoletos e em 1944 começaram a ser substituídos pelo excelente Ki-84 Hayate, mas até o final da guerra a produção foi mantida e continuaram sendo usados em combate, incluindo unidades Kamikaze.
Agradecimentos: Nicholas Millman, Hisao Saito, Jumpei Temma
Fonte manual do kit

O kit
Depois de lançar o kit do Ki-84 a Arma Hobbby lança agora outro caça japonês o Ki-43 II. Já faz bastante tempo que não temos um kit novo deste avião e este é certamente um lançamento muito bem-vindo
Na caixa temos duas arvores com as peças, uma com as transparências um conjunto de máscaras para pintura de canopy e rodas, com decais para 3 versões.
O kit é bem injetado com linhas de painel e rebites perfeitamente adequados a escala. Os detalhes são nítidos e bem representados, mas como veremos tem alguns problemas.
O interior é bem detalhado com banco , piso, manche, pedais, console e várias alavancas laterais. O painel de instrumentos injetado é bem detalhado e complementado pelos mostradores fornecidos em decais. O colimador é fornecido na arvore das transparências. Neste ponto é certamente o mais detalhado na escala.
A fuselagem tem ótimos detalhes, no entanto chama a atenção a quantidade de rebarbas no leme vertical. A explicação do fabricante é que isso acabou sendo uma solução de compromisso para se obter a menor espessura possível para esta parte. Realmente a baixa espessura impressiona, no entanto não vem sem problemas. Tirar esta rebarba numa peça tão fina, e, portanto, muito flexível não é tarefa simples, o que é ainda mais dificultado pelo engate da árvore, que invade bastante a superfície da peça no bordo de ataque.
Na parte da frente temos duas coberturas para o motor e dois tipos diferentes de escapamentos que devem ser usados de acordo com a versão a ser representada. O motor foi uma pequena decepção, apesar de não ser muito visível nesta escala, os detalhes são bem pobres, principalmente se comparado ao do Ki-84 da própria Arma Hobby. Os tubos das válvulas são bem representados, infelizmente parte deles veio quebrada e como são muito pequenos se perderam ao retirar as arvores da embalagem, também havia peças soltas na mesma posição, não sei se foi dano durante o processo de embalagem ou no transporte, mas nada que não possa ser reparado. Completa o conjunto a cobertura as engrenagens da hélice, a hélice e o spinner, todos com boa representação
O trem de pouso é bem detalhado, com detalhes internos nas portas e boa profundidade no porão das rodas. As rodas tem boa representação, mas a bequilha, apesar do tamanho diminuto poderia ser um pouco mais detalhada.
Os tanques externos e os cabides são todos bem representados, havendo dois conjuntos d diferentes de cabides e dois tipos de tanque, o uso correto está no passo 23 do manual. A antena e o tubo de pitot tem boa representação
As transparências são ótimas, finas e perfeitamente translucidas e ainda incluem a cobertura do farol.
Os decais da Techmod são bem impressos sem falhas de registro e com cores solidas. Incluem os cintos, instrumentos e as faixas de reconhecimento amarelas. Com eles é possível fazer 3 versões diferentes.
O manual é bem impresso em papel de ótima qualidade, todo colorido, com o passo a passo bem ilustrado e com vistas coloridas para orientar a pintura e colocação dos decais.
Conclusão
Um novo kit do Ki-43 II é certamente uma ótima novidade, principalmente com a qualidade já conhecida da Arma Hobby, no entanto alguns detalhes simplificados deixam um pouco a desejar, principalmente quando comparados ao lançamento anterior do Ki-84. A baixa espessura da deriva certamente agrega qualidade a representação, mas coloca uma dificuldade extra na montagem. De todo modo é mais um ótimo lançamento da aviação japonesa da segunda guerra.
Obrigado à Arma Hobby pelo exemplar deste review