Morane Saulnier Type “Profipack” – 1/48 – Eduard # 8095

Eduard # 8095

O Moraine-Saulnier Tipo N foi um caça francês da Primeira Guerra Mundial. Ele teve uma produção limitada, apenas 49 aeronaves, e foi rapidamente substituído por plataformas mais avançadas. O Type N entrou em serviço em 1915. Ele apareceu como um projeto aerodinâmico de monoplano avançado com a maior parte da largura da fuselagem dedicada ao motor de pistão rotativo Le Rhone 9C, de 110 cavalos de potência. As asas eram bem projetadas para a frente e montadas no alto da fuselagem. O trem de pouso era composto por duas rodas tipo bicicleta. O piloto sentava diretamente atrás do motor, em uma cabine ao ar livre com uma visão limpa sobre o nariz e sob as asas e nada além de um pequeno pára-brisa a sua frente. O distinto spinner da hélice foi a parte mais notável do design do Tipo N, pois emprestou à aeronave um design muito à frente de seu tempo. Infelizmente, logo se descobriu que o grande spinner de metal era na verdade a causa do superaquecimento do motor e ele foi removido de entregas futuras. Isso resolveu efetivamente todos os problemas de aquecimento do motor do Le Rhone, mas removeu uma das peças mais engenhosas da aeronave. Curiosamente, a remoção do componente fez pouco no sentido de melhorar ou diminuir as especificações gerais de desempenho da aeronave, só resolvendo o problema de superaquecimento.

O armamento consistia em uma única metralhadora calibre .303 que poderia ser alternada entre uma Vickers ou  uma Hotchkiss. O Morane-Saulnier Tipo N foi utilizado pelos franceses, pelos britânicos e o pelos russos. 

O modelo do Morane Saulnier Type N na escala 1/48 foi lançado pela primeira vez pela Eduard em 1994, em 2004 recebeu novas peças. Entre os lançamentos de julho deste ano, a Eduard relançou o modelo do icônico caça francês da WWI na versão “Profipack” – 1/48, oferecendo novas opções de pintura. Como em todas as versões lançadas pela Eduard de 1994 até hoje, o Morane Saulnier Type N apresenta alta qualidade da injeção, sem rebarbas ou falhas. Os detalhes são finos e adequados a escala. O conjunto de fotogravados traz painel de instrumentos, cintos coloridos, detalhes do motor, detalhes do armamenteo, detalhes internos e externos da aeronave. Acompanha também uma folha de máscaras para pintura. 

O manual de instruções tem 16 páginas coloridas em papel couché, textos em checo e inglês, um breve histórico do Morane Saulnier Type N, o mapa de peças, com a tabela de cores (referenciada com as tintas para a linha da Gunze Sangyo) e os símbolos de montagem. Logo após as instruções de montagem e o mapa de aplicação das máscaras de pintura e as ilustrações dos esquemas de pintura, tudo muito claro e bem impresso. Clique aqui para ver o Manual.

Esta versão Profipack oferece 6 opções de pintura, são elas:

Recomendo tremendamente para modelistas de todos os níveis este relançamento da Eduard, pois a qualidade da engenharia de construção da Eduard facilita muito o trabalho de montagem do kit.    

 

Obrigado à Eduard pelo envio do exemplar para review!

Like this article?

Share on facebook
Share on Facebook
Share on twitter
Share on Twitter
Share on linkedin
Share on Linkdin
Share on pinterest
Share on Pinterest

Leave a comment

Fique por dentro de nossas Novidades!!! Se inscreva para receber a nossa newsletter.