
O Veículo
Baseado no trator comercial Oshkosh J-2065, o Transportador Comercial de Equipamentos Pesados M911 (C-HET) foi adquirido pelo Exército dos EUA em meados da década de 1970 como uma alternativa mais capaz e de menor custo aos tratores M123A1C, XM523E2 e, posteriormente, ao M746, utilizados pelo Exército em missões de transporte pesado de longa distância. Em conjunto com o reboque M747 de 60 toneladas tornou-se o padrão para transporte de tanques durante a década de 1980. O M911 possui melhor mobilidade do que o M746, que ele foi projetado para complementar. O Cavalo pesa 18,2 toneladas e tem capacidade de carga útil de 68,9 toneladas. Equipado com o robusto motor Detroit 8V92TA V-8 a diesel turbo alimentado de 12 litros e 450 hp, o M911 atingia velocidades de 70 km/h (43 mph) com uma carga útil de 60 toneladas em estradas planas e 23 km/h (14 mph) subindo uma ladeira com inclinação de 3%, com velocidades bem menores em terrenos acidentados e/ou estradas de terra. Quando usado em condições difíceis fora de estrada ou com cargas superiores a 60 toneladas, a confiabilidade do M911 diminuí. Com carroceria leve e tripulado por três pessoas, não possui blindagem ou outras medidas de proteção. Seu projeto foi modificado em relação ao seu antecessor em diversas áreas. Um par de guinchos hidráulicos acionados por cabo e tambor foi adicionado atrás da cabine e um quarto eixo não motriz, com sistema de elevação, foi montado à frente dos dois eixos traseiros. Durante a Operação Escudo do Deserto/Tempestade no Deserto, as condições encontradas na Arábia Saudita, combinadas com o aumento de peso do tanque M1A1 Abrams, levaram o Exército a decidir implementar um projeto substituto. Em meados da década de 1990, o M911 começou a ser gradualmente substituído pelo novo trator M1070.
Fonte : Weekpedia



O Kit
O kit da Takon está dividido em 3 arvores principais, uma de transparências, uma com as rodas da prancha, sendo cabine prancha e cofre do motor em peças avulsas.
A qualidade da injeção é muito boa, sem falhas ou rebarbas, com detalhes nítidos e em escala.










O interior da cabina tem a os assoalhos já com os pedais, volante e coluna de direção separados, bancos e painel de instrumentos.





A parte inferior é bastante detalhada com os eixos de tração e transmissão muito bem representados. Vários outros detalhes, como tanque de combustível, eixo cardam, feixes de molas e barra de direção, todos tem uma boa representação. Na parte de cima temos os guinchos, escapamento, retrovisores e alças de acesso. No entanto nos guinchos não vem a representação dos cabos, nem mesmo algum material para fazê-los.

























Os pneus da prancha são injetados e divididos em duas metades, já os do cavalo são em borracha vinílica, que ainda que tenham uma boa representação, sem linhas de molde, é sempre um material problemático para pintar. Já as rodas, injetadas, tem ótima representação.









As transparências são ótima qualidade perfeitamente translucidas e sem distorções, mas não incluem as lentes dos faróis. Como as transparências são integradas por partes que devem ser, as portas e parte do teto da cabine, seria bom que fossem fornecidas máscaras para essa pintura ou pelo menos algum gabarito para o corte, mas isso vai ficar inteiramente por conta do modelista. Outro ponto a considerar é que as luzes do teto bem poderiam ter sido feitas junto com a parte da cabine que está na transparência, mas ficam na peça injetada e em plástico cinza.





Uma pequena folha de fotogravados inclui os limpadores de para-brisa (representação bem simplificada), chapas perfuradas e outros pequenos detalhes.

A folha de decais inclui os números de identificação para uma das versões, com boa impressão e filme fino.



O manual, em papel de ótima qualidade, tem o mapa das arvores, o passo a passo bem ilustrado, e com etapas bem distribuídas, o que vai facilitar a montagem. Apesar dos esquemas de pintura serem coloridos, não existe qualquer referência ou nome das cores a serem utilizadas

















Conclusão.
O kit da Takon representa um veículo bem interessante e que pode ser combinado com outros kits tanto para uma representação solo ou em um diorama, no entanto faltam detalhes, como cabos, lentes para os faróis e lanternas, pneus com uma melhor representação e detalhes melhores como limpadores de para-brisa minimamente realistas. Era de se esperar mais de um kit atual. Ainda assim, com algumas melhoras, certamente dará uma boa representação do veículo.