
O T-1 foi o primeiro avião totalmente projetado e produzido no Japão depois da Segunda Guerra. Um jato de treinamento produzido pela Fuji, sucessora da divisão de aviação da Nakajima. Os modelos iniciais T-1A tinham uma turbina de desenho inglês, Bristol Siddeley Orpheus, enquanto que o T-1B tinha uma turbina Ishikawajima-Harima J3.

O T1-B da Platz já foi visto neste review, aqui veremos o T-1A. Apesar de parecidos os kits tem diferenças na fuselagem, devido aos diferente tipos de turbina.
A qualidade da injeção é muito boa sem falhas ou rebarbas. As linhas de painel são bem marcadas ainda que um pouco profundas, mas isso em geral fica atenuado com a pintura. O cockpit é bem básico, sem muito detalhes, apenas com bancos e manches, sendo os painéis e consoles detalhados com decais. Os trens de pouso são bem detalhados, todas as portas tem detalhes internos e as pernas, acionadores e rodas são igualmente bem representados. Como acessórios temos dois taques subalares. As transparências são de ótima qualidade, perfeitamente translúcidas e sem distorções.
A folha de decais é muito bem impressa com cores solidas e sem falhas de registro e com ela é possível representar 4 aeronaves, todas com a mesma pintura, se diferenciado pela numeração e emblemas.
O manual e bem feito, com papel de ótima qualidade, ilustrações bem detalhadas e fáceis de seguir, ainda que apenas as cores tenham nomes em inglês sendo todo o resto apenas em japonês. No início do manual tem uma boa história do avião também em inglês. O guia de pintura e decais é bem detalhado, com ótimas ilustrações e nele também encontramos o mapa das árvores.
Para quem quer dar mais detalhes ao kit, principalmente na parte da cabine, a Platz oferece em separado uma folha e fotogravados, produzida pela Eduard, colorida, com painéis, cintos, consoles, pedais, alias de ejeção dos bancos e outros detalhes.
Conclusão
O kit da Platz representa um bonito avião bem pouco conhecido e com uma pintura muito chamativa, a única dificuldade aqui é lidar com os grandes decais que formam a pintura. Você pode ver o T-1B, já montado e com as impressões do autor, aqui.
Agradecemos a PLATZ pelos exemplares deste review
