|

Curtiss H-75 A1/A2, Arma Hobby 1/72

70080

O Avião

Em 1935, um moderno caça monoplano, de metal  e com trem de pouso retrátil, foi projetado na fábrica da Curtiss-Wright para uma competição organizada pelo Corpo Aéreo do Exército dos EUA. O fabricante o batizou de Curtiss Hawk Modelo 75 e que, após melhoramentos, provou ser uma das aeronaves mais refinadas e modernas do início da Segunda Guerra Mundial. Seu desempenho foi sempre muito bom, sendo conhecido por sua excelente manobrabilidade, superior ao Messerschmitt Bf-109 e ao Hurricane.  Em suas várias versões foram produzidos mais de 1.000 exemplares que foram utilizados pelas forças aéreas de mais de uma dúzia de países, da África do Sul à Finlândia e do Brasil à China, sob diversos nomes. O usuário mais importante do Curtiss H-75 foi a França. Encomendado em várias séries, marcadas de A1 a A4, diferindo em armamento e motores, foram entregues aos franceses mais de 400 exemplares. Eles provaram ser os melhores caças usados ​​pela Força Aérea da França nos primeiros meses da Segunda Guerra Mundial. Muitos ases franceses, bem como pilotos Poloneses e  Tchecos que participaram da defesa da França, lutaram e obtiveram vitórias sobre a Luftwaffe em aeronaves deste tipo. Após o armistício, numerosos H-75 foram evacuados para a África Francesa, onde formaram a espinha dorsal da aviação do estado de Vichy. Algumas das aeronaves francesas capturadas pelos alemães foram entregues à Finlândia, onde lutaram com sucesso contra o Exército Vermelho até o fim da guerra. Todos os Curtiss H-75 de série foram equipados com motores radiais. Quando a fuselagem foi adaptada para o motor Allison em linha, uma aeronave completamente nova e lendária foi criada: o Curtiss P-40, produzido em mais de 13.000 exemplares.

Fonte: Manual do kit

O kit

Este é o mais novo Kit da Arma Hobby, o Curtiss H-75 A1/A2, mas antes de falarmos das características do kit vale notar a principal novidade na forma em que se apresenta este novo kit. A minha principal crítica aos kits da Arma Hobby, que de forma nenhuma alterava a avaliação final da qualidade, era a forma como eram feitos os engates entre as peças e as arvores. Os engates eram feitos de forma a minimizar o ponto de contato com as peças, mas a maior parte ficava sobre a peça, ficando livre a área de contato da colagem. Isso exigia um cuidado extremo na hora do corte e na limpeza final dos engates para não marcar as áreas visíveis. Neste kit o procedimento foi invertido, a interferência com a superfície da peça agora é mínima, e a maior parte dos engates ficam na área de contato de colagem. No meu ver é um tremendo avanço, as áreas visíveis ficam praticamente livres de qualquer interferência, sendo o trabalho de ajuste feito na superfície de contato que não será visível.  

Voltando ao kit, a qualidade da injeção é muito boa, detalhes nítidos, bem representados e em escala, com destaque para as linhas de painel e rebites.  A fuselagem, asas e lemes tem ótimos detalhes com asinhas de painel finas e perfeitamente adequadas a escala.

O interior é muito bem representado, os detalhes do piso estão na parte superior da asa e o interior da fuselagem tem detalhes em ambos os lados. Temos ainda o assento, painel de instrumentos, consoles, pedais e manche. Instrumentos e painéis são complementados por decais.

Os lemes vertical e horizontal são peças separadas e que permitem a montagem em posição de acionamento. Flaps e ailerons são fixos.

O motor é bem detalhado para a escala, considerando o que poderá ser visto, a hélice é bem representada, mas os pontos de contato com a arvore está no meio das pás, o que vai demandar algum cuidado na separação. A cobertura do motor é dividida em quatro partes e com as descargas em peças separadas, uma previsão para futuras versões

O trem de pouso é bem detalhado, o mesmo valendo para as rodas e a bequilha. O porão de rodas tem as paredes separadas em uma única peça que deve ser dobrada para fazer o fechamento. Na parte interna temos duas opções de acabamento, com ou sem o revestimento de tecido.  As portas têm detalhes internos e externos.

O que fica fazendo falta no kit é o sistema de mira fixa que ficava a frente do cockpit, não existem peças para isso a não ser no conjunto 3D que veremos mais a frente. Caso não seja possível imprimi-lo, será preciso obter alguma alternativa. Mas os outros pequenos detalhes , como antenas, pitot e outras partes têm boa representação

As transparências são de ótima qualidade, finas e perfeitamente translucidas, sem marcas ou distorções. O conjunto vem acompanhado de uma folha de máscaras para ajudar na pintura.

Os decais, da Techmod, são de ótima qualidade, filme fino, cores sólidas e sem problemas de registro. Neles temos além das marcações, os cintos, painel de instrumentos e consoles. A única restrição aqui fica por conta dos números de matrícula, impressos junto com as faixas do leme vertical. Isso impede que se opte por pintar estas marcações, já que a folha não tem as matriculas em separado. Com eles é possível escolher entre 3 versões, todas francesas.

O manual é de ótima qualidade, todo colorido, com indicação clara dos passos de montagem e alertando, em vermelho, sobre modificações que se deve fazer dependendo da versão escolhida. Temos ainda indicação de tintas e as vistas coloridas com a indicação para a pintura.

Ainda no manual temos um QR code para baixar o arquivo para impressora 3D de um conjunto de detalhes como visto abaixo, enfatizando que o conjunto deve ser baixado e impresso, não fazendo parte do kit.

Conclusão

O Curtiss H-75 sempre foi um dos meus aviões preferidos, acho que já tive todos os kits disponíveis na escala 1/72, infelizmente sempre moldes antigos ou os chamados “short run”, com os problemas inerentes a este tipo de injeção. O kit da Arma hobby veio resolver este problema com um kit muito detalhado, injeção de primeira qualidade e ainda melhorando o sistema de engates nas arvores. Pelas peças extras que vem nas arvores outras versões virão, o que é mais uma excelente notícia.

Obrigado à Arma Hobby pelo exemplar deste review

Similar Posts

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *