
O Avião
Em 1935, um moderno caça monoplano, de metal e com trem de pouso retrátil, foi projetado na fábrica da Curtiss-Wright para uma competição organizada pelo Corpo Aéreo do Exército dos EUA. O fabricante o batizou de Curtiss Hawk Modelo 75 e que, após melhoramentos, provou ser uma das aeronaves mais refinadas e modernas do início da Segunda Guerra Mundial. Seu desempenho foi sempre muito bom, sendo conhecido por sua excelente manobrabilidade, superior ao Messerschmitt Bf-109 e ao Hurricane. Em suas várias versões foram produzidos mais de 1.000 exemplares que foram utilizados pelas forças aéreas de mais de uma dúzia de países, da África do Sul à Finlândia e do Brasil à China, sob diversos nomes. O usuário mais importante do Curtiss H-75 foi a França. Encomendado em várias séries, marcadas de A1 a A4, diferindo em armamento e motores, foram entregues aos franceses mais de 400 exemplares. Eles provaram ser os melhores caças usados pela Força Aérea da França nos primeiros meses da Segunda Guerra Mundial. Muitos ases franceses, bem como pilotos Poloneses e Tchecos que participaram da defesa da França, lutaram e obtiveram vitórias sobre a Luftwaffe em aeronaves deste tipo. Após o armistício, numerosos H-75 foram evacuados para a África Francesa, onde formaram a espinha dorsal da aviação do estado de Vichy. Algumas das aeronaves francesas capturadas pelos alemães foram entregues à Finlândia, onde lutaram com sucesso contra o Exército Vermelho até o fim da guerra. Todos os Curtiss H-75 de série foram equipados com motores radiais. Quando a fuselagem foi adaptada para o motor Allison em linha, uma aeronave completamente nova e lendária foi criada: o Curtiss P-40, produzido em mais de 13.000 exemplares.
Fonte: Manual do kit

O kit
Este é o mais novo Kit da Arma Hobby, o Curtiss H-75 A1/A2, mas antes de falarmos das características do kit vale notar a principal novidade na forma em que se apresenta este novo kit. A minha principal crítica aos kits da Arma Hobby, que de forma nenhuma alterava a avaliação final da qualidade, era a forma como eram feitos os engates entre as peças e as arvores. Os engates eram feitos de forma a minimizar o ponto de contato com as peças, mas a maior parte ficava sobre a peça, ficando livre a área de contato da colagem. Isso exigia um cuidado extremo na hora do corte e na limpeza final dos engates para não marcar as áreas visíveis. Neste kit o procedimento foi invertido, a interferência com a superfície da peça agora é mínima, e a maior parte dos engates ficam na área de contato de colagem. No meu ver é um tremendo avanço, as áreas visíveis ficam praticamente livres de qualquer interferência, sendo o trabalho de ajuste feito na superfície de contato que não será visível.
Voltando ao kit, a qualidade da injeção é muito boa, detalhes nítidos, bem representados e em escala, com destaque para as linhas de painel e rebites. A fuselagem, asas e lemes tem ótimos detalhes com asinhas de painel finas e perfeitamente adequadas a escala.
O interior é muito bem representado, os detalhes do piso estão na parte superior da asa e o interior da fuselagem tem detalhes em ambos os lados. Temos ainda o assento, painel de instrumentos, consoles, pedais e manche. Instrumentos e painéis são complementados por decais.
Os lemes vertical e horizontal são peças separadas e que permitem a montagem em posição de acionamento. Flaps e ailerons são fixos.
O motor é bem detalhado para a escala, considerando o que poderá ser visto, a hélice é bem representada, mas os pontos de contato com a arvore está no meio das pás, o que vai demandar algum cuidado na separação. A cobertura do motor é dividida em quatro partes e com as descargas em peças separadas, uma previsão para futuras versões
O trem de pouso é bem detalhado, o mesmo valendo para as rodas e a bequilha. O porão de rodas tem as paredes separadas em uma única peça que deve ser dobrada para fazer o fechamento. Na parte interna temos duas opções de acabamento, com ou sem o revestimento de tecido. As portas têm detalhes internos e externos.
O que fica fazendo falta no kit é o sistema de mira fixa que ficava a frente do cockpit, não existem peças para isso a não ser no conjunto 3D que veremos mais a frente. Caso não seja possível imprimi-lo, será preciso obter alguma alternativa. Mas os outros pequenos detalhes , como antenas, pitot e outras partes têm boa representação
As transparências são de ótima qualidade, finas e perfeitamente translucidas, sem marcas ou distorções. O conjunto vem acompanhado de uma folha de máscaras para ajudar na pintura.
Os decais, da Techmod, são de ótima qualidade, filme fino, cores sólidas e sem problemas de registro. Neles temos além das marcações, os cintos, painel de instrumentos e consoles. A única restrição aqui fica por conta dos números de matrícula, impressos junto com as faixas do leme vertical. Isso impede que se opte por pintar estas marcações, já que a folha não tem as matriculas em separado. Com eles é possível escolher entre 3 versões, todas francesas.
O manual é de ótima qualidade, todo colorido, com indicação clara dos passos de montagem e alertando, em vermelho, sobre modificações que se deve fazer dependendo da versão escolhida. Temos ainda indicação de tintas e as vistas coloridas com a indicação para a pintura.
Ainda no manual temos um QR code para baixar o arquivo para impressora 3D de um conjunto de detalhes como visto abaixo, enfatizando que o conjunto deve ser baixado e impresso, não fazendo parte do kit.
Conclusão
O Curtiss H-75 sempre foi um dos meus aviões preferidos, acho que já tive todos os kits disponíveis na escala 1/72, infelizmente sempre moldes antigos ou os chamados “short run”, com os problemas inerentes a este tipo de injeção. O kit da Arma hobby veio resolver este problema com um kit muito detalhado, injeção de primeira qualidade e ainda melhorando o sistema de engates nas arvores. Pelas peças extras que vem nas arvores outras versões virão, o que é mais uma excelente notícia.
Obrigado à Arma Hobby pelo exemplar deste review