
O veiculo
O Sonderkraftfahrzeug 8 (“veículo motorizado especial 8”), geralmente abreviado para Sd.Kfz. 8, foi um semi-lagarta alemão projetado pela Daimler-Benz que teve amplo uso na Segunda Guerra Mundial. Suas principais funções eram como rebocador principal de canhões pesados, entre eles o Kanone 16 de 15 cm; o Kanone 18 de15 e 17 cm; o FlaK 38 de 10,5 cm o Mörser 16 de 21 cm e o Mörser 18 de 21 cm. Também serviu como transporte de infantaria. Aproximadamente 4.000 unidades foram produzidas entre 1938 e 1945. Foi usado em todas as campanhas travadas pelos alemães na Segunda Guerra Mundial, notadamente na Invasão da Polônia, na Batalha da França, na Campanha dos Bálcãs, na Frente Oriental, na Campanha do Norte da África, na Batalha da Normandia e na Campanha da Itália.


Durante muito tempo o únicos destes meia lagarta de transporte alemães da segunda guerra, disponíveis na escala 1/72, eram o Sd.Kfz. 7 e O Sd.Kfz. 9. A ACE lançou em 2022 o Sd.kfz. 6 e agora a Trumpeter aumenta a lista com o lançamento deste Sd.Kfz. 8
O Kit
A injeção do kit é muito boa com detalhes nítidos e adequados a escala. A parte superior do veículo tem uma boa representação, com o a cobertura do motor separada de forma que possa ser removida para se ver o motor. Os detalhes internos são bons, o piso tem a representação da chapa corrugada e a cabine conta com painel, pedal, alavancas, faróis auxiliares, suporte para armas, pedais e painel de instrumentos, com os instrumentos fornecidos na folha de decais. As ferramentas têm bons detalhes, mas, são moldadas no casco o que tira um pouco de realismo da representação. Um ponto a destacar é que na tampa da caixa, e em várias partes do manual, são mostradas as pequenas correntes que ficam nos acessos ao veículo, mas estas não são fornecidas no kit.



















O para-brisa dianteiro pode ser montado de forma a que fique móvel e os vidros são fornecidos em peças injetadas, como um ótimo complemento o kit inclui máscaras de pintura para ambos os lados.





O conjunto motriz vem em uma única peça com a metade interna das rodas e a esteira. As faces externas das rodas vêm separadas o que vai facilitar a pintura. As rodas têm bons detalhes, mas as esteiras têm uma representação pobre, os detalhes não são tão nítidos como se poderia esperar, mas principalmente as partes que deveriam ser vazadas são sólidas, vai dar muito trabalho resolver isso, o melhor seria trocar por uma alternativa em resina ou manter como vem já que os detalhes da esteira ficam bem pouco visíveis com modelo pronto. As rodas dianteiras são formadas com peça injetada e pneus de borracha. Os detalhes dos pneus são apenas razoáveis, esta solução é quase sempre inferior a conseguida com peças injetadas.








Os chassis têm uma boa representação com peças para se fazer uma representação simplificada do motor, caixa de transmissão, cilindros de gás e o sistema do guincho de reboque. Ao conjunto que representa sistema de comando da direção das rodas também é bastante detalhado.













A folha de decais contém o painel de instrumentos, alguns outros mostradores e 4 conjuntos de licenças diferentes. Com eles se pode fazer duas versões de pintura conforme ilustrado no manual de quatro veículos diferentes, três do Exército e um da Força Aérea.


O manual é todo em preto e branco em papel comum. Tem o mapa das arvores, um passo a passo bem ilustrado, com um bom número de etapas para facilitar a montagem e a indicação de pintura no final com código de cores para as tintas Gunze.







Conclusão
Um Sd. Kfz. 8 nesta escala é um lançamento muito bem-vindo, o kit tem uma boa qualidade de injeção e bons detalhes, mas tem algumas simplificações importantes como no conjunto das esteiras, e os pneus de borracha mereciam uma alternativa melhor. De todo modo, como maioria dos detalhes são bons, é um investimento que vale a pena e que com algum esforço dará uma boa representação deste veículo.