O Moraine-Saulnier Tipo N foi um caça francês da Primeira Guerra Mundial. Ele teve uma produção limitada, apenas 49 aeronaves, e foi rapidamente substituído por plataformas mais avançadas. O Type N entrou em serviço em 1915. Ele apareceu como um projeto aerodinâmico de monoplano avançado com a maior parte da largura da fuselagem dedicada ao motor de pistão rotativo Le Rhone 9C, de 110 cavalos de potência. As asas eram bem projetadas para a frente e montadas no alto da fuselagem. O trem de pouso era composto por duas rodas tipo bicicleta. O piloto sentava diretamente atrás do motor, em uma cabine ao ar livre com uma visão limpa sobre o nariz e sob as asas e nada além de um pequeno pára-brisa a sua frente. O distinto spinner da hélice foi a parte mais notável do design do Tipo N, pois emprestou à aeronave um design muito à frente de seu tempo. Infelizmente, logo se descobriu que o grande spinner de metal era na verdade a causa do superaquecimento do motor e ele foi removido de entregas futuras. Isso resolveu efetivamente todos os problemas de aquecimento do motor do Le Rhone, mas removeu uma das peças mais engenhosas da aeronave. Curiosamente, a remoção do componente fez pouco no sentido de melhorar ou diminuir as especificações gerais de desempenho da aeronave, só resolvendo o problema de superaquecimento.
O armamento consistia em uma única metralhadora calibre .303 que poderia ser alternada entre uma Vickers ou uma Hotchkiss. O Morane-Saulnier Tipo N foi utilizado pelos franceses, pelos britânicos e o pelos russos.
O modelo do Morane Saulnier Type N na escala 1/48 foi lançado pela primeira vez pela Eduard em 1994, em 2004 recebeu novas peças. Entre os lançamentos de julho deste ano, a Eduard relançou o modelo do icônico caça francês da WWI na versão “Profipack” – 1/48, oferecendo novas opções de pintura. Como em todas as versões lançadas pela Eduard de 1994 até hoje, o Morane Saulnier Type N apresenta alta qualidade da injeção, sem rebarbas ou falhas. Os detalhes são finos e adequados a escala. O conjunto de fotogravados traz painel de instrumentos, cintos coloridos, detalhes do motor, detalhes do armamenteo, detalhes internos e externos da aeronave. Acompanha também uma folha de máscaras para pintura.
O manual de instruções tem 16 páginas coloridas em papel couché, textos em checo e inglês, um breve histórico do Morane Saulnier Type N, o mapa de peças, com a tabela de cores (referenciada com as tintas para a linha da Gunze Sangyo) e os símbolos de montagem. Logo após as instruções de montagem e o mapa de aplicação das máscaras de pintura e as ilustrações dos esquemas de pintura, tudo muito claro e bem impresso. Clique aqui para ver o Manual.
Esta versão Profipack oferece 6 opções de pintura, são elas:
Recomendo tremendamente para modelistas de todos os níveis este relançamento da Eduard, pois a qualidade da engenharia de construção da Eduard facilita muito o trabalho de montagem do kit.
Obrigado à Eduard pelo envio do exemplar para review!