Henschel 33
O grosso do transporte da Wehrmacht na 2ª Guerra Mundial estava na faixa de carga útil de 3 toneladas. O caminhão mais conhecido nesta classe, além do Opel Blitz S, foi o Henschel Typ 33. É digno de crédito que um design de tempo de paz que viu a luz do dia já em 1934 (quando a produção em massa para o Reichswehr foi lançada) sobreviveu por tanto tempo na esteira da 2ª Guerra Mundial. Ainda mais surpreendente, não teve nenhuma grande necessidade de modernização ou modificação. O Henschel 33 era capaz de funcionar nas mais duras condições de guerra.
Krupp L3H163
A Alemanha começou a construir o exército moderno depois de 1933. A parte importante da motorização da Wehrmacht foi a fabricação de caminhões de três eixos de 3t. Um deles foi o Krupp L3H63. Estava nas linhas de produção desde 1931. A modificação Krupp L3H163 (1936-1938) tinha 110 cv de 6 cilindros. motor a gasolina e freios pneumáticos. Ao todo foram produzidos cerca de 2.000 Krupp L3H63 e Krupp L3H163. Os caminhões Krupp L3H163 foram amplamente usados por todas as armas de serviço alemãs até 1942 nas campanhas polonesa e francesa, nos Bálcãs, na frente soviético-alemã.
O Kit
O novo conjunto da ICM é composto por dois modelos completos de caminhões rádio do exército alemão da WWII. O primeiro do Henschel 33 D1 Kfz. 72, composto por 6 árvores em plástico cinza e uma árvore de transparências, e o segundo do Krupp L3H163 Kfz. 72, composto de oito árvores em plástico cinza e uma árvore de transparências. Como já é de costume nos produtos da ICM, todas as peças do conjunto possuem ótima qualidade de injeção, sem falhas ou rebarbas. O detalhes das peças são nítidos e perfeitos para a escala. A representação das cabines de rádio na carroceria dos veículos é impressionante, com uma perfeita representação das paredes construídas em placas de madeira, assim como a estrutura externa no telhado da cabine de rádio. O chassi dos veículos é extremamente detalhado, com a estrutura do chassi em sí e todas as peças da suspensão, diferenciais e suportes diversos fixados no chassi, seguindo o mesmo nível de detalhamento. O motor e a caixa de marchas, assim como a caixa de transferência da tração integral e todo o sistema de cardãns, são extremamente detalhas e representam muito bem o modelo real. Os detalhes internos e externos da cabine e do capô do motor são finamente representados, com detalhes de ventilação, painéis, voltantes, alavancas, texturização das superfícies metálicas e telas dos radiadores muito bem representadas. Os faróis são bem representados e complementados com lentes transparentes. As rodas e pneus são injetados e bipartidos, o que é considerado por muitos modelistas melhor que as antigas rodas injetadas em borracha, pela melhor qualidade do detalhes, pela durabilidade e pela maior facilidade de uso de técnicas de envelhecimento e texturização. As transparências para os faróis e janelas são perfeitamente translucidas e sem marcas.
Detalhes do modelo do Henschel 33 D1 Kfz.72
A pequena folha de decais é bem impressa, com cores sólidas, filme fino, sem excesso, e sem falhas de registro. Com elas é possível fazer 2 versões diferentes de cada um dos caminhões rádio, com esquema de pintura em cores indicado no manual.
Detalhes do modelo do Krupp L3H163 Kfz.72
Os manuais possuem 12 páginas cada um, em formato A4, em papel sulfite, tem um resumo da história dos caminhões, tabela de cores com tintas Model Master, mapa das árvores, ilustrações claras e bem detalhadas, com o passo a passo bem distribuído.
Conclusão
O novo conjunto da ICM vem para consolidar ainda mais o sucesso dos conjuntos de dois ou três veículos militares lançados pela marca. Desde os detalhes, da engenharia, da qualidade geral da representação e a facilidade de montagem, incluindo os ótimos decais. Mais um excelente modelo desse belos caminhões alemães da WWII para as nossas coleções!
Obrigado à ICM pelo exemplar deste review