No outono de 1916, a Oesterreichische Flugzeugfabrik AG (Oeffag) obteve uma licença para construir o D.III em Wiener-Neustadt. As entregas começaram em maio de 1917. As aeronaves foram oficialmente designadas como Albatros D.III (Oeffag), mas eram conhecidas como Oeffag Albatros D.III na Austro-Hungria, e apenas Oeffag D.III na Polônia.
As aeronaves Oeffag foram construídas em três versões principais (séries 53.2, 153, 253) usando os motores Austro-Daimler de 138, 149 ou 168 kW (185, 200 ou 225 cv), respectivamente. O motor Austro-Daimlers proporcionou melhor desempenho em relação ao motor Mercedes D.IIIa. Para operações em climas frios, a aeronave Oeffag apresentava uma capota de inverno que envolvia totalmente as cabeças dos cilindros.
Começando com a aeronave 112 da série 153, o Oeffag introduziu um novo nariz arredondado que eliminou o spinner. Notavelmente, os testes do túnel de vento alemão mostraram que o simples nariz arredondado melhorou a eficiência da hélice e aumentou a velocidade máxima em 14 km / h (9 mph).
Os engenheiros da Oeffag notaram as falhas nas asas do D.III e modificaram a asa inferior para usar nervuras mais grossas e flanges de longarina. Essas mudanças, assim como outras melhorias detalhadas, resolveram em grande parte os problemas estruturais que haviam atormentado as versões alemãs do D.III. Em serviço, a aeronave Oeffag provou ser popular, robusta e eficaz. Oeffag construiu aproximadamente 526 aeronaves D.III entre maio de 1917 e o Armistício (586 no total de acordo com outras publicações).
O modelo do Albratros D.III Oeffag na escala 1/48 foi lançado pela primeira vez pela Eduard em 2010. Entre os lançamentos de dezembro deste ano, a Eduard relançou o modelo, agora em uma versão limitada “Dual Combo”, ou seja, com dois conjuntos de árvores completos, fotogravados, máscaras de pintura e nove opções de pintura, que permitem ao modelista montar dois Albatros D.III Oeffag nas versões 153 ou 253.
O modelo apresenta alta qualidade da injeção, sem rebarbas ou falhas, os detalhes são finos e adequados a escala. Composto de dois jogos de cinco árvores em plástico cinza, compostas de peças para montar as duas versões do caça autríaco.
Dois conjuntos de fotogravados que acompanham o modelo trazem painel de instrumentos, cintos coloridos, detalhes do motor, detalhes internos e externos da aeronave. Acompanha também uma folha com dois conjuntos de máscaras para pintura.
O manual de instruções tem 20 páginas coloridas em papel couché, textos em checo e inglês, um breve histórico do Albatros D.III, o mapa de peças, com a tabela de cores (referenciada com as tintas para a linha da Gunze Sangyo) e os símbolos de montagem. Logo após as instruções de montagem e o mapa de aplicação das máscaras de pintura e as ilustrações dos esquemas de pintura, tudo muito claro e bem impresso. Clique aqui para ver o Manual.
Por se tratar de uma edição especial “Dual Combo”, que monta dois modelos completos da versão 153 ou da versão 253 do Albatros D.III (OEF), a Eduard oferece 09 versão de pintura, 05 da versão 153 e 04 da versão 253, são elas:
Os decalques das marcações e estênceis são de fabricação da própria Eduard, de ótima qualidade e impressão de alta resolução, representam perfeitamente as inscrições do avião francês. Como já verificado em outros reviews de montagem, os decalques da Eduard são finos, perfeitamente opacos e soltam-se da folha rápidamente após banhado em água morna. Fáceis de manipular durante a aplicação, não são quebradiços e aderem com perfeição.
Acompanhando os lançamentos dos modelos das versões Profipack e Limitadas, a Eduard vende, somente em seu site e durante todo o mês do lançamento, em caixa simplificada, contendo apenas as árvores do kit, sem decais, fotogravados, máscaras e nem as instruções, as chamadas versões “Overtree”, que destinam-se aos modelistas que porventura já possuam o kit Profipack ou Edição Limitada e queiram, com baixo custo, montar outras versões com os decais restantes. A este kit podem também ser adicionas as inúmeras opções de decais e detalhamento disponíveis, da Eduard e de outros fabricantes. Como o conjunto de árvores deste modelo possui peças para a montagem das duas versões disponíveis nesta edição limitada “Dual Combo”, comprando este Overtree, você consegue montar qualquer das 09 versões disponíveis neste lançamento.
Acompanhando a versão Overtree do Albatros D.III OEFFAG, a Eduard oferece para venda dois conjuntos de fotogravados, um para a versão 153, # 8241-LEPT, e outro para a versão 253, # 8242-LEPT. Ambos oferencem peças para o detalhamento interno e externo do caça..
Recomendo tremendamente para modelistas de todos os níveis esta fantástica edição limitada “Dual Combo” da Eduard, com lindas opções de pintura e a qualidade dos produtos da Eduard, proporciona prazer em dose dupla para os modelistas fãs da avição da WWII.
Obrigado à Eduard pelo envio do exemplar para review!