O avião
Os MiG-15s UTI de dois lugares foram gradualmente introduzidos no programa de produção de quatro fábricas: No. 1 em Kuybyshev, No. 153 em Novosibirsk, No. 135 em Kharkov e No. 99 em Ulan-Ude. No total, essas quatro fábricas produziram 3.434 ‘Midget’, como o UTI MiG-15 de dois lugares foi designado no código da OTAN, 2.012 deles também foram produzidos sob licença na Tchecoslováquia entre 1954 e 1961. A força aérea soviética (VVS) adotou o UTI MiG-15 em 1955 e essas aeronaves posteriormente forneceram treinamento não apenas para pilotos desse tipo, mas também de MiG-17 e MiG-19, para os quais, modificações de dois lugares não foram planejadas. Gradualmente essas aeronaves se espalharam para outros países que usavam equipamentos de aviação soviéticos. Com relação ao manuseio em voo, o protótipo não diferia muito do MiG-15 regular, mas ficava um pouco atrás em termos de desempenho de voo devido ao seu maior peso, menor suprimento de combustível e maior arrasto aerodinâmico. No entanto, na maioria dos aspectos, excedeu os requisitos da especificação. Por exemplo, a velocidade máxima era de 1010 km/h. enquanto o requisito era de 970 km/h. Apenas a taxa de subida ficou um pouco atrás dos requisitos.
Fonte: Manual do Kit.
O kit
Este é mais um relançamento da Eduard com a mudança apenas na embalagem e no novo padrão de decais que permite que o filme seja retirado depois da aplicação.
O interior do kit é bastante detalhado, assento com a parte acolchoada bem representada, manche e painéis de instrumentos que podem ser tanto feitos com as partes injetadas e os instrumentos em decais, como usando os fotogravados incluídos. Também em fotogravados temos os cintos e os pedias. As laterais internas tem alguns detalhes já gravados nas peças, mas alavancas, acionadores e os diversos painéis estão na folha de fotogravados. Todo o conjunto pode ser montado de forma independente, incluindo o porão de rodas dianteiro para ser depois colocado no fechamento das duas metades da fuselagem. O mesmo acontece com a turbina que tem apenas um detalhe no interior que certamente não será visto depois da montagem. Não existe nenhuma indicação de se adicionar peso na frente para evitar que o nariz acabe levantando no modelo pronto.
A fuselagem e as asas têm ótimos detalhes com linhas de painel finas e perfeitamente adequadas a escala. As superfícies de controle são todas fixas com exceção do leme da deriva Caso se deseje colocar os tanques externo será preciso abrir os furos de encaixe ante de fechar as duas metades das asas. O acabamento da entrada de ar frontal é separado para ser colocado depois do fechamento da fuselagem.
O trem de pouso e bem detalhado, rodas e pneus são peças separadas, as portas tem os detalhes internos e uma representação simplificada, mas adequada, do interior do porão de rosa está na face interna superior da asa.
As transparências são de boa qualidade, perfeitamente translucidas e sem distorções, a mesma arvore também fornece o colimador. Sendo um modelo Profipack também temos um conjunto de máscaras para auxiliar a pintura das transparências.
Uma folha de fotogravados coloridos fornece os detalhes já mencionados acima.
Os decais são de ótima qualidade, com cores sólidas e sem problemas de registro. Com eles é possível fazer 5 versões diferentes conforme ilustrado no manual.
O manual no padrão de ótima qualidade da Eduard, pode ser visto aqui.
O Mig 15 UTI da Eduard além de ter ótima qualidade é um kit sem exageros de detalhes o que o torna uma montagem sem grandes dificuldade, sendo sem dúvida o melhor da escala 1/72.