O Veículo
A OA vz. 30 (nome completo Obrněný automobil vzor 30, Carro blindado modelo 30) foi um carro blindado projetado pela Tchecoslováquia, usado pela Alemanha nazista, Eslováquia, Romênia e Hungria durante a Segunda Guerra Mundial. Cinquenta e um foram construídos, dos quais os alemães apreenderam vinte e quatro quando ocuparam a Boêmia-Morávia em março de 1939 e os eslovacos capturaram dezoito quando declararam independência da Tchecoslováquia. A Romênia adquiriu nove quando as tropas tchecas buscaram refúgio na Romênia após a invasão húngara da Carpatho-Ucrânia. Os veículos eslovacos participaram do combate na Guerra Eslovaca-Húngara, na invasão da Polônia, nos primeiros meses da Operação Barbarossa e na Revolta Nacional Eslovaca
A carroceria blindada foi montada em um chassi de caminhão Tatra 6 × 4 T-72. O design do chassi era incomum, pois era feito com um tubo central com meios-eixos traseiros suspensos independentemente, o que proporcionava um bom desempenho cross-country. O motorista sentava-se do lado direito usando uma porta de observação protegida por uma veneziana blindada com uma fenda de visão. O motorista assistente sentava-se à esquerda e tinha uma pequena porta de visão para sua metralhadora leve ZB vz. 26 montada em uma fenda de tiro diretamente à sua frente. Havia portas de visão semelhantes em ambos os lados. A tripulação acessava o compartimento de combate por uma porta na parte traseira do veículo. O artilheiro sentava-se em uma pequena torre cilíndrica com 360° de giro. Ele tinha uma porta de observação na frente e fendas de visão em ambos os lados e na parte traseira. A torre tinha outra ZB vz. 26 em uma montagem de bola. Outra metralhadora era transportada dentro do veículo. No total havia 3.000 cartuchos armazenados para as metralhadoras. A blindagem variava entre 3 e 6 mm (0,12 e 0,24 pol.) de espessura; isso foi considerado suficiente para desviar balas comuns disparadas de mais de 100 metros (110 jardas) de distância.
O motor boxer Tatra 71 de 1,91 litros (117 cu in), refrigerado a ar, 32 cavalos de potência (24 kW) e quatro cilindros foi montado na frente, permitia uma velocidade máxima de 60 quilômetros por hora (37 mph). O veículo poderia cruzar uma vala de 0,5 metros (1,6 pés) de largura, escalar um obstáculo de 0,28 metros (0,92 pés) de altura e vadear um riacho de 0,3 metros (0,98 pés) de profundidade.
Fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/OA_vz._30
O kit
O kits da First to Fight, uma firma polonesa, são modelos simplificados, de fácil montagem direcionados ao público de War Game. No entanto a qualidade dos moldes é muito boa e, principalmente nos kits de veículos sobre rodas, temos uma representação bastante realista que certamente atenderá a um público mais voltado para o modelismo.
O kit tem uma ótima qualidade de injeção, sem falhas ou rebarbas, com detalhes nítidos e perfeitamente em escala. Na parte de baixo temos o sistema de barra de direção, as descargas, o carter e o sistema de suspensão traseira, tudo numa representação simplificada mas adequada a escala. As rodas tem uma ótima representação, com detalhes na banda de rodagem e mesmo uma representação simples, mas eficaz, da válvula dos pneus.
A carroceria vem num único bloco, com as ferramentas e portas laterais já moldadas na peça. A porta traseira é uma peça separada, mas não tem previsão de ser montada aberta. A placa frontal do motorista e do segundo tripulante vem em uma peça separada, mas nada pode ser montado aberto. Os paralamas dianteiros são peças separadas assim como o que parece ser um contêiner cilíndrico da lateral. As metralhadoras têm uma representação bastante boa para a escala. A torre é um conjunto separado, que pode ser montando para girar e conta com um sistema de presilhas para fixar ao casco. Ainda que a escotilha possa ser montada aberta, tem detalhes externos e internos, a metralhadora da torre tem representação apenas do cano. Talvez seja o caso de trocar com a do casco, que tem uma representação completa ainda que só se vá ver a parte do cano. Temos ainda o para-choque traseiro com os ganchos de reboque, o pequeno guarda corpo que fica na frente da torre, dois pequenos faróis e a lâmpada Notek para a versão alemã.
A folha de decais é bem impressa sem falhas de registro trazendo números de licença para 6 veículos eslovacos (mesma camuflagem) e um todo em verde da polícia da Alemanha nazista.
Como em todos os kits da marca, acompanha um libreto com a história do veículo, fotos, diagrama de pintura e o manual (estes dois últimos também no verso da caixa). Infelizmente tudo está escrito e polonês sem uma versão em inglês.
Conclusão
Ainda que seja um kit com uma representação simplificada, o kit da FTF representa um veículo bastante diferente e com detalhes muito bons para a escala. A montagem simplificada aliada ao baixo custo, fazem dele uma boa indicação para que esteja iniciando nesta escala.