
O Avião
O design do Mk.IXc se desenvolveu durante a produção em diversas áreas, como na asa “universal” do tipo C que foi projetada para acomodar até quatro canhões de 20 mm. As grandes bolhas que permitiam tal instalação foram mantidas, mas o armamento dos quatro canhões provou ser bastante pesado para o Spitfire, então as bolhas foram estreitadas nas últimas séries, já que os dois canhões eram geralmente montados na posição interna das baias de canhão duplo. O motor Merlin 61 foi substituído pela unidade Merlin 63 no início de 1943, dando ao Mk.IXc alguma potência adicional.
Fonte: Manual do kit

Este é mais um relançando da Eduard do Spitffire IXc 1/72 na nova versão Weekend.
O kit é muito bem injetado, com detalhes nítidos, bem representados e perfeitamente em escala. Uma arvore contém a fuselagem e as asas, características desta versão, as outras tem peças comuns a todas as versões.
O interior é muito bem detalhado, com assento, manche, detalhes laterais, pedais e painel complementado com decais. A fuselagem é bem detalhada, mas a parte de cima do motor vem em duas metades, e vai dar um pouco de trabalho eliminar esta junção que não existe no avião real. A portinhola lateral pode ser montada aberta e tem detalhes internos.
As asas têm o porão de rodas bem detalhado, com as paredes laterais e detalhes na parte interna da metade superior das asas. Os ailerons são pecas separadas, mas o flaps são moldados na asa. As pontas das asas são peças separadas, para se permitir fazer outras versões. Os radiadores são moldados em múltiplas partes, com ótima representação, mas não tem nada que simule a existência de uma grelha (veja os acessórios para substituir estas e outras partes do kit no fim do review). As portas do trem de pouso têm detalhes externos e internos, as pernas são bem representadas e os pneus moldados em duas metades podem receber diferentes tipos de roda de acordo com a versão.
A hélice, spinner, as armas e a bequilha tem todos ótima representação. Os pequenos detalhes como pitot, espelho retrovisor tampa de combustível antenas e etc. Tudo tem boa representação.
As transparências são de boa qualidade, perfeitamente translucidas e sem distorções. Permitem fazer a cabine aberta ou fechada e incluem as luzes de navegação e o farol.
Os decais, no novo formato em que o filme pode ser retirado após a secagem, são bem impressos com filme fino, cores sólidas e sem falhas de registro. Com eles é possível fazer até 4 versões conforme ilustrado no manual.
Conclusão
Mais uma versão do ótimo Spitfire 1/72 da Eduard, na nova apresentação Weekend.