O SPAD S.XIII foi um avião de combate biplano francês da Primeira Guerra Mundial, desenvolvido pela Société Pour L’Aviation e ses Dérivés (SPAD) a partir do mais antigo e bem-sucedido SPAD S.VII.
Durante o início de 1917, o designer francês Louis Béchereau, tendo observadondo a versão S.VII vinha se tornando obsoleta pelos rápidos avanços no campo da aviação, ficou impressionado com a nova e poderosa versão do motor Hispano-Suiza 8A, decidiu então lançar-se no desenvolvimento de dois novos aviões de combate, o S.XII e o S.XIII. O S.XII foi logo ofuscado pelo S.XIII, os pilotos preferiram o arranjo de armamento mais ortodoxo do S.XIII. Ele logo provou ser um dos caças mais efetivos da guerra, bem como um dos mais produzidos, com 8.472 unidades construídas e ordens de cerca de 10.000 unidades canceladas no Armistício.
No final da Primeira Guerra Mundial, o S.XIII havia equipado praticamente todos os esquadrões de caça da Força Aérea Francesa. Além de seu uso predominante pela Força Aérea Francesa, a Royal Flying Corps (RFC) e o Serviço Aéreo do Exército dos Estados Unidos também adquiriram o modelo em grande quantidade durante o conflito. Ele provou ser popular entre os pilotos e numerosos ases de várias nações voaram o S.XIII durante suas carreiras, muitas vezes registrando muitas de suas vitórias em um. Após a assinatura do Armistício de 11 de novembro de 1918, que efetivamente marcou o fim da Primeira Guerra Mundial, o excedente de S.XIII foi vendido em grande número para operadores civis e militares em todo o mundo.
O modelo do Spad XIII na escala 1/48 foi lançado pela primeira vez pela Eduard em 2008. Entre os lançamentos de fevereiro deste ano, a Eduard relançou o modelo do icônico caça francês da WWI na mesma versão do lançamento em 2008, o Spad XIII “Late Version” – 1/48 – “Profipack”. Como em todas as versões lançadas pela Eduard de 2008 até hoje, o Spad XIII apresenta alta qualidade da injeção, sem rebarbas ou falhas. Os detalhes são finos e adequados a escala. O conjunto de fotogravados traz painel de instrumentos, cintos coloridos, detalhes do motor, detalhes internos e externos da aeronave. Acompanha também uma folha de máscaras para pintura.
O manual de instruções tem 16 páginas coloridas em papel couché, textos em checo e inglês, um breve histórico do Spad XIII, o mapa de peças, com a tabela de cores (referenciada com as tintas para a linha da Gunze Sangyo) e os símbolos de montagem. Logo após as instruções de montagem e o mapa de aplicação das máscaras de pintura e as ilustrações dos esquemas de pintura, tudo muito claro e bem impresso. Clique aqui para ver o Manual.
Esta versão Profipack oferece 4 opções de pintura, são elas:
Os decalques das marcações e estênceis são de fabricação da própria Eduard, de ótima qualidade e impressão de alta resolução, representam perfeitamente as inscrições do avião francês. Como já verificado em outros reviews de montagem, os decalques da Eduard são finos, perfeitamente opacos e soltam-se da folha rápidamente após banhado em água morna. Fáceis de manipular durante a aplicação, não são quebradiços e aderem com perfeição.
Acompanhando os lançamentos dos modelos das versões Profipack e Limitadas, a Eduard vende, somente em seu site e durante todo o mês do lançamento, em caixa simplificada, contendo apenas as árvores do kit, sem decais, fotogravados, máscaras e nem as instruções, as chamadas versões “Overtree”, que destinam-se aos modelistas que porventura já possuam o kit Profipack ou Edição Limitada e queiram, com baixo custo, montar outras versões com os decais restantes. A esse kit podem também ser adicionas as inúmeras opções de decais e detalhamento disponíveis, da Eduard e de outros fabricantes.
Recomendo tremendamente para modelistas de todos os níveis este relançamento da Eduard, pois a qualidade da engenharia de construção da Eduard facilita muito o trabalho de montagem do kit.
Obrigado à Eduard pelo envio do exemplar para review!