O avião
No início da Segunda Guerra Mundial, o Fleet Air Arm da Marinha Real não tinha um único caça moderno à sua disposição. Dada a necessidade urgente, foi tomada a decisão de embarcar Hurricanes, máquinas testadas e comprovadas. O primeiro “Hurris” baseado em terra, decolou do porta aviões HMS Glorious, que na primavera de 1940 transportou o No. 46 Squadron RAF para a Noruega, mas na época foi uma façanha única. Outra tentativa de navalizar os Hurricanes foi o dos chamados navios CAM, ou seja, navios mercantes equipados com uma catapulta para lançar um caça em defesa quando um comboio fosse atacado. Após a conclusão da tarefa, o avião deveria retornar à costa ou pousar na água e afundar. Essas máquinas foram designadas Sea Hurricane Mk. la e entraram em ação na primavera de 1941. Os primeiros verdadeiros caças navais foram os aviões designados Sea Hurricane Mk.lb. Eles foram equipados com instrumentos próprios para operação embarcada como: Gancho de parada, pontos para o uso de catapultas, rádios com frequências navais e leitura de instrumentos em nós. Eles só não tinham asas dobráveis. Todos os 340 Sea Hurricanes MkIb foram convertidos a partir de Hurricanes Mk.l já usados em terra. . Eles entraram em ação em julho de 1941 e participaram de todas as operações mais importantes da Marinha Real no Atlântico, Oceano Índico, Ártico e Mediterrâneo por mais de um ano. Suas maiores conquistas ocorreram durante a escolta de dois comboios muito importantes e muito diferentes: o PQ-18 no Ártico (17 abates) e a Operação Pedestal para Malta (25 abates), no verão e no outono de 1942.
Fonte: Manual do kit com agradecimentos a Wojciech Luczak e Tony O’Toole
O kit
O Kit é o mesmo do Hurricane Mk I já visto neste review, com peças adicionais para fazer a versão da caixa.
O kit é muito bem injetado, com detalhes nítidos, linhas de painel finas e uma ótima representação das superfícies enteladas. O interior é bem detalhado, com manche, bancos, estruturas laterais, pedais e painel de instrumentos com detalhes fornecidos na folha de decais. O porão de rodas é bem detalhado, com as paredes laterais montadas em separado. O trem de pouso é igualmente bem detalhado com uma boa representação do mecanismo de acionamento. Os estabilizadores horizontais e os profundores são separados e cada qual moldado em uma peça única que deve ser colada a fuselagem, isto permite montar os profundores acionados. Estranhamente o manual não mostra isso, representando apenas o conjunto completo. O leme vertical é encaixado sobre o conjunto anterior, o que facilita a montagem e o alinhamento das peças. O assoalho da cabine com pedais e manche são montados direto sobre as asas e depois encaixados na fuselagem. A rodas tem boa representação e já vem com a deformação para representar o peso do avião sobre os pneus. As descargas são bem representadas, mas não tem os escapamentos abertos. São três spinners e dois tipos de pás de hélice, o que permite montar os conjuntos De Havillad, Rotol Spitfire e o Rotol Hurricane.
Para representar o Sea Hurricane, temos um conjunto de peças impressas e resina 3D. O conjunto inclui uma nova parte inferior para o terço traseiro da fuselagem, onde fica o gancho de parada, e o gancho. Para instalar estas partes será preciso remover a parte correspondente da fuselagem injetada, conforme ilustrado no manual e fazer dois furos laterais acrescentando pequenos pinos para completar o detalhe do mecanismo do gancho. No mesmo conjunto, temos dois pares de escapamentos, bem melhores que as peças injetadas, duas placas que protegiam visão do piloto das chamas do escapamento e outros pequenos detalhes que podem ser vistos no manual.
As transparências são finas e bem representadas e perfeitamente translucidas. Existem duas partes traseiras do canopy, uma mais larga que a outra, para que seja corretamente representado tanto fechado como aberto. São fornecidas ainda as luzes de navegação, os faróis e o espelho, mas caso se queira instalar as luzes de navegação vai ser preciso cortar os locais marcados nas pontas das asas. Acompanha um conjunto de máscaras para pintura de rodas e canopys.
Os decais, da Techmold, são de ótima qualidade, com cores solidas, sem falhas de registro, com filme fino e sem excessos, permitindo fazer 5 versões:
O manual é bem impresso, com papel de boa qualidade e colorido. Os passos são bem ilustrados, detalhando bem a montagem. No final são apresentadas 4 vistas coloridas das versões possíveis. No início do manual existe um gabarito que serve como guia para se cortar as máscaras para pintura dos canopy. Um QR code no manual leva a um artigo no site do fabricante, com versão em inglês, contando a história do Sea Hurricane. O mapa das arvores não tem numeração, ainda que sejam poucas peças, isso sempre ajuda na identificação das partes a serem usadas. Como já foi dito não há menção ao fato de que os estabilizadores horizontais e os profundores são peças separadas, o manual mostra apenas o conjunto montado, ainda que mostre a numeração das peças.
Conclusão No geral o kit é excelente, ótimos detalhes, ótima qualidade de injeção, decais muito bons, tudo muito bem cuidado. No entanto, devido as “cirurgias” necessárias na montagem desta versão, não é indicado para modelistas sem experiência. Que eu saiba o outro único kit do Sea Hurricane MkI, era o da Hasegawa, que também, exigia uma “cirurgia” para instalar a parte do gancho, e tinha detalhes bem mais simplificados.
Obrigado à Arma Hobby exemplar deste review