Se.5a Hispano, Eduard, 1/48

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O Avião

O SE.5 entrou em serviço com o No. 56 Squadron RFC em abril de 1917. A unidade foi a “casa” de vários ases famosos e um deles, Albert Ball, foi fundamental para aprimorar o SE.5, já que o novo caça foi recebido com emoções mistas por causa de sua posição incomum de assento alto, grande pára-brisa e layout de armamento com metralhadora .303 Vickers montada na fuselagem e metralhadora Lewis .303 montada na asa superior. Ball, junto com seu mecânico, trabalhou durante a noite para resolver falhas menores e maiores do novo projeto e a maioria das mudanças que eles fizeram no projeto foram adotadas para cada um dos SE.5s do esquadrão. O grande para-brisa havia sumido e os pilotos baixaram seus assentos para a posição normal. Mesmo assim, sempre elogiaram a visibilidade do cockpit. As alterações feitas pelo No 56 Sqn foram logo em seguida adotadas na produção. Os poucos SE.5s finais, construídos em julho de 1917, foram equipados com motores Hispano Suiza 8Ab de 200 hp mais potentes, estabelecendo efetivamente o padrão SE.5a. A produção do SE.5 terminou após apenas 77 exemplares construídos. O SE.5a foi produzido em grande número por seis fabricantes a seguir: Vickers (2.164  construídos), Austin Motors (1.650), Air Navigation and Engineering Company (560), Wolseley Motors Limited (431), Martinside (258) e Royal Aircraft Fábrica (200). A American Curtiss Airplane and Motor Company construiu um exemplar e a produção de cerca de 1.000 aeronaves foi considerada lá. Os Esquadrões do Exército dos EUA da Força Expedicionária Americana estavam entre os que receberam o SE.5a, e os suprimentos Curtiss destinavam-se a abastece-los, mas o armistício acabou com esse plano.

Problemas com o fornecimento e confiabilidade dos motores Hispano Suiza de 200 hp acompanharam o SE.5a durante todo o seu serviço. Como resultado, houve muitas modificações nos motores  instalados no SE.5a, tanto das unidades Hispano Suiza fornecidas pela França quanto da empresa britânica Wolsetey. Os motores posteriores geralmente eram apenas um desenvolvimento adicional do design do Hispano Suiza. Nos motores de anteriores, o eixo da hélice era acionado por uma engrenagem de redução e a hélice girava no sentido anti-horário (da perspectiva do piloto). Os primeiros motores de acionamento direto tinham a hélice girando no sentido horário. Como a Hispano Suiza fornecia a maioria dos primeiros motores, o apelido “Nisso” era usado para todos os aviões com este motor , fossem da Hispano Suiza ou Wolseley. Para a produção posterior, o acionamento direto, mais confiável, do Wolsetey Viper foi estabelecido como o motor padrão e esses aviões foram apelidados de “Viper”, novamente, sem distinguir se o motor de acionamento direto veio de um ou de outro fornecedor. De qualquer forma, este kit concentra-se na aeronave movida pela unidade Hispano Suiza.

O Kit

O kit da Eduard é um relançamento da versão Profipack original, agora com nova embalagem e com os novos decais que permitem a retirada do filme após a aplicação.

O kit é muito bem injetado sem falhas ou rebarbas, os detalhes do entelamento e das partes que tem amarras na fuselagem são muito bons com uma representação bastante convincente. Nas árvores temos peças para as várias versão do Se-5, como hélices e diferentes motores. O cockpit é bem detalhado, com assento, painel de instrumentos (combinação de plástico com decais), manche, estruturas laterais e outros detalhes. As armas tem boa representação faltando apenas abrir a boca dos canos. Asas, lemes e as superfícies de controle te uma representação bastante adequada a escala, com o entelamento bastante convincente. O motor tem detalhes razoáveis, mas nada será visto com o kit montado, salvo as tampas das válvulas e o escapamento. Os montantes são bem representados com os reforços metálicos bem destacados. Radiador, rodas e a estrutura do trem de pouso, todos tem uma ótima representação.

As transparências incluem o para-brisa, e as partes transparentes nas asas e estabilizadores horizontais.

Sendo uma versão Profipack, temos uma folhas de fotogravados coloridos com diversos detalhas, como painel opcional, cintos, molduras e diversos pequenos detalhes conforme ilustrado no manual. Também incluído está uma folha de máscaras para as transparências e rodas.

Os decais, do novo tipo em que o filme pode ser retirado depois da aplicação, são bem impressos, sem falhas de registro e com cores sólidas. Com eles é possível se representar até 5 aviões diferentes, conforme ilustrado no manual.

Conclusão:

 O Se-5 da Eduard é muito bem representado, com ótimos detalhes e com uma montagem relativamente simples, o único problema aqui será representar os cabos conforme os esquemas mostrados no manual. Um ótimo kit para quem deseja começar a fazer aviação WWI na 1/48.

Obrigado à Eduard pelo envio do exemplar para review!

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