Exército Brasileiro – Marcações Básicas
Rio Decalques 3501
Temos em mãos o lançamento de uma nova folha de decalques feita pela Rio Decalques que seria uma extensão da FCM Decais. A criação da nova marca se deve ao momento da pandemia que vivemos e com a dificuldade de trânsito comercial entre alguns paises nesse caso específico os Estados Unidos, pois como todos sabem as folhas da FCM são impressas pela Microscale. Em virtude desse momento a opção da FCM foi imprimir a folha no Brasil e para não haver confusão pela diferença de produtos, a FCM resolveu criar a Rio Decalques tendo como parceira na impressão a empresa Serigraph.
A folha como o próprio nome diz, possui marcações básicas e não comtempla marcações táticas ou nomes que são raros nos veículos do EB. A folha abrage todos os período de 1942 até os dias atuais. Devido ao conceito aqui utilizado não foram inseridos perfis dos veículos devido a abrangência da folha e a simplicidade nas marcações do EB, bastando para isso uma consulta rápida no Google ou mesmo em sites que disponibilizam fotos diversas dos veículos usados pelo EB nos períodos apresentados na folha. Para isso temos as marcações com o Cruzeiro do Sul para o período inicial e o brasão do exército e do Duque de Caxias juntamente com a bandeira nacional para os períodos mais atuais.
Além das marcações propriamente ditas, a folha possui uma excelente gama de tipos de números que foram usados ao longo dos anos pelo EB, o úncio senão vai ser cortar cada um para compor uma determinada matrícula, por outro lado a folha não fica engessada em um único modelo de matrícula dando ao modelista a possibilidade de fazer um carro especifico de sua preferência. O verso do folheto possui uma breve apresentação da folha e a descrição do seu conteúdo.
Verso da Folha
A Folha
Aparentemente a folha dá uma ideia que o filme pode ser um pouco grosso, mas isso se desfaz logo na aplicação de algum dos decais.
Aqui o exemplo da aplicação do decal em uma superfície com irregularidades. Para o teste apliquei uma camada de tinta da Tom Colors e depois de seca apliquei duas mãos de verniz brilhante também da Tom Colors. O decal nesse primeiro momento foi aplicado diretamente na peça sem usar nenhum tipo de produto. Percebe-se que houve uma acomodação muito boa do decal absorvendo todas as irregularidades da peça. Ponto muito positivo para a folha de decalque.
Para completar o teste eu resolvi aplicar dois amaciantes de decal que mais utilizo e ver o comportamento do decal. Conforme ficou claro na foto, no decal da esquerda usei o Mark Softer da Gunze e no decal da direita usei Solvaset.
Clicando nas imagens abaixo temos o resultado após a aplicação de cada um dos amaciantes seguindo a ordem descrita acima. Houve uma melhora sensível na acomodação do decal, principalmente nas reetrâncias das partes, mas acredito que isso não vá acontecer durante a aplicação no modelo, pois são raros os casos onde o EB aplicou algum tipo de marcação ou matrícula em áreas dos veículos que dificultasse a utilização dos gabaritos de pintura. Esse teste foi apenas um pro forma para atestar a boa qualidade do decal. Uma pequena observação, em ambas as fotos é possível ver um pouco do filme além do círculo do Cruzeiro do Sul, devemos lembrar que a Serigraph trabalha a impressão no processo de Silk Screen e isso poderia acontecer, mas o modelista pode antes de aplicar o decal, procurar fazer um corte bem rente ao decal evitando que esse excesso de filme venha a aparecer.
O produto é de muito boa qualidade, vai preencher uma boa lacuna dentro desse segmento, pois são raras as iniciativas visando cobrir essa parte do hobby dentro do Brasil. Desejo todo o sucesso nessa nova empreitada e que possamos em breve ver novos produtos como por exemplo uma folha voltada para os veículos do Corpo de Fuzileiros Navais.
Produto muito bem recomendado.