O navio
Desenvolvida ainda sob as limitações dos tratados de Washington e Londres a classe de encouraçados King George V teve seu armamento limitado a canhões de 14 polegadas, e foram os únicos couraçados ingleses construídos respeitado estas limitações. Originalmente com o nome de King George VIII, o Prince of Wales foi rebatizado após a abdicação de George VIII e sua vida atribulada começou ainda nas docas quando foi bombardeado pela força aérea alemã em 1940. A sua curta carreira começou com a batalha do estreito da Dinamarca no famoso combate em que o Prince of Wales e o Hood enfrentaram o Bismark e Prinz Eugen. Depois de servir com transporte para o primeiro ministro Winston Churchill em sua visita aos Estados Unidos, o navio participou da escolta de comboios para o abastecimento da ilha de Malta até ser transferido para o extremo oriente com objetivo de dar suporte a Singapura, ameaçada pelos japoneses. Em 10 de dezembro de 1941, acompanhado pelo encouraçado Repulse, o Prince of Wales participava de uma tentativa de interceptar um comboio japonês quando foi localizado e atacado pela força aérea japonesa. Ambos os navios foram afundados sendo os primeiros encouraçados afundados por aviões em mar aberto.
O Kit
O kit da Flyhawk,representa o Prince of Wales na época de seu afundamento e é mais uma joia na escala 1/700, extremamente detalhado e bem injetado não deve nada as escalas maiores.
O casco, fornecido em peça única, pode ter seu fundo representado tanto em linha d´gua como com o fundo completo. Os detalhes laterais são bem representados com todas as escotilhas em baixo relevo. O deck vem em peça única e tem ótima representação tanto no madeiramento quanto nos diversos pequenos detalhes.
As torres principais são muito bem representadas, os canhões têm os canos com a boca já aberta e podem ser posicionados individualmente. As armas secundarias também tem os canos individualizados, mas será preciso abrir a boca destes. Todo o armamento antiaéreo é bem representado com detalhes muito bons para o tamanho das peças.
Os passadiços têm ótima representação tanto nos pisos como nos detalhes laterais, que incluem as portas muito bem representadas.
O detalhamento geral do kit, mastros, escaleres, botes, holofotes e outras pequena peças tem ótima definição de detalhes e fazem uma excelente representação quando se leva em consideração o diminuto tamanho das peças.
O kit contém dois aviões Supermarine Walrus de observação, um em posição de decolagem e outro com as asas dobradas. Os detalhes são muito bons, mas estes poderiam ter sido injetados em plástico transparente o que daria melhor representação para as janelas.
A pequena folha de decais, impressa pela Cartograf, traz duas bandeiras e as marcações dos aviões, tudo bem impresso, sem falhas de registro e com filme fino.
O manual em papel de boa qualidade, todo colorido, tem o mapa das arvores, mas sem numeração das peças, o passo a passo bem explicado e com cores diferentes o que facilita o entendimento das ótimas ilustrações. No fim temos a indicação de pintura em três vistas, com o nome das cores e as referências para as tintas, Gunze, Tamiya e White Ensign.
Agradecemos a Flyhawk pelo exemplar usado nesse review