Apresentado em 1977, o 935 era uma evolução do Carrera RSR de 1974. Utilizando a base e motor do 911 Turbo, o 935 foi um devorador de vitórias. Das 370 provas que o carro participou, venceu nada menos que 123. No entanto, foi em Le Mans que o carro pilotado pelo alemão Klaus Ludwig e os irmãos norte-americanos Bill e Don Whittington entrou para a história.
É bem verdade que o 935 K3 de 1979 passou por severas modificações na parceria entre a Porsche e a Kremer Racing. Basicamente, só restou a estrutura do carro, pois ele foi totalmente refeito utilizando elementos aerodinâmicos para oferecer a melhor performance na pista.
Os tradicionais faróis redondos foram rebaixados para o para-choque, para reduzir o arrasto. Nas laterais foram instaladas grandes tomadas de ar para refrigerar o motor boxer seis cilindros 3.0 e os freios traseiros. E, por falar em motor, estima-se que o K3 despejava 856 cv de potência nas rodas traseiras. Um detalhe interessante, o K3 era famoso por suas labaredas no escapamento. O fenômeno se dava pelo retardo das turbinas em relação ao sistema de injeção mecânica, que deixavam passar gasolina para a válvula de alívio nas trocas de marcha.
A conhecida traseira do 911 também desapareceu sob uma grande estrutura alargada e um enorme aerofólio projetados para aumentar o efeito solo e deixar o carro literalmente grudado no chão. Tudo isso fez com que o 935 K3 se tornasse um carro de aceleração rápida e com ótimo controle direcional, principalmente quando com superava a barreira dos 350 km/h na longa reta Mulsanne, com seus mais de cinco quilômetros de comprimento.
O K3 número 41 largou na tarde do sábado 9 de junho de 1979 e por 24 horas o trio se revezou até a bandeirada no domingo, dia 10, quando o Porsche 935 K3 cruzou a linha de chegada após 307 voltas. Ele foi seguido por outros três Porsches: dois 935/77 nas segunda e terceira posição, e um 934, que terminou em quarto.
O Porsche 935 K3 da Nunu na escala 1/24 é um molde totalmente novo, apresentado em uma caixa de papelão rígida, com uma bela arte na parte frontal, representando o carro.
Composto de carroceria e duas árvores em plástico branco, contendo as gaiolas, parachoques e detalhes da carroceria do carro. Seis árvores em plástico preto, com peças da suspensão, o chassi, painel, bancos, discos de freios, radiadores, motor, grade dianteira, eixos de transmissão, rodas e outros detalhes. Uma árvore cromada, com peças dos faróis e espelhos retrovisores, e uma árvore transparente com os vidros das janela, dos faróis e das lanternas. Tudo embalado individualmente em sacos plásticos. A Carroceria, os parachoques e a asa traseira são finamente reproduzidas e assim como aiola de proteção e todo o interior do carro. Tudo finamente detalhado, sem rebarbas e imperfeições.
Os decalques são de fabricação da própria Nunu, tem ótima impressão, perfeitamente opacos, com detalhes perfeitamente legíveis, parecem finos e não possuem rebarba de filme transparente. Apresentando características próximas dos decalques dos melhores fabricantes do mundo.
O manual possui 10 páginas em papel sulfite e impressão em preto e branco. Textos em japonês e inglês, com um pequeno histórico do carro, instruções de montagem com indicação do número e da cor das peças, tudo muito claro e bem impresso. Tabela de cores com códigos das tintas Gunze GSI e Model Master. Ilustrações de esquema de pintura e aplicação de decalques e mapa das árvores.
Paralelamente ao lançamento do modelo do Porsche 935 K3, a Nunu lançou também um fotogravado para o modelo, contendo uma folha de fotogravado, uma fita em tecido para fazer os cintos de segurança, uma haste de metal e o suporte para fazer a antena do carro. A folha de fotogravados possui diversos detalhes internos e externos do modelo, como telas das entradas de ar, partes metálicas dos cintos de segurança, detalhes do aerofólio, detalhes dos discos de freio, hastes dos limpa parabrisas, fixadores das carengagens e outros.
Conclusão
Mais uma novidade apresentada pela Plazt, desta vez esta verdadeira lenda do automobilismo mundial, o Porsche 935 K3. Assim, a Platz/Nunu continua apresentando modelos inéditos dos mais famosos carros de competição do mundo. Parabéns a Platz/Nunu pelo lançamento!
Agradecemos a PLATZ/Nunu pelo exemplar para review!