P-51D-20 Mustang – 1/48 – Weekend – Eduard # 84176

Eduard # 84176

Foi em 1940, quando o Comitê de Compras Britânico perguntou à América do Norte Aviação (NAA) para construir o Curtiss P-40s para a RAF. Presidente NAA James Kindelberger ofereceu aos britânicos um avião em desenvolvimento muito melhor. Os britânicos concordaram e a equipe de design liderada pelo designer-chefe Edward Schmued, que era imigrante alemão com a Áustria raízes, começaram seu trabalho. O projeto preliminar foi aprovado em 4 de maio de 1940, com montagem final e instalação do motor iniciada em 9 de setembro (apenas 127 dias após a aprovação) e o primeiro voo do O protótipo do NA-73X foi lançado em 26 de outubro.

Caça inovador

O motor em linha Allison V-1710-39 com refrigeração líquida avaliado em 1.100 HP foi escolhido para o novo caça e os designers fizeram o possível para criar uma fuselagem tão estreita e elegante quanto possível para diminuir o arrasto. Pelo mesmo motivo, eles decidiram usar uma asa de fluxo laminar inovadora, que diminuia o arrasto, mas, por outro lado, requeria uma superfície lisa. Isso exigiu massa e lixa na área principal de a asa. Outra novidade de design foi a boca do radiador sob o fuselagem. O armamento consistia em duas armas no nariz e quatro em as asas, todas elas Brownings calibre .50 (a variante Mk. Ia tinha quatro canhões de 20 mm). Os britânicos escolheram o nome Mustang para a nova aeronave, posteriormente adotadas pelos EUA também. O RAF recebeu primeiro Mustangs Mk.I em outubro de 1941. O desempenho foi considerado satisfatório, pois o Mustang era mais rápido do que o Spitfire Mk.V e tinha mais do que o dobro do alcance. Do outro lado, o motor Allison atingiu sua potência máxima em apenas 11.800 pés (3597 m) por causa de apenas um supercompressor de estágio. Acima disso nível o desempenho do motor diminuiu rapidamente. Como os combates aéreos ocorreram muito mais alto, a RAF decidiu usar seus Mustangs no papel de reconhecimento e US Army Air Corps, interessado em o novo tipo também (mas vinculado aos contratos para construir P-40, P-39 e perseguições P-38), pediu ao NAA para converter o Mustang em um mergulho bombardeiro com freios de mergulho de asa (a variante A-36).

Magia Merlin

Para resolver a fraqueza da altitude elevada, o trabalho havia começado na Grã-Bretanha para equipar o Mustang com o motor Merlin de compressor de duplo estágio. Os testes do protótipo do Mustang X descobriram que o nível de velocidade era 433 mph (697 km / h) a 22.000 pés (6700 m), 100 mph (161 km / h) mais rápido do que Mustang Mk.I. Como era óbvio, esta é a maneira de desenvolver ainda mais o Mustang, NAA iniciou o trabalho, usando Packard V-1650-1 (licença construiu Merlins 61). Como a unidade Packard apresentou algumas mudanças de design, não foi possível equipar os Mustangs com os Merlins originais de qualquer maneira. A necessidade de intercooler para supercharger de dois estágios necessitaria de um duto maior do radiador. Outra mudança incluiu a remoção das armas fuselagem. A produção começou na planta de Inglewood como P-51B em Maio e na nova linha de produção na planta NAA Dallas como P-51C em Agosto de 1943. Os suprimentos para a RAF continuaram como Mustang Mk. III. um punhado de novos Mustangs foram produzidos, o então comandante das Forças Aéreas dos EUA na Europa, o General Henry Arnold solicitou um maior alcance. O NAA respondeu com um tanque adicional de 85 galões instalado atrás do assento do piloto. Os P-51B / C eram ótimos caças, mas não tinham visibilidade para trás e sofreu com bloqueio de armas. A RAF encontrou solução de partículas do problema de visibilidade com um dossel de semi-bolha “Malcolm Hood“, mas oa equipe de design da NAA decidiu retrabalhar o Mustang novamente. O principal mudança foi o dossel em bolha com fuselagem traseira rebaixada. A asa foi retrabalhado para acomodar seis armas .50 cal e o novo arranjo de rampas de munição eliminou o problema de congestionamento. Junto com algumas outras mudanças, o novo P-51D, o Mustang “Definitivo”, nasceu no final de 1943 e a produção começou tanto em Inglewod (séries com sufixo -NA) e plantas Dallas (-NT). Devido ao curto fornecimento das hélices de liga padrão Hamilton usadas no Merlin que equipavam os com P-51, a Dallas Factory equipou seus Mustangs com lâminas de aço oco da Aeroproduto, como o P-51K. O P-51D/K se tornou o verdadeiro governante dos céus, servindo como o caça de escolta e patrulha, e também em função de ataque ao solo ou reconhecimento (conversão para F-6). No total, 8.102 unidades de P-51D e 1.500 de P-51K foram produzidos. Mustang permaneceu operacional após a guerra e serviu no papel de perseguição e ataque, mesmo durante a Guerra da Coréia. O último P-51 aposentou-se do serviço da USAF em 1978, enquanto no serviço estrangeiro esteve operacional até 1984 (República Dominicana). Cerca de 55 nações usaram o Mustang.

Criador de ás e guerreiro infinito

A primeira vitória aérea do Mustang foi alcançada em 19 de agosto de 1942, quando o Flight Officer Hills abateu um Fw 190. Foi o começo da incrível contagem de 4.950 aeronaves inimigas abatidas pelos pilotos de Mustang durante a Segunda Guerra Mundial. Destes, 251 alcançaram o status de “ace”. O piloto de maior sucesso do P-51 foi George Preddy Jr., gravando 24 de suas 27 vitórias aéreas voando Mustang, seguido por John C. Meyer e John J. Woll com 21 kills. Famoso Charles Yeager, o primeiro homem a quebrar a barreira sônica (1947), foi o primeiro piloto do P-51D a se tornar Ace em apenas um dia, após registrar cinco kills em 12 de outubro de 1944.

 O kit: P-51D-20


Depois de resolver os problemas de estabilidade longitudinal dos primeiros P-51D-5 série com a barbatana dorsal adicional, o Mustang foi equipado com a nova mira giroscópica K-14 em vez da N-9 reflexiva mais antiga, começando com a série -10. Para a série -20, a tampa do profundor mudou de tecido para duralumínio (a partir de fevereiro de 1945). Durante a produção dessas séries, a bateria também se moveu da parte traseira do cockpit para o nariz, abrindo espaço para o sistema IFF (Identificação de amigo ou inimigo) sob o dossel.

 Fonte: Manual do modelo

O Kit

A Eduard iniciou uma série completamente nova de modelos do P-51 Mustang, na escala 1/48, com um molde novo de altíssima qualidade. O novo P-51D-20 1/48 “Weekend” apresenta alta qualidade da injeção, sem rebarbas ou falhas. Os detalhes são finos e adequados a escala. O interior da cabine de pilotagem é belamente detalhado, a superfície externa do caça é finamente detalhadas. As transparências são de ótima qualidade sem falhas ou distorções.

Os decalques das marcações e estênceis são de fabricação da própria Eduard, de ótima qualidade e impressão de alta resolução, representam perfeitamente as inscrições das 4 possíveis pinturas do caça americano. Como já verificado em outros reviews de montagem, os decalques da Eduard são finos, perfeitamente opacos e soltam-se da folha rápidamente após banhado em água morna. Fáceis de manipular durante a aplicação, não são quebradiços e aderem com perfeição.

O manual de instruções tem 20 páginas coloridas em papel couché, em formato A4, textos em checo e inglês, um breve histórico do P-51, o mapa de peças, com a tabela de cores (referenciada com as tintas para a linha da Gunze Sangyo) e os símbolos de montagem. Logo após as instruções de montagem e o mapa de aplicação das máscaras de pintura, as ilustrações dos esquemas de pintura e o esquema de aplicação dos decalques e dos estênceis do avião, tudo muito claro e bem impresso. Clique aqui para ver o manual

 Esta versão “Profipack” oferece 4 belas opções de pintura, são elas:

Acompanhando o lançamento do P-51D-20 “Weekend”, a Eduard também disponibiliza um fotogravado para ser utilizado no modelo. No caso do P-51D-20, é o mesmo fotogravado que compõe a versão “Profipack”, com detalhes do interior da cabine de pilotagem, detalhes externos da fuselagem, do canopy e dos trens de pouso. Clique aqui para ver o manual.

Eduard # FE1231

Conclusão

Dando continuidade a esta nova série “Weekend” de modelos do P-51, a Eduard apresenta mais um exemplar desta nova sequência de modelos de primeira qualidade desse lendário e belo caça americano. Recomendo tremendamente para modelistas de todos os níveis, pois a qualidade da engenharia de construção da Eduard facilita muito o trabalho de montagem do kit.  

Obrigado à Eduard pelo envio do exemplar para review!

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